quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

P.P.A. - Split [Sub Existência] (2001)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Brasil (Serrana / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Cição (Vocal)
Sergim (Guitarra)
Ricardo Brasileiro (Baixo)
João Francisco (Bateria)
.
Este é o primeiro split, e primeiro trabalho que não fosse coletânea, lançado pelo grupo, através dos selos Kaskadura e Cenas Alternativas, e foi gravado no estúdio Decson. Este é um split com o grupo paulista Sub Existência, porém aqui comento apenas as músicas do P.P.A.. É um bom split, um punk rock com pitadas de oi!, em especial devido aos contracantos. Soando como uma mescla de Vírus 27, Cólera e Camisa De Vênus, lembra muito o punk rock brasileiro dos anos 80, mesmo que gravado já no século XXI. Os músicos não possuem muita técnica, os arranjos são bem simples, assim como as composições, porém está tudo no lugar, e, não é porque as composições são simples que não são boas, muito pelo contrário, muitas faixas são sensacionais, músicas bem interessantes e criativas, mesmo simples. Não muito veloz, mas mantendo um embalo, o split mantém as trocas e acentos sempre nas cabeças dos compassos, existindo eventuais frases de guitarra. O split possui uma faixa instrumental e 3 faixas com participações.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Durango Nosso. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores. Uma faixa instrumental e de pequena duração, possuindo uma boa progressão harmônica, sendo a faixa mais veloz do split, esta tem o papel de introdução, lembrando, um pouco, Ramones.
2) Aviso Prévio. Outra faixa que considero das melhores do split, com um bom embalo, no modo maior, com uma progressão harmônica bem punk rock e contracantos puxando para o oi!, esta lembra Camisa De Vênus!
3) O Diferente De Você. Outra boa composição, iniciando com um bom riff de guitarra, bem minimalista, esta também tem um bom embalo, mas não muito veloz, com um excelente refrão, o grande destaque, ela soa como um Vírus 27 misturado com Garotos Podres.
4) O Bom De FHC. Outra composição bem punk rock, esta soa como as bandas britânicas do final da década de 70. Com um bom embalo, mas não muito veloz, também no modo maior, um refrão bem sing-a-long, em contracantos, ela lembra uma mistura de Vírus 27 com Sham 69! Esta possui a participação de Barata nos backing vocals.
5) Nunca Fui Criança. Esta é a faixa mais lenta do split, e lembra, bastante, com Garotos Podres e Não Religião. O grande destaque está no desenho melódico da voz, possuindo bons contracantos no refrão.
6) Pobre Favela. Considero esta uma das melhores faixas do split. Também no modo maior, com um bom embalo, apesar de não muito veloz, esta se assemelha, mais uma vez, com Vírus 27, sendo os destaques o  desenho melódico da voz e a linha do baixo, possuindo um refrão bem sing-a-long.
7) A Galera Pogada. Outra faixa com um bom embalo e uma boa linha de baixo, sendo um típico punk rock, com a cara do Brasil. Sem nada de especial, possuindo frequentes contracantos e um arranjo bem simples, é uma boa composição. Esta possui a participação de Barata nos backing vocals.
8) Igreja Pimenta Do Reino De Deus. Outra composição menos veloz na introdução, mas acelerando logo após, bem simples, com nada de especial, ela possui um refrão extremamente sing-a-long, pois não possui letra, apenas "lá-lá-lás", além de uma progressão harmônica bem minimalista, pois se mantém sempre igual, do início ao fim!
9) 22 De Abril. Outra ótima composição, com uma boa progressão harmônica e um bom desenho melódico da voz, o grande destaque da composição, além de possuir uma boa frase de guitarra. Não muito veloz, mas possuindo um bom embalo.
10) Bico Prá Complementar. Uma boa composição, com um bom embalo, embora bem simples, tanto no arranjo como na composição, possuindo uma boa progressão harmônica e um refrão bem sing-a-long, com contracantos.
11) Há Cúmulo De Capital. O split finaliza com a faixa que considero a melhor, a mais veloz, junto com a primeira faixa, possuindo um ótimo desenho melódico da voz, o grande destaque da composição, em especial no refrão, existindo eventuais contracantos. A curiosidade é que esta faixa conta com a participação do Redson nos backing vocals.
Ouça o split e saia da sub existência!

Nenhum comentário :

Postar um comentário