quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Stevie Ray Vaughan & Double Trouble - Live Alive (1986)

GÊNERO: Blues
ORIGEM: EUA (Austin - Travis / Texas)
FORMAÇÃO:
Stevie Ray Vaughan (Vocal, guitarra)
Reese Wynans (Teclado)
Tommy Shannon - Thomas Smedley (Baixo)
Chris Layton - Christopher Layton (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum ao vivo lançado pelo grupo, após 3 álbuns de estúdio, através do selo Epic, e foi gravado em 4 momentos diferentes: no Montreux Jazz Festival em 1985, duas apresentações no Austin Opera House em 1986, e outra no Dallas Starfest em 1986, também. É um ótimo álbum, com uma ótima mixagem, possuindo um repertório repleto de covers, além de composições dos 3 primeiros álbuns, sendo uma das faixas, instrumental. As composições são embaladas, existindo algumas faixas mais cadenciadas, muitas delas em compasso composto, enquanto as que estão em compasso simples mantêm o shuffle como padrão rítmico, sendo o grande destaque, sem dúvidas, os arranjos e improvisos de guitarra. A versão original, lançada em LP, possui uma faixa a mais em relação ao relançamento em CD, aqui, disponibilizo a versão do LP. É uma fase do grupo ao qual a influência de álcool e drogas estavam bem presentes no dia-a-dia, em especial, do guitarrista. O álbum conta com a participação de Jimmy Vaughan. Um clássico de um dos maiores nomes da guitarra dentro do blues, o qual resume, um pouco, da expressão do grupo em suas apresentações ao vivo, as quais, como um bom blues não deve deixar de ser, está repleta de improvisos e covers. O álbum recebeu disco de platina nos EUA, por ultrapassar a marca de 1.000.000 de discos vendidos, e no Canadá, por ultrapassar a marca de 100.000 discos vendidos, além de atingir as posições 52 na Billboard 200 (EUA), 49 na Austrália, 48 na Nova Zelândia, e 20 na Holanda. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Say What!. O álbum inicia, justamente, com a faixa instrumental. Na verdade, ela não é totalmente instrumental, possui eventuais contracantos repetindo uma mesma frase. Um blues bem embalado, em um shuffle, sendo o destaque os improvisos de guitarra, recheado de wah-wah em seu timbre!
2) Ain't Gone 'n' Give Up. Aqui já surge um blues mais cadenciado, em compasso composto, com uma intenção bem intimista. Mais uma vez, o destaque está no arranjo das guitarras, em especial pelos improvisos, mas, também, pelo timbre. O trabalho de dinâmica também merece atenção.
3) Pride And Joy. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, talvez o maior clássico do grupo, um blues em shuffle com excelentes riffs, um bom arranjo e um bom embalo, possuindo eventuais pausas, com destaque, mais uma vez, para o arranjo de guitarra.
4) Mary Had A Little Lamb. Esta é a primeira faixa cover do álbum, e é, também, uma das faixas que considero das melhores. Esta é uma composição de Buddy Guy, gravada, originalmente, pelo próprio compositor, em 1968. Um blues em shuffle, com ótimos riffs e um bom embalo, além de eventuais pausas, sendo o destaque, mais uma vez, o arranjo de guitarra.
5) Superstition. Este é outra faixa que é um cover, sendo uma composta e gravada, originalmente, por Stevie Wonder, em 1972. Esta é uma faixa menos blues e mais funk rock, embora elementos do blues estejam presentes. O arranjo de teclado faz toda a diferença no embalo e swing da composição, além da expressão.
6) I'm Leaving You (Commit A Crime). Esta é mais uma faixa cover do álbum que, embora o crédito esteja para Howlin' Wolf (Chester Burnett), ele apenas foi o primeiro a gravá-la, em 1971, a composição é autoria de James Oden. Um blues em shuffle, monocórdico, bem ao estilo Howlin' Wolf, com um excelente riff e um bom embalo, esta é uma composição bem minimalista, com destaque para a expressão e os arranjos de guitarra.
7) Cold Shot. Mais um grande clássico do grupo, um blues em shuffle que possui um excelente riff de guitarra, além de um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica. O refrão possui uma ótima intenção, sendo, um pouco, sing-a-long.
8) Willie The Wimp. Esta é outra faixa cover do álbum e é, também, uma das faixas que considero das melhores, possuindo um ótimo swing, bem minimalista, repleto de pausas, além de um excelente riff. Esta é uma composição de Bill Carter e Ruth Ellsworth, gravada, originalmente, pelo próprio Carter, em 1985. Esta é uma das faixas em que Jimmy participa tocando guitarra.
9) Look At Little Sister. Mais uma faixa cover, composta e gravada, originalmente, por Hank Ballard. Um blues em shuffle, bem típico, com a progressão harmônica e embalo bem característicos, semelhantes a diversos outros blues. O tradicional, que não deve ser mudado por já ser bom assim! Outra faixa que conta com a participação de Jimmy na guitarra.
10) Texas Flood. Mais um grande clássico do grupo, o qual é, também, outra faixa cover, sendo uma composição de Larry Davis e Joseph Scott, creditada, em sua gravação original, em 1958, para o próprio Larry. É um blues em compasso composto, bem cadenciado e intimista, mantendo a progressão harmônica padrão do gênero.
11) Voodoo Chile (Slight Return). Mais uma faixa cover do álbum, e é, também, a faixa que considero a melhor. Uma composição de Jimi Hendrix, gravada, originalmente, pelo seu grupo, Jimi Hendrix Experience, em 1968. Quase um blues / rock monocórdico, o qual possui um ótimo embalo, bem como um excelente trabalho de dinâmica, além de, é claro, muito improviso, bem como ótimos riffs, possuindo um arranjo de bateria, com a caixa dobrada, na ponte, que merece atenção.
12) Love Struck Baby. Outra faixa que considero das melhores do álbum, um rock com o padrão do blues, o qual possui um ótimo riff, além de um ótimo embalo, sendo, talvez, a faixa mais veloz do álbum. Possui, também, um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o arranjo de guitarra. A faixa conta com a participação de Jimmy, mais uma vez.
13) Change It. Outra boa composição, com uma progressão harmônica bastante interessante, a qual foge dos padrões do gênero, porém mantendo o padrão rítmico em shuffle típico do blues, sendo o destaque, mais uma vez, o arranjo de guitarra. Mais uma faixa que conta com a participação de Jimmy na guitarra.
14) Life Without You. Esta é a faixa que está presente apenas na versão em LP, e é a faixa que finaliza o álbum, sendo uma composição mais cadenciada e intimista, com um bom arranjo rítmico, cheio de groove, sendo o destaque o trabalho de dinâmica e as intenções, embora a progressão harmônica, fora dos padrões do gênero, mereça atenção.
Ouça o álbum e viva ao vivo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário