terça-feira, 1 de setembro de 2020

Knox - Plutonium Express (1983)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: Inglaterra (Cricklewood - Greater London / Londres)
FORMAÇÃO:
Knox - Ian Carnochan (Vocal, guitarra, teclado)
Anthony Thistlethwaite (Saxofone)
Dave Birch (Guitarra)
Mike Connaris (Baixo, guitarra, teclado)
Andy Duncan (Bateria)
Pete Woolescroft (Percussão)
.
Este é o primeiro, e único, álbum lançado pela carreira solo do artista, através do selo Razor. Para quem não sabe, Knox foi membro fundador do grupo Vibrators, um dos pioneiros do punk rock britânico. Este álbum foi lançado em um período em que o Vibrators havia parado. É um bom álbum, porém muito mais fraco que os álbuns do grupo inglês, imaginem um álbum do Vibrators sem drive ou distorção e com menos energia, pois é isso que vocês irão ouvir aqui! As composições soam bastante como o Vibrators, porém os arranjos não. Classifiquei como rock, porém existem fortes influências de punk rock e new wave, este último, percebe-se, é a intenção do arranjador e produtor, também baixista, Mike Connaris. O álbum conta com a participação de Matthew Seligman tocando baixo, bem como as participações de Paul Rowland, Robin Hitchcock e Scarlet Von Vollerman nos backing vocals. Não é um álbum veloz e também não muito embalado e sem muita energia, o destaque está, realmente, nas composições e arranjos de guitarra, mas é um bom álbum, tranquilo, para se ouvir sossegado!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Goin' Uptown. O álbum inicia com a faixa que considero a melhor! Com certeza a faixa mais punk rock! Na verdade, esta é uma faixa punk rock! Uma ótima frase da guitarra na parte A, com um bom embalo, bateria conduzindo apenas na caixa e uma cadência harmônica bastante interessante na parte A, o grande destaque.
2) Streetheat. Esta faixa possui um efeito no baixo bem new wave! Aqui já aparece a influência new wave, a velocidade diminui bastante, as guitarras têm um arranjo bem suave, quase não soltam acordes, apenas brilhos. O destaque está no refrão e a frase constante da guitarra, tornando tudo bem marcante, fácil de lembrar.
3) Shoot Shoot. Esta faixa já é um pouco mais acelerada que a anterior, porém é mais alegre e também possui um arranjo bem suave, embora a guitarra apareça mais! É uma composição bem punk rock, porém com um arranjo mais leve, tentando soar new wave!
4) Plutonium Express. A faixa que dá nome ao álbum tem a cara dos anos 80! Também uma composição bem punk rock, porém com arranjo mais leve, com a parte A lembrando muito as bandas de surf music que viriam a surgir anos mais tarde! O destaque está na composição, em especial a melodia.
5) One Time. Outra faixa bem suave, iniciando com um violão arpejado, bem minimalista, e, aos poucos, os demais instrumentos vão aparecendo, a iniciar pelo contrabaixo, seguido da guitarra e teclado, para só então aparecer a bateria. Talvez a faixa mais new wave do álbum, mas uma boa composição, sendo o destaque a cadência harmônica. A faixa mais "experimental" até então.
6) Lucy's Cryin' Again. Considero esta uma das melhores faixas do álbum! Outra que soa mais punk rock, com um pequeno drive na guitarra. O destaque está na parte A, embora o refrão seja bem sing-a-long. Esta soa, um pouco, como as bandas de rock dos anos 60!
7) Love Is Burning. Outra faixa que considero das melhores do álbum! Também uma composição bem punk rock, mas com traços do pós punk. O destaque está no refrão e sua frase que lembra, e muito, Vibrators! Talvez a faixa mais Vibrators de todo álbum!
8) Last Broken Heart. Outra faixa muito boa, com um arranjo, em especial na parte A, bem new wave, com o baixo executado com notas pausadas, enquanto a guitarra aparece eventualmente para dar um "brilho". O refrão já soa mais rock.
9) Dream Factory. Esta é, com certeza, a faixa mais experimental do álbum, e é nela que aparece a participação de Matthew tocando contrabaixo. Ela inicia com uma intenção bem futurista, o que é aprimorada devido à efeitos. Depois a música soa um rock, com cara de punk rock, mas com arranjo e intenção new wave, em especial devido aos backing vocals.
10) Tired Of Living With You. O álbum finaliza com uma faixa mais embalada, semelhante às características da faixa 4! Também lembra bandas de surf music que viriam a surgir, possuindo um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o embalo e melodia.
Ouça o álbum tomando um expresso de plutônio!

Nenhum comentário :

Postar um comentário