sábado, 3 de agosto de 2019

Faith No More - Angel Dust (1992)

GÊNERO: Funk Metal
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Mike Patton (Vocal)
Jim Martin (Guitarra)
Roddy Buttom (Teclado)
Billy Gould (Baixo)
Mike Bordin (Bateria)
.
Este é o quarto álbum lançado pelo grupo, através dos selos Slash e Reprise, e foi gravado no estúdio Coast. É um excelente álbum, extremamente criativo, com inúmeros samples e variações de todos os sentidos. É o segundo álbum com Mike no vocal, e o primeiro em que ele é responsável pela composição. O curioso é que, também, é o último álbum com o guitarrista Jim, ele não gostou do processo de composição e o caminho que a banda estava rumando, estando desconfortável, inclusive, com o título do álbum. Lembro de ter visto, na época, uma reportagem, na MTV, falando sobre a gravação do álbum, e lá o guitarrista já demonstrava seu descontentamento. As músicas têm muito swing e groove, existindo muitos detalhes nos arranjos, bastante criativo e inovador para a época, realmente um álbum marcante na história do rock, de modo geral. Existem três músicas de trabalho e um cover, sendo que a turnê de divulgação do álbum na Europa, foi junto com as bandas Guns 'n' Roses e Soundgarden, enquanto que nos EUA foi com Guns 'n' Roses e Metallica. Um álbum importante na história, realmente merece ser apreciado!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Land Of Sunshine. O álbum inicia com uma das melhores faixas, na minha opinião. Bastante groove, muito peso e um bom trabalho de dinâmica, além de boa melodia da voz, mas o grande destaque está no teclado e suas intenções.
2) Caffeine. Outra ótima composição, esta em compasso ternário! Também bem pesada e com uma intenção bem interessante do teclado, porém, desta vez, o destaque está no desenho melódico da voz, bem como o timbre usado em cada uma das partes. Esta faixa tem sample de animais!
3) Midlife Crisis. Considero esta outra das melhores faixas do álbum, sendo esta uma das músicas escolhidas como de divulgação, existindo um videoclip. Não é uma composição tão pesada como as anteriores, mas possui um bom groove, sendo o grande destaque o refrão, sing-a-long, e seu desenho melódico da voz. A intenção de cada uma das partes merece destaque também. Esta faixa possui dois samples: um da música Cecilia, de Simon & Garfunkel, e outro da música Car Thief, do Beastie Boys.
4) RV. Considero esta uma das duas piores faixas do álbum. Não é de todo ruim, mas não agrada muito. Bem suave e sutil, em todos os sentidos, ela está em compasso composto, possuindo um vocal em spoken word em eventuais momentos, sendo o refrão o grande destaque.
5) Smaller And Smaller. Outra boa composição, bastante pesada, com riffs de thrash metal na guitarra, porém o teclado e o vocal "desmentem" a ideia. Outra composição com clima tenso, sendo o destaque o desenho melódico do vocal, mais uma vez.
6) Everything's Ruined. Outra faixa que é uma das três escolhidas como de trabalho, existindo videoclip de divulgação, o qual considero o mais interessante de todos que foram feitos para este álbum. Não me agrada muito esta composição, apesar de não ser ruim, possui certo peso, mas não muito, mas também procura manter um clima tenso e tem um refrão sing-a-long. O destaque está no teclado e no baixo, na parte A. a bateria também merece destaque.
7) Malpractice. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, provavelmente a mais pesada e mais veloz do álbum. Um crossover com muitas variações rítmicas e samples, mantendo, mais uma vez, o clima tenso. O destaque está na intenção, nas variações, e no arranjo. Ela possui um sample da peça, de Dmitri Shostakovich, chamada String Quartet No. 8, e executada pelo grupo Kronos Quartet.
8) Kindergarten. Aqui o peso e a tensão dão uma folga, e apresenta uma composição bem funk metal, com pitadas de grunge, gêneros em alta na época. Talvez a composição menos criativa até aqui, embora seja muito boa, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico. A guitarra merece destaque também.
9) Be Aggressive. Considero esta a melhor faixa do álbum! Inicia já com um clima bem "sombrio" devido ao teclado, depois ela começa e se mantém um excelente funk metal, sendo o teclado, os riffs e o refrão os grandes destaques.
10) A Small Victory. Esta é a terceira e última faixa escolhida para divulgação, existindo, inclusive, videoclip. As imagens em quadro a quadro, no clip, não agradam ver! Considero esta a pior faixa do álbum, realmente não me agrada. Com certeza a música mais pop do álbum, sendo o ponto positivo o arranjo da guitarra.
11) Crack Hitler. Outra boa composição, extremamente criativa, possuindo, também, samples. É outra composição que mantém um clima tenso, muito em função do teclado. O destaque está no arranjo da guitarra. Ela possui samples de cantos aborígenes, bem como a narração de uma decolagem no aeroporto de Galeão Cumbica, no Rio de Janeiro, feita por Iris Lettieri. O interessante é que a banda foi processada pela narradora por terem usado sua voz sem permissão!
12) Jizzlobber. Esta faixa é mais um rap do que qualquer outra coisa! E, mais uma vez, com bastante peso, mas com todos os elementos do rap somados a uma guitarra distorcida! Ótima composição!
13) Midnight Cowboy. A faixa que finaliza o álbum é, também, a faixa cover! É uma versão da trilha do filme de mesmo nome, de 1969, composta por John Barry e gravada pela orquestra de Caravelli. Considero esta uma excelente versão, com todos elementos inclusos, mas com outra intenção! Excelente criatividade e intenção, sendo o destaque o trabalho de dinâmica.
Ouça o álbum e conheça o pó de anjo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário