sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ku De Judas - Ao Vivo No Rock Rendez Vous (1985)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Portugal (Alvalade / Lisboa)
FORMAÇÃO:
Autista - João Pedro Almendra (Vocal)
João Ribas (Guitarra)
Serpinha - Fernando Serpa (Baixo)
Bago D'uva - Carlos Aguilar (Bateria)
.
Este é o primeiro split, única gravação do grupo, lançado de maneira independente. Esta gravação existe em diferentes registros, em outros splits, uma versão única... enfim, esta versão é de uma demo split com o grupo português Crise Total, porém aqui comento apenas sobre o Ku De Judas. É um split que mostra toda a energia do grupo, com músicas não muito velozes, mas sempre embaladas. Os músicos não possuem muita técnica, existindo frequentes trechos em que erram ou não estão em sincronia. O vocal também não colabora muito, sendo bem escrachado e gritado, estando, também, eventualmente, fora do compasso. Apesar dos pontos negativos citados, o grupo é um dos pioneiros do gênero no país, responsáveis, juntamente com outros grupos, pela ascensão do punk em Portugal. O destaque está na energia do grupo, bem destacada nesta performance ao vivo.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Obsessão Social. O split inicia com a faixa que menos me agrada, apesar de iniciar com uma boa frase da bateria e uma boa harmonia, porém, logo após, na parte A, ela já começa a ficar bem trivial, sem nada que empolgue, mas não chega a ser ruim. Também não é muito veloz.
2) Anti-Cristo. Esta faixa já é mais acelerada e embalada que a anterior, mas não muito. A progressão harmônica é bem interessante, apesar de simples, sendo este o destaque da composição.
3) Violemos O Presidente. Considero esta uma das melhores faixas do split, com um bom embalo e uma boa progressão harmônica, um vocal com bastante energia e empolgação. O destaque está na parte A.
4) Vítimas Do Sistema. Outra faixa com um bom embalo, mas também com nada de especial, sendo uma composição bem trivial. O destaque está no refrão, na troca brusca de tonalidade e o vocal bem sing-a-long.
5) Anarkia Em Portugal Já!. Esta é uma boa composição, com um bom embalo, apesar de não muito veloz, com uma boa progressão harmônica e melodia da voz, além de possuir um bom refrão, que é o destaque da composição.
6) Suicídio É A Solução. Considero esta uma das melhores faixas do split. Excelente riff de guitarra, um bom embalo, além de possuir um bom trabalho de dinâmica e um refrão bem sing-a-long. O destaque está no arranjo de guitarra.
7) Já Estou Farto. Uma ótima faixa, com um bom embalo e energia. Uma harmonia bem simples, o destaque está no refrão, bem sing-a-long e com uma boa progressão harmônica. Esta faixa me lembra, um pouco, Replicantes.
8) As Histórias Da Minha Avó. Uma das faixas que menos me agrada no split, com uma progressão harmônica bem "alegre" na parte A. O destaque está no refrão. Não é uma faixa veloz, mas possui um bom embalo.
9) Agora Eu Sei. Esta é uma ótima composição, com uma boa introdução, apesar de não muito bem executada. Ela possui um bom embalo, e apresenta influências de Oi!, inclusive devido ao seu refrão, cheio de "Ooo ooo oos", que, aliás, é o grande destaque da faixa.
10) Sniff Bostik. Considero esta a melhor faixa do split, com um ótimo embalo, trocas rápidas de acordes, o destaque está no refrão, bem sing-a-long e com uma boa intenção e progressão harmônica.
11) Quero Ser Eu. Outra faixa que considero das melhores do split! Esta faixa tem a mesma ideia e intenção da música Sex And Violence, do grupo Exploited! Três acordes, com variações de andamento, porém com letra, apesar de existir um refrão repetitivo, lembrando ainda mais a Sex And Violence!
12) Anarkia Em Portugal Já!. Esta faixa é como um bis! O repertório já havia acabado, o grupo não tinha mais nenhuma música diferente para tocar, então repetiram uma das músicas já tocadas. Não mudou muito, sendo bem semelhante à faixa 5, mantendo as mesmas características.
Ouça o split e conheça o ao vivo no Rock Rendez Vous!

Nenhum comentário :

Postar um comentário