segunda-feira, 28 de setembro de 2020

La Souris Déglinguée - Tambour Et Soleil (1995)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: França (Versailles / Île De France)
FORMAÇÃO:
Taï-Luc Tan (Vocal, violão, guitarra)
Thierry Mathieu (Saxofone)
Muzo - Michel Geflot (Saxofone)
Rikko - Michel Ricard (Guitarra, baixo)
Cambouis - Jean Juvanon (Bateria)
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Este é o oitavo álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Musidisc. Este álbum já não tem tanta pegada rock como os álbuns anteriores, muito menos o punk rock do início da carreira. Embora eu tenha classificado como rock, o álbum é bem eclético, sendo difícil rotular, pois possui fortes influências de reggae, dub, funk e soul, além de pitadas de punk rock e hillbilly! Talvez o álbum mais fraco do grupo! O álbum conta, ainda, com a participação de 3 convidados: Pierre Gonzales tocando trompete, Jean Dubois tocando percussão, e Patrice Renson tocando pandeiro. As músicas não são velozes, mas possuem, em grande parte, um ótimo groove e swing, com pouca energia, mas muita sensibilidade. O grande destaque está nas linhas de baixo, realmente fazem toda a diferença para as composições. O curioso é que todas as letras remetem à temas asiáticos! É um álbum bem "light", bom para se apreciar, embora possua algumas faixas que não me agradam muito. Na verdade, considero as faixas do final do álbum mais bacanas!
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FAIXA A FAIXA:
1) Saigon. O álbum inicia com uma boa faixa, um rock bem alegre e com bastante swing. Lembra bastante o grupo J. Geils Band! O arranjo dos sopros são o destaque da composição, bem como o embalo.
2) Soldat Du Kuomintang. Outra boa faixa, também com um bom swing, esta já puxa mais para um reggae com pitadas de dub. Uma excelente levada, com uma ótima linha de baixo, cheio de efeitos, inclusive abusando de um oitavador. A linha de baixo, aliás, é o grande destaque da faixa.
3) Vénales Fiançailles (Dieu Créa La Femme). Considero esta a pior faixa do álbum! Realmente não me agrada, soando como um reggae pop lento, parecido com Cidade Negra. Uma boa intenção da execução da linha melódica da voz é o destaque da faixa, esta bastante suave!
4) Made In Japan (Roppongi Blues). Considero esta a melhor faixa do álbum até então! Um excelente groove e, principalmente, swing, esta é um funk com muito embalo! A linha de baixo lembra bastante a música The Chicken, do Jaco Pastorius! Os destaques são a linha de baixo e o arranjo, em especial os sopros.
5) Demoiselles De Vientiane. Uma boa composição! Também soando como um reggae, cheio de swing, a faixa possui uma boa cadência harmônica na parte A, que, aliás, é o destaque, junto com os arranjos dos sopros. Me agrada a parte A, porém não o refrão, já mais pop.
6) Princesses (De La Rue De Sabailand). Esta é, sem dúvida, a faixa mais dub do álbum! É uma boa composição, com um ótimo arranjo e intenção, além, mais uma vez, de uma boa linha de baixo, o ponto negativo é que ela é bastante "alegre", composta no modo maior.
7) Cousins Cousines. Esta faixa é um country / hillbilly que destoa do resto do álbum, uma composição única! Inclusive o sotaque se assemelha a grupos de hillbilly! Um bom embalo, com a estrutura característica do gênero, sendo o destaque as frases de guitarra e sopros.
8) Brigitte B. Cambodgienne. Aqui o álbum começa a melhorar, na minha opinião! Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com certeza a mais punk rock, com um bom embalo, apesar de não muito veloz. O destaque está na parte A e sua intenção. O refrão possui um desenho melódico da voz bem semelhante à Klamydia!
9) Invisibles Drapeaux. Considero esta a melhor faixa do álbum! Com um toque intimista, mas com um bom embalo, possuindo, devido às inversões, uma progressão harmônica cromática, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long, bem como a linha de baixo, simplesmente sensacional, elevando o nível da composição às alturas!
10) Tambour Et Soleil. A faixa que dá nome ao álbum é uma composição bem leve, uma típica canção com acompanhamento no violão. O acompanhamento rítmico faz soar mais "moderno", porém não me agrada nenhum um pouco. Considero uma das piores faixas do álbum.
11) Perdue Dans Le RER. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, iniciando com uma ótima frase da guitarra para, logo depois, iniciar o groove e swing! Mais um funk, bem embalado, sendo o grande destaque o swing e o arranjo.
12) Romania 94. Outra boa composição, bem rock, mas com pitadas de punk rock, talvez um pop punk! Lembra, um pouco, bandas como Less Than Jake, principalmente devido à utilização de instrumentos de sopro. O arranjo é bem simples, poderia ser melhor trabalhado.
13) Cheval De Fer II. O álbum finaliza com uma das faixas que considero das melhores do álbum! Mais um groove e swing, esta soando mais soul do que funk, embora ambos podem se confundir. O grande destaque está no arranjo dos instrumentos de sopro, swing e o refrão. Os toques "futuristas" do teclado dá um brilho a mais, bastante interessante, para a composição.
Ouça o álbum e una tambor e sol!

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