domingo, 28 de agosto de 2022

Stupids - Peruvian Vacation (1985)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Inglaterra (Ipswich - Suffolk / East Of England)
FORMAÇÃO:
Tommy Stupid - Tom Withers (Vocal, bateria)
Marty Tuff - Martin Hawkes (Guitarra)
Wolfie Retard (Baixo)
.
Este é o primeiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Children Of The Revolution, e foi gravado no estúdio Treetop Ave.. É um excelente álbum, com composições embaladas e, na maioria das vezes, velozes, as quais possuem, na maioria dos casos, pouca duração. Bons arranjos, bem executados, aos quais, apesar de não possuírem nada de muito especial, são muito criativos, causando uma sensação de surpresa ao ouvir as composições pela primeira vez, já que, muitas vezes, acontece, dentro do arranjo, algo inesperado. É um álbum de hardcore old school, porém possui influências do skate punk e pitadas de crossover e jazz core, assemelhando-se a bandas estado unidenses do início da década de 80. O álbum soa como uma mistura de Minorthreat, Suicidal Tendencies e D.R.I., além de pitadas de Bad Brains e Adolescents. Com algumas faixas divulgadas pela marca de skate Thrasher, o grupo ganhou notoriedade pelos amantes do esporte na época, já que o nome do grupo aparecia nos vídeos e revistas da marca. O álbum possui duas faixas instrumentais, além de uma faixa a qual o responsável pelo vocal é Wolfie. A arte da capa ficou por conta de Klive (Clive Leaver), e possui versões em diferentes cores: amarelo, verde e azul. É um ótimo álbum, que resume bem o hardcore da metade dos anos 80, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) It's Fun To You. O álbum inicia com uma faixa que considero das melhores, possuindo uma excelente introdução, com características do crossover que viria a ser um gênero reconhecido anos depois, possuindo um bom embalo, bastante veloz, bem como boas frases de guitarra e eventuais trocas rápidas de acorde.
2) Wipe Out. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo uma das composições que foram divulgadas pela Thrasher. Bastante veloz e embalada, possuindo trocas rápidas de acorde, muitos acentos e divisões rítmicas de pouca duração na execução vocal, existindo um contracanto, bem interessante, no refrão.
3) You Shoulda Listened. Outra ótima composição, bem embalada, porém não tão veloz quanto às faixas anteriores, esta soa mais como um skate punk, possuindo um bom trabalho de dinâmica, na parte A, apesar de sutil, bem como trocas rápidas de acorde.
4) Always Never Fun. Outra faixa bastante veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, existindo eventuais pausas, bem como um trecho mais cadenciado, porém mantendo a mesma intenção das partes A e B.
5) I Scream Inside. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, também soando bem skate punk, ela possui uma excelente intenção. Não muito veloz, embora possua uma parte mais veloz, mas bem embalada, o destaque está nos acentos da bateria e no desenho melódico da voz.
6) You Die. Outra excelente composição, bastante veloz e embalada, possuindo trocas rápidas de acorde, bem acentuadas pelos instrumentos, existindo uma ponte a qual possui uma intenção de tensão, bem como uma parte C mais cadenciada e nova intenção.
7) Peruvian Vacation. A faixa que dá nome ao álbum é, também, uma das faixas instrumentais, sendo uma composição que destoa do restante do álbum, já que esta soa como um jazz core, possuindo uma excelente frase do baixo, bem como um bom arranjo de bateria e uma excelente execução harmônica, repleta de dissonâncias. O trabalho de dinâmica e a frase da guitarra merecem atenção.
8) This Is The Norm?. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Possuindo uma introdução com piano e coro feminino, logo após o embalo aparece junto de um bom solo de guitarra, para que a parte A surja com bastante velocidade e embalo. O refrão é mais cadenciado.
9) So Much Fun. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, bastante embalada e veloz, ela possui muita influência do skate punk, existindo uma variação de cadência no refrão, sendo o destaque, na minha opinião, o desenho melódico da voz.
10) Born To Built To Grind. Outra ótima composição, bem skate punk, não muito veloz, porém bem embalada, esta também ajudou a ser divulgada pela Thrasher. Uma composição bem simples, com destaque para as frases de guitarra, a qual possui uma intenção bem "alegre".
11) In Bed At Night. Esta é a outra faixa instrumental do álbum. Uma excelente composição, porém, na minha opinião, um arranjo vocal faz falta, ou ao menos um arranjo melódico, soa como se estivesse incompleta, o que é uma pena, já que a parte instrumental é sensacional.
12) I Don't Wanna Get Involved With You. Outra boa composição, não muito veloz, porém bem embalada, com trocas de acorde deslocadas do tempo forte do compasso, acentuadas pelos instrumentos, além de possuir um bom desenho melódico da voz.
13) The Pit. Esta é a faixa a qual o vocal ficou por conta de Wolfie. Com uma ótima frase de guitarra na introdução, trocas rápidas de acorde, divisões de pouca duração no arranjo vocal, ela possui pouca duração, bem como uma variação de cadência no refrão.
14) Life's A Drag. O álbum finaliza com outra excelente composição, bem embalada, embora não muito veloz, com toques de skate punk, além de trocas rápidas de acorde, sendo o destaque, na minha opinião, o desenho melódico da voz.
Ouça o álbum e curta umas férias peruanas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário