segunda-feira, 21 de setembro de 2020

La Polla Records - Bocas (2001)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Espanha (Salvatierra / País Vasco)
FORMAÇÃO:
Evaristo Páramos (Vocal)
Jokin - Joaquín Herbella (Guitarra)
Sume - Manolo García (Guitarra)
Abel Murua (Baixo)
Fernandito - Fernando Murua (Bateria)
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Este é o décimo segundo álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Maldito, e foi gravado no estúdio Katarain. Este é o primeiro lançamento do grupo no século XXI, e conta com algumas curiosidades. O álbum possui duas faixas que não são cantadas em espanhol, uma em galego e outra em euskera, além de possuir uma faixa bônus. É o primeiro álbum sem o guitarrista Txarly, que saiu do grupo um ano antes devido a um acidente que afetou sua audição, e é, também, o último álbum com Fernandito na bateria, já que ele viria a falecer, devido a um ataque cardíaco, no ano seguinte. Fora estas curiosidades na formação, o álbum soa como todos os outros álbuns do grupo, porém, é considerado, por alguns, o álbum mais fraco do grupo. Talvez devido à energia, já que, na minha opinião, as composições soam como sempre soaram! As músicas são embaladas, porém não muito velozes, sendo o grande destaque o vocal de Evaristo, bem como eventuais riffs de guitarra. O desenho da capa conta com a arte de Daniel Molero.
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FAIXA A FAIXA.
1) Mal Ajo. O álbum inicia com uma excelente faixa. Um bom arranjo, com um bom trabalho de dinâmica, embora nada muito evidente, sendo o destaque o refrão, devido ao desenho melódico da voz e a caixa dobrada da bateria.
2) Tan Harto. Outra boa composição, um pouco mais veloz que a faixa anterior, bem embalada, com um bom arranjo e um refrão com contracantos em uníssono. Uma boa composição, sem nada de especial, mas, ainda assim, uma boa composição.
3) Aprieta El Culo. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Com uma excelente introdução, criando um belo clima, principalmente devido à guitarra arpejada. Logo após, entra a distorção, o embalo e as frequentes trocas de acordes. Destaque para o refrão e o riff de guitarra, bem como a parte A.
4) Gaseosa La Clashera. Bem como o nome já diz, esta lembra bastante Clash! Um Clash com a cara do La Polla Records! Não muito veloz, mas com um bom embalo, esta é uma boa composição, mas, na minha opinião, a que menos me grada até então.
5) La Humillacion. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Não muito veloz, mas com uma progressão harmônica em semi-tons na parte A, sendo o destaque o refrão e sua progressão harmônica com trocas rápidas de acorde.
6) No Quiero Ser Un Rolling Stone. Esta faixa é bem embalada, embora não muito veloz. Um bom arranjo no início da parte A, e um refrão bem sing-a-long, são os destaques da composição.
7) Fucking USA. Outra faixa bem embalada, porém com uma harmonia bem trivial na parte A, o destaque está no refrão, tanto devido à progressão harmônica, mas, também, devido ao desenho melódico da voz.
8) Oi Oi!!. Eis que surge a faixa cantada em euskera! Euskera é o dialeto falado na região do noroeste espanhol, e também algumas regiões do sudoeste da França. Esta é uma boa faixa, com um arranjo de bateria mais tribal, se apropriando pouco dos pratos. O destaque está no refrão e sua caixa dobrada da bateria. As guitarras ajudam a fazer um bom trabalho de dinâmica.
9) Batallitas Del Abuelo. Uma boa composição, bem punk rock, sem nada de especial, semelhante a muitas outras composições de outros grupos! Ela possui um bom embalo, apesar de não muito veloz, sendo o destaque a expressão vocal de Evaristo.
10) Noche Incierta. Uma boa faixa, com algumas pitadas de hard rock, em especial no arranjo das guitarras. A faixa não é muito veloz, mas possui um bom embalo. O destaque está no arranjo das guitarras e no desenho melódico da voz.
11) E Que Pasou?. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, e é, também, a faixa cantada em galego! Ela inicia com um ótimo riff de guitarra, além de possuir um ótimo embalo e certa velocidade. O destaque está, realmente, no arranjo das guitarras e no embalo.
12) Hoy Hare La Revolucion. Outra faixa que considero das melhores do álbum, também com pitadas de hard rock. Com um ótimo arranjo, existindo um bom trabalho de dinâmica, embora nada muito explícito, sendo o destaque a variação de andamento no meio da música, acelerando-o, bem como eventuais riffs de guitarra.
13) Clo(w)n. Outra boa faixa, não muito veloz, mas com um bom embalo, sendo o destaque o refrão e seu arranjo. O desenho melódico da voz também merece atenção.
14) Punk. Considero esta faixa uma das melhores do álbum. Ela inicia com um arranjo bem intimista, apenas com guitarra e assobios, porém, logo em seguida, surge a distorção e o embalo, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico da voz.
15) Alegria Navarra. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum. É uma composição bem alegre, não muito embalada e com pouca velocidade. O destaque está nas frases de guitarra.
16) Sardina. Esta é uma faixa bem "experimental", apenas com uma bateria programada, bem pulsante, e voz, que é executada com frequentes contracantos.
17) Banco Vaticano. Esta é a faixa bônus. É uma gravação de 1981 e, embora esta música tenha sido lançada no primeiro álbum do grupo, esta é uma versão diferente, demo. É uma composição inspirada (quase um plágio) na versão do Animals de The House Of The Rising Sun, principalmente devido à harmonia e compasso composto. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com um excelente trabalho de dinâmica.
Ouça o álbum e conheça as bocas!

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