domingo, 4 de setembro de 2022

Subterranean Kids - Hasta El Final (1989)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Espanha (Barcelona / Cataluña)
FORMAÇÃO:
Mimo - Sergio Paredes (Vocal)
Pep - Josep Muñoz (Guitarra)
Marc Garcia (Baixo)
Boliche - Carlos Monferrer (Bateria)
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Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo La Isla De La Tortuga, e foi gravado no estúdio Discomania. Embora este seja o segundo álbum, na verdade, ele é considerado o terceiro, porém o primeiro trabalho lançado pelo grupo foi uma demo, oficial, mas, ainda assim, uma demo. Embora eu tenha classificado como hardcore old school, o álbum possui fortes influências de skate punk. É o penúltimo álbum de estúdio lançado pelo grupo, um excelente álbum, com a cara do hardcore old school / skate punk espanhol do final dos anos 80 / início dos 90. As faixas são, em sua maioria, bem embaladas e velozes, existindo bons arranjos, bem pensados e criativos, com frequentes variações de cadência, muitas vezes, na mesma composição. Os músicos não são muito técnicos, porém não podemos dizer que são maus músicos, tudo está no  lugar, mesmo nos momentos em que ocorrem mais frases ou variações, ampliando a dificuldade e valorizando a interpretação das composições que, sempre, são interpretadas com muita energia e expressão, aliás, o grande destaque do álbum, na minha opinião. É bem o tipo de som que era feito no final dos anos 80, uma mescla de dois gêneros bem característicos dos EUA, mas que as bandas espanholas que se propuseram a trabalhar com esta intenção, conseguiram acrescentar um "toque" bem peculiar, o que acabou criando um padrão e, por consequência, uma "cena" importante da cultura underground do país. O álbum lembra o trabalho dos compatriotas do Cerebros Exprimidos! A arte da capa ficou por conta de Sergio Oca. Um excelente álbum, muita energia e expressão, com arranjos bem pensados e embalados. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Amigo. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bastante embalada e veloz, na parte A, ela apresenta uma variação de cadência na parte seguinte, a qual se apropria de notas dissonantes, o que deixa o trecho mais interessante. A parte C também merece atenção, devido à sua variação de cadência e, em especial, as frases de guitarra.
2) La Rabia. Outra ótima composição, menos veloz, mas, ainda assim, bastante embalada, esta soa como um skate punk, possuindo uma boa progressão harmônica, além de um bom arranjo, apesar de simples.
3) Has Llenado Ese Vacio?. Outra ótima composição, bastante veloz e embalada, um típico hardcore old school, possuindo trocas rápidas de acorde, nada de introdução ou ponte, apenas uma variação de cadência na parte C.
4) No Puedo Perdonarte. Mais uma excelente composição, outra vez, bem embalada e veloz, com trocas rápidas de acorde, muita energia e expressão, existindo eventuais frases de guitarra que merecem atenção. A parte C possui uma variação de cadência.
5) Tu No Eres Nadie. Outra ótima composição, com a parte A bem peculiar, com um arranjo rítmico repleto de contratempos e síncopes, possuindo um bom groove, o que dá uma característica bem original. Já a parte B é bem hardcore old school: veloz e embalada.
6) Ciudadano Ejemplar. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, em especial devido à parte B, que embora menos veloz, mas ainda assim, com um bom embalo, possui uma ótima progressão harmônica, apesar de simples.
7) Hasta El Final. Talvez a faixa mais trabalhada do álbum, devido à suas variações de intenção. Iniciando mais lenta do que o padrão do álbum, ela vai acelerando o andamento a cada parte, mas, sempre, com um bom embalo. As partes B e C são quase monocórdicas!
8) Los Hijos Del Miedo. Mais uma boa composição, soando bem skate punk, não muito veloz, mas bem embalada, o destaque está no refrão e seus contracantos e acentos, embora o arranjo de guitarra também mereça atenção. A parte C possui uma variação de cadência.
9) Las Vacas II (Mucho Tiempo). Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Bastante veloz e embalada, ela possui uma boa progressão harmônica, bem como trocas rápidas de acorde. As eventuais pausas de pequena duração também merecem atenção, bem como a variação de cadência na parte C.
10) Sentirme Libre. Outra boa composição, mais uma vez, bem skate punk, possuindo um excelente embalo, embora não muito veloz, com destaque para a progressão harmônica e intenção. A parte C possui uma variação de cadência.
11) En Este Lugar. O álbum finaliza com a faixa que considero a melhor. Bastante veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, bem como frequentes pausas de pequena duração, existindo uma variação de cadência na parte C, sendo extremamente sing-a-long quando C', no final.
Ouça o álbum até o final!

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