domingo, 27 de novembro de 2022

Trio Socijalne Pomoći - Nismo Ničije Igračke! (1997)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Sérvia (Batocina / Sumadija E Sérvia Ocidental)
FORMAÇÃO:
Sale (Vocal)
Zeljko (Guitarra)
Mihajlo (Baixo)
Stragi (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único, trabalho lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado no estúdio Cesnjak, sendo este um split com o grupo, também sérvio, Unutrasnji Bunt!. É um bom split, com faixas que possuem um bom embalo e, eventualmente, velocidade no andamento. Os arranjos e composições são bem simples, porém está tudo no lugar, com boas ideias, apesar de simples. Duas faixas são "vinhetas", uma com intenção de introdução e outra com intenção de finalização do split. Embora eu tenha classificado como street punk, o split possui influências de d-beat e hardcore old school, além de manter a influência do hardcore dos anos 90 sempre presente. Difícil encontrar informações sobre o grupo, mas, de qualquer forma, é um split que representa bem o hardcore / punk feito no país no final dos anos 90, sendo o destaque as intenções e ideias, enquanto o ponto negativo, na minha opinião, está na interpretação vocal, que, apesar da energia, parece estar fazendo bastante esforço para poder manter a intenção melódica, inclusive, por vezes, desafinando. É um bom split, de um grupo que possui apenas este trabalho registrado, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro. O split inicia com uma das faixas que possuem intenção de "vinheta", sendo esta, como o nome já sugere, a de introdução. Esta é uma faixa instrumental, com uma intenção bem jazz, possuindo um bom swing, bem como um bom walking bass, além de um bom arranjo de guitarra.
2) Izmedju Zidova. Esta é uma boa composição, a qual possui uma introdução mais cadenciada, com uma boa frase da guitarra, enquanto que a parte A já é mais embalada, existindo momentos com bastante groove, bem como um momento ska, no final.
3) Kriv Je. Outra ótima composição, embalada e com certa velocidade, ela possui uma intenção melódica bem árabe (ou turca), devido à inclusão da segunda menor na ideia modal, sendo justamente este o destaque, na minha opinião. Embora seja uma boa composição, o arranjo é bem simples e pouco trabalhado, possuindo um refrão bem sing-a-long.
4) Ja Mogu Sam. Considero esta uma das melhores faixas do split, a qual possui uma introdução mais cadenciada, enquanto a parte A e o refrão são mais embalados e velozes, possuindo uma boa intenção melódica no refrão, com a inclusão de contracantos, sendo este bem sing-a-long.
5) On Je Najbolji. Outra boa composição, bem embalada, embora não muito veloz, mas com ideias bem simples, apesar de que os momentos com trocas rápidas de acorde, na parte A, mereçam atenção, sendo, justamente, a parte A o destaque, na minha opinião.
6) Ne Mogu Da Ti Verujem. Considero esta a melhor faixa do split, a qual possui um ótimo embalo e certa velocidade, uma progressão harmônica bem simples, na parte A, com apenas dois acordes, mas que possuem uma intenção bem de embalo, além de possuir um trecho mais cadenciado, no final. O destaque, na minha opinião, está nas frases do baixo, em especial na parte A.
7) Zrtva Nasilja. Outra boa composição, bastante veloz e embalada, mas com ideias e intenções bem simples, possuindo trocas rápidas de acorde. Esta é uma composição que difere das demais, até então, possuindo pouca duração e muita energia.
8) Smej Se. Esta é outra faixa que considero das melhores do split, também bastante embalada e veloz, com uma progressão harmônica, na parte A, bem simples, mas que mantém uma ótima intenção, enquanto o refrão possui frequentes contracantos, sendo, também, bem sing-a-long.
9) Propast. Esta é outra boa composição, a qual inicia com um arranjo bem jazz, mantendo uma boa melodia, executada pela guitarra, enquanto, logo em seguida, surge a velocidade e embalo, sempre com trocas rápidas de acorde, além de pouca duração, mantendo uma intenção quase que como um grindcore.
10) Outro. O split finaliza com a outra faixa que é uma "vinheta", sendo esta, a faixa 1 tocada no modo "reverso", ou seja, de trás para a frente.
Ouça o split e descubra porque não somos brinquedos de ninguém!

Nenhum comentário :

Postar um comentário