quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Surface - Split Tape [Hard Money] (1998)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Brasil (Londrina / Paraná)
FORMAÇÃO:
Paula (Vocal, guitarra)
Cecília (Vocal, baixo)
Camila (Guitarra)
Cientista (Bateria)
.
Esta é a segunda demo, e segundo trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Lab, e foi gravado no estúdio Aquários. É uma boa demo, que reflete bem o cenário brasileiro do gênero no final do século XX, a qual, embora eu tenha classificado como hardcore melódico, possui fortes influências do punk rock. A maioria das faixas são velozes e embaladas, porém existem eventuais faixas menos velozes, existindo boas composições, com arranjos simples, boas intenções melódicas na voz, e boas frases de guitarras, apesar de, também, simples. Os arranjos possuem frequentes contracantos, com uma boa qualidade de gravação, se levarmos em conta que tudo foi gravado ao vivo, e não por canal. A demo possui um ponto negativo, na minha opinião, que é a afinação vocal. Embora bem intencionado e composto, a interpretação deixa a desejar, com frequentes trechos desafinados, muitas vezes, semitonados, os quais se mantêm por diversos compassos, além de que a extensão e timbre poderiam ser melhor explorados. É uma pena, pois as composições têm bastante potencial e qualidade, porém, infelizmente, esta é uma realidade, bastante comum, das bandas brasileiras, em especial deste gênero. A demo possui uma faixa instrumental, enquanto a arte da capa ficou por conta de Karina Nazima. Uma boa demo, a qual poderia ter uma qualidade bastante superior, não fosse a interpretação vocal, mas, ainda assim, o instrumental, mesmo com arranjos simples, tem seu valor e merece atenção! Uma boa referência para o estilo, período e cultura em questão!
.
FAIXA A FAIXA:
1) SFC II. A demo inicia com a faixa instrumental, a qual é uma boa composição, não muito veloz, mas com um bom embalo, que mantém uma intenção bem de introdução, com uma boa melodia executada pela guitarra, embora não possua nada que chame muito a atenção.
2) Manipulation. Outra boa composição, não muito veloz, mas com um bom embalo, a qual soa como um punk rock, possuindo um bom desenho melódico da voz, embora existam frequentes trechos desafinados. As frases de guitarra merecem atenção.
3) Bad Ways. Esta é a primeira faixa da demo que se apresenta como um hardcore melódico, e é, também, uma das faixas que considero das melhores. Bastante veloz e embalada, com um bom desenho melódico da voz, além de eventuais contracantos e frases de guitarra.
4) Can't Understand. Mais uma boa composição, não veloz, embora embalada, a qual soa como um punk rock. Uma boa intenção melódica na voz, porém, infelizmente, muito mal interpretada, com constantes trechos desafinados.
5) Façade. Uma ótima composição, a qual considero das melhores faixas da demo, bastante veloz e embalada, com um bom desenho melódico da voz, possuindo um bom trabalho de dinâmica na introdução, apesar de sutil, existindo eventuais variações de cadência, sendo o destaque a parte C.
6) Above. Considero esta a melhor faixa da demo, bastante veloz e embalada, com um excelente desenho melódico da voz, o destaque na minha opinião, bem como eventuais bons contracantos. Os trabalhos de dinâmica, variações e intenções também merecem atenção.
7) Don't Walk. Mais uma boa composição, a qual inicia com uma boa frase de guitarra, bem minimalista. Não é uma faixa veloz, embora possua um bom embalo, assim como um bom desenho melódico da voz e eventuais contracantos.
8) Fight And Die. Esta é outra faixa que considero das melhores da demo, a qual possui uma introdução com uma intenção diferente das demais partes da composição, as quais são velozes e embaladas, com um bom desenho melódico da voz, existindo um refrão bem sing-a-long e bastante expressivo.
9) Surface. Esta é outra ótima composição, bastante veloz e embalada, com uma progressão harmônica bem interessante, além de um bom desenho melódico da voz, embora esteja bem desafinado, semitonado na maior parte do tempo, incluindo os contracantos, existindo eventuais variações de cadência.
10) She #1 & She #2. Mais uma ótima composição, veloz e embalada, com um bom desenho melódico da voz e um bom arranjo, com pausas e variações de cadência, mas, sempre, tudo muito simples.
11) Viva La Différence. Outra boa composição, a qual inicia com uma boa frase de guitarra, em uma introdução pouco veloz, mas embalada e "alegre". Já na parte A a velocidade e embalo surgem, com o ponto negativo, mais uma vez, da desafinação vocal, possuindo um refrão bem sing-a-long.
12) My Friend. Outra boa composição, a qual inicia com um boa frase de guitarra. Não veloz, mas embalada, mais uma vez, infelizmente, o vocal semitonado está presente quase que em tempo integral, existindo uma variação de cadência entre as partes.
13) Everyday. A demo finaliza com outra boa composição, mais uma vez inicia com uma boa frase de guitarra, embora fora do tom! A faixa inicia não veloz, mas com um bom embalo, porém, logo no princípio, a velocidade e embalo aparecem, existindo frequentes contracantos. a frase do baixo no final também merece atenção.
Ouça a demo e valorize o dinheiro duro!

Nenhum comentário :

Postar um comentário