quarta-feira, 31 de maio de 2023

53A - Veneno (1999)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Portugal (Odivelas / Lisboa)
FORMAÇÃO:
Che (Vocal)
Paiva (Guitarra)
Bruno (Baixo)
Alex Teixeira (Bateria)
.
Este é o primeiro EP, e segundo trabalho, lançado pelo grupo, de maneira independente. É um bom EP, com composições embaladas e, em sua maioria, velozes, repleto de palhetadas rápidas, bem como trocas rápidas de acorde ou riffs de guitarra, mixado e equalizado com muito peso, sendo, justamente, esta a intenção, instrumental interpretado sob um vocal grave e repleto de drive natural, existindo eventuais momentos mais cadenciados. Percebe-se influência de bandas brasileiras, como Ratos De Porão ou Desordeiros, mas, também, com alguns grupos europeus e, também, nova iorquinos, embora a influência do Brasil esteja em evidência, na minha opinião. O EP, muitas vezes, pode ser considerado um EP de crossover, devido aos riffs e palhetadas, existindo, também, momentos semelhantes ao hardcore nova iorquino, soando como bandas como Sick Of It All ou Cro Mags, porém, a velocidade está presente na maior parte do tempo. Os músicos não possuem muita técnica, porém, tudo está no lugar, bem redondinho, sendo o ponto negativo, na minha opinião, a equalização do EP, em especial da caixa da bateria, a qual poderia ter sido usado um compressor para reduzir os harmônicos que sobram, enquanto isso, o destaque, na minha opinião, está nos arranjos de bateria. Este é o último trabalho lançado pelo grupo na década de 90, sendo, também, o último trabalho de músicas inéditas até 2013, já que, no meio destes 14 anos, apenas uma coletânea fora lançada. Já havia feito uma resenha deste EP, em 2013, aqui no Andamento Rápido, confira aqui. Um bom EP, veloz e embalado, com intenções semelhantes à composições do início da década de 90, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Tou Farto. O EP inicia com uma das faixas que considero das melhores, a qual é bastante veloz e embalada, embora existam eventuais momentos mais cadenciados na parte B. Um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, com destaque para o arranjo, apesar de simples.
2) Idiologias 97. Esta é uma boa composição, bastante veloz e embalada, embora possua eventuais momentos mais cadenciados, com uma boa intenção, a qual mantém um arranjo mais simples e previsível, com destaque para o refrão, embora a bateria faça uma frase bastante interessante, a qual merece atenção.
3) Em Ti Não Voto. Esta é outra boa composição, sendo a faixa mais punk do EP, em especial devido ao refrão, um clássico do grupo, a qual possui uma introdução mais cadenciada, para, em seguida, vir o embalo e a velocidade, presente apenas na parte A, enquanto que as partes B e C (refrão) são mais cadenciadas, embora embaladas. O refrão é bem sing-a-long.
4) Descarga Policial. Considero esta a melhor faixa do EP, bastante veloz e embalada, existindo eventuais variações de intenções rítmicas entre as partes, sendo a faixa que, na minha opinião, possui o arranjo mais bem trabalhado, com destaque para a progressão harmônica, a qual possui trocas rápidas de acorde e o arranjo, como um todo.
5) Tou Contigo Meu Irmão. Esta é outra boa composição, a qual possui uma introdução mais cadenciada e com certo groove, mantendo a linha de baixo em evidência, para, logo após, surgir a velocidade e embalo característicos do EP. Esta faixa já possui mais influências do hardcore nova iorquino.
6) White Bloody White. O EP finaliza com outra boa composição, a mais crossover, na minha opinião, soando como uma mistura de United Forces, do S.O.D., com Roots, do Sepultura, embora possua seu momento mais veloz e original, sendo a faixa menos embalada, e com mais groove, do EP, sendo, também, a única faixa com letra em inglês, e não em português.
Ouça o EP sugando veneno!

Nenhum comentário :

Postar um comentário