quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Strike Anywhere - Exit English (2003)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Richmond / Virginia)
FORMAÇÃO:
Thomas Barnett (Vocal)
Matt Smith (Guitarra)
Matt Sherwood (Guitarra)
Garth Petrie (Baixo)
Eric Kane (Bateria)
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Este é o segundo álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Jade Tree, o último pelo selo, e foi gravado no estúdio Ultrasound. É um ótimo álbum, com bastante personalidade nas composições, que possuem as características das bandas do gênero dos anos 2000, embora ainda se percebam influências do hardcore melódico dos anos 90. As composições são embaladas e, em sua maioria, velozes, existindo ótimos arranjos, bem como ótimas frases executadas de maneira individual pelos instrumentos, ou em sincronia. O vocal é alternado entre momentos melódicos e outros "gritados", ideia bem comum para a época, vindo a se tornar uma "marca" do screamo, anos depois. Os músicos possuem certa técnica, apesar de nada excepcional, o que eleva a qualidade dos arranjos e composições. O som lembra uma mistura de AFI, Propagandhi, Strung Out, Good Riddance, entre outras, mas sempre com a cara dos anos 2000. Um álbum que teve boa aceitação perante a crítica, tendo sido lançado primeiro em formato digital para depois ser lançado no formato físico. O curioso é que na turnê de lançamento do álbum, no Japão, o grupo não pôde entrar no país devido à problemas com o visto, ficando detidos no aeroporto. Após algumas negociações, o grupo transferiu a agenda para a Austrália! O título faz menção à colonização americana pelos ingleses. O álbum possui um vídeo, quase como um making off da gravação, bem como uma faixa com videoclipe de divulgação, sendo Jason Farrell o responsável pela arte da capa. Um ótimo álbum, longe de ser dos meus preferidos do gênero, mas, ainda assim, um álbum com muita personalidade, o que fica evidente nas intenções e expressões das interpretações. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Amplify. O álbum inicia com uma faixa que funciona como uma introdução para a faixa seguinte. Não veloz em sua maior parte, mas com um bom embalo, além de um bom trabalho de dinâmica, ela possui um bom desenho melódico da voz, bem como bons riffs de guitarra, além de pouca duração.
2) Blaze. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Bastante veloz e embalada, com um bom desenho melódico da voz, bem como um bom arranjo de guitarra, o refrão é mais cadenciado, existindo alternâncias na expressão vocal entre o melódico e o "gritado".
3) Infrared. Uma ótima composição, a qual possui um bom arranjo, tanto individuais quanto coletivos, sendo a faixa de divulgação do álbum, possuindo videoclipe de divulgação. Um bom vídeo, bem editado, mas com ideias simples, baseadas nos músicos tocando seus instrumentos, abusando de efeitos visuais nas cenas. A composição possui um excelente desenho melódico da voz, bem como um bom trabalho de dinâmica e variações de cadência, sendo o destaque o arranjo.
4) To The World. Mais uma ótima composição, bem embalada, com variações de cadência entre as partes, sendo o destaque, na minha opinião, a parte A, embora o refrão e seu desenho melódico da voz também mereçam atenção. Um bom arranjo de guitarra completa com qualidade o arranjo.
5) New Architects. Esta é uma das faixas que menos me agradam no álbum, embora não seja ruim. Mais lenta, embora embalada em sua maior parte, ela possui um bom trabalho de dinâmica, além de variações de cadência entre as partes.
6) Lights Go Out. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bastante veloz e embalada, com um bom desenho melódico da voz, tanto na parte A quanto no refrão. O trabalho de dinâmica e as variações de timbre da voz também merecem atenção.
7) Fifth Estate. Esta é outra faixa das que menos me agradam no álbum. Mais uma vez mais lenta, embalada, mas não tanto, existindo variações de cadência, além de um bom trabalho de dinâmica e um bom desenho melódico da voz.
8) Modern Life. Considero esta a melhor faixa do álbum, bastante veloz e embalada, além de um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque o arranjo e os contracantos, embora os riffs de guitarra também mereçam atenção.
9) Aluminum Union. Outra boa composição, variando entre um trecho mais cadenciado e outro mais veloz, mas sempre com um bom embalo, assim como o arranjo de voz que também alterna entre o melódico e o gritado. Destaque para os acentos deslocados, bem como o desenho melódico da voz e os riffs de guitarra.
10) Extinguish. Uma boa composição, bastante veloz e embalada, sendo o destaque o arranjo de guitarra, embora o desenho melódico da voz mereça atenção, existindo variações de cadência entre as partes.
11) In The Fingernails. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido à progressão harmônica, embora os riffs de guitarra, o desenho melódico da voz e os contracantos também mereçam atenção.
12) 'Til Days Shall Be No More. O álbum finaliza com outra boa composição, a qual possui um ótimo arranjo, com bastante variação de cadência, além de um bom desenho melódico da voz, trechos velozes e um bom embalo. O trabalho de dinâmica também merece atenção, embora sutil.
Ouça o álbum e grite sair inglês!

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