quarta-feira, 15 de julho de 2020

Jerks - Mate Os Popstars (1996)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Brasil (Curitiba / Paraná)
FORMAÇÃO:
Otávio (Vocal)
Josu (Guitarra)
Guto (Baixo)
Rubens (Bateria)
.
Esta é a primeira demo lançada pelo grupo, de maneira independente. A demo possui boas músicas, embora seus integrantes possuam pouca técnica e, às vezes, as músicas não estão com tudo no lugar, incluindo eventuais desafinações na voz e frases fora do tempo. As músicas são embaladas, embora não muito velozes, com uma semelhança com grupos como Replicantes ou Ramones, a demo possui composições com pouca duração, muitas faixas não passam dos dois minutos, existindo eventuais frases de guitarra.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Não Sei Aonde Vou. A demo inicia com uma das faixas que considero das melhores, mesmo que a frase da guitarra, no início, esteja fora do pulso. Embalada, mas não muito veloz, o destaque está no refrão e seus contracantos.
2) Alienados. Considero esta faixa uma das melhores da demo. Lembra bastante Replicantes, mas com pitadas de Ramones. Não tão veloz quanto à faixa anterior, mas com um bom embalo. O destaque está na progressão harmônica.
3) Nascida Para Mentir. Considero esta uma das melhores faixas da demo. Bastante embalada, com uma certa velocidade a mais e trocas rápidas de acordes, o destaque está na expressão do vocal e na progressão harmônica.
4) Prostituta. Uma faixa bem curta, com apenas alguns segundos de duração. Bem simples, mas não chega a ser ruim, com um embalo, embora não muito veloz e vocal mais agressivo.
5) Larissa. A faixa que menos me agrada até então na demo. Mais lenta, com toques bubble gum, principalmente devido a seus contracantos. O destaque está no refrão.
6) Traidor. Esta faixa já possui um embalo e velocidade a mais, com destaque para o refrão que possui uma variação tonal. Tudo bem simples, o destaque está no embalo.
7) Seres Pobres. Outra faixa já mais lenta, com um desenho melódico pouco criativo, que se assemelha a progressão harmônica. O destaque está no refrão, que possui eventuais contracantos.
8) Ela Usa Um Allstar. Outra faixa bastante embalada, com uma harmonia bem simples, sendo o destaque os contracantos existentes na parte A. A harmonia se mantém a mesma do início ao fim.
9) Sempre Igual. Talvez a faixa mais veloz da demo, que, aliás, é o grande destaque, possuindo um bom embalo. O destaque está na ponte entre o refrão e a parte A, marcada pelos instrumentos de maneira sincronizada.
10) Nunca Desista. A faixa inicia com uma boa frase da guitarra, possuindo, mais uma vez, um bom embalo, embora não muito veloz. O destaque está na frase da introdução, que também é executada no decorrer da composição, junto com o baixo.
11) Eu Faço O Que Eu Quero. Uma faixa mais lenta, mas com um bom embalo. Ela possui uma harmonia que se repete, quase que do início ao fim. O desenho melódico da voz também não colabora, podendo ser mais criativo.
12) Macabra. Considero esta uma das melhores faixas da demo, e é, também, uma das mais velozes da demo, talvez a mais veloz. Bastante embalo e expressão, existindo eventuais contracantos.
13) Mate Os Popstars. A demo finaliza com a faixa que dá nome à ela. Com um bom embalo e trocas rápidas no refrão, que é o destaque da composição.
Ouça a demo e mate os popstars!

Nenhum comentário :

Postar um comentário