segunda-feira, 27 de julho de 2020

Joan Jett And Blackhearts - Up Your Alley (1988)

GÊNERO: Hard Rock
ORIGEM: EUA (Wynnewood - Montgomery / Pennsylvania)
FORMAÇÃO:
Joan Jett (Vocal, guitarra)
Ricky Byrd (Guitarra)
Kasim Sulton (Baixo)
Thommy Price (Bateria)
.
Este é o sexto álbum lançado pelo grupo, através dos selos Blackheart, CBS e Polydor, e foi gravado nos estúdios Hit Factory, Record Plant, Bearsville e Dreamland. É um excelente álbum, bem com a cara dos anos 80, com refrões intensos, algumas baladas e teclados! Embora eu tenha classificado como hard rock, ele tem uma forte influência do glam metal, bem como pitadas de punk rock e A.O.R.. O álbum possui duas faixas cover e diversas participações, entre elas os integrantes do grupo de metais Uptown Horns, que conta com Crispin Choe (saxofone barítono), Arno Hecht (saxofone tenor), Paul Litteral (trompete) e Robert Funk (trombone), além de Ronnie Lawson nos teclados, Frank Carillo e Mick Taylor na guitarra, e, claro, Kenny Laguna, multi-instrumentista! As faixas não são velozes, mas a maioria é bastante embalada. Existem muitos riffs de guitarra bem interessantes, mas o grande destaque está nas composições, muita sensibilidade, atingindo uma fórmula perfeita para a época: refrões sing-a-long e destacados, com muita energia, ótimo trabalho de dinâmica, bem como o arranjo da harmonia, frequentemente executado de forma pausada, outra fórmula típica do período, além de uma balada, coisa que não podia faltar nos álbuns de hard rock da década de 80! O álbum obteve grande sucesso de vendas e críticas, sendo eleito entre os 50 melhores álbuns do ano em 5 países: Canadá (48º segundo a RPM), Finlândia (33º segundo a Suomen Virallinen Lista), Nova Zelândia (31º segundo a RMNZ), EUA (19º segundo a Billboard 200) e Suécia (16º segundo a Sverigetopplistan). Além disso, ganhou disco de ouro no Canadá, atingindo mais de 50.000 cópias vendidas, e disco de platina nos EUA, atingindo mais de 1.000.000 de discos vendidos. Um excelente álbum, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) I Hate Myself For Loving You. O álbum inicia com um dos maiores sucessos da carreira do grupo, e é, também, uma das minhas faixas preferidas! A faixa ficou em 8º lugar nas paradas da Billboard Hot 100, além de ter sido usada no programa de TV sobre futebol americano Sunday Night Football, nas temporadas de 2006 e 2007. Com todo este prestígio, é claro que não poderia faltar o videoclip de divulgação! É um bom vídeo, com imagens em um palco, como se estivessem em um show. O grande destaque está no refrão e no riff de guitarra, além do desenho melódico da voz. O solo da música fica por conta de Mick Taylor, um dos fundadores do grupo Rolling Stones.
2) Ridin' With James Dean. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, principalmente devido ao seu refrão e pré refrão, onde ocorre um ótimo trabalho de dinâmica, bem como o arranjo e os acentos e, mais uma vez, o desenho melódico da voz. A faixa conta com um riff de guitarra que também tem seu valor.
3) Little Liar. Esta é a balada do álbum e é, também, o segundo maior sucesso do álbum. Apesar de ser bem fraquinha, a típica balada dos anos 80, não é uma música ruim, em especial pelo seu refrão e seu trabalho de dinâmica, mais uma vez. O curioso é que esta faixa possui dois videoclips, o primeiro videoclip foi filmado, mas depois de pronto a Joan não gostou do resultado, achou muito triste, e resolveu filmar um segundo videoclip da composição!
4) Tulane. Eis que surge o primeiro cover do álbum! Esta é uma música composta e gravada originalmente por Chuck Berry, em 1970. Bem fiel à versão original, ela é o típico rock 'n' roll dos anos 50, com a harmonia característica de 12 compassos e progressão I-IV-V, isso sem falar no clássico riff de guitarra!
5) I Wanna Be Your Dog. Este é o outro cover existente no álbum. A música foi composta e gravada, originalmente, pelo grupo Stooges, em 1969. É uma versão mais tribal que a original, com pouca utilização de pratos, com a bateria acompanhando mais no surdo. O andamento é um pouco mais baixo que a versão original, possuindo um ótimo riff de guitarra, bem como uma excelente coda.
6) I Still Dream About You. Esta é uma boa faixa, não das melhores, mas ainda assim uma ótima composição, em especial pelo seu refrão e pela execução da progressão harmônica de maneira pausada. O trabalho de dinâmica também merece destaque, embora o destaque seja mesmo o refrão.
7) You Want In, I Want Out. Outra ótima composição, bem no clima dos anos 80, com seus teclados! O destaque está no refrão e no riff de guitarra. O baixo pedal cria um clima bastante interessante. O pré refrão possui uma variação modal que não me agrada muito, porém logo surge o refrão que é o destaque.
8) Just Like In The Movies. Esta é a faixa mais veloz do álbum, um hard rock bem embalado, com baixo pedal e um excelente riff de guitarra, daqueles que poderiam ter sido criados por Fast Eddie Clarke! Além do riff, o destaque está no refrão.
9) Desire. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, embora não seja de todo ruim. Mais bubblegum e alegre, o destaque está na parte A e seus arranjos de guitarra.
10) Back It Up. Considero esta a melhor faixa do álbum, com certeza! Simplesmente sensacional! A parte A já é bastante interessante, mas o grande destaque está no refrão, sem sombra de dúvidas! Um excelente desenho melódico da voz, um ótimo trabalho de dinâmica e uma excelente progressão harmônica! Essa é daquelas músicas em que se quer ouvi-la de novo e de novo e de novo..., dificilmente vai sair do seu playlist tão cedo!
11) Play That Song Again. O álbum finaliza com uma boa faixa, mas ainda assim a considero uma das que menos me agrada. Lembra bastante Jam e outras bandas mod dos anos 60. O refrão é bastante alegre, sendo o destaque o arranjo de cordas. De qualquer forma, é uma boa composiçõa para finalizar o álbum!
Ouça o álbum pelo seu beco!

Nenhum comentário :

Postar um comentário