domingo, 20 de novembro de 2022

Tragic Mulatto - Tragic Mulatto (1983)

GÊNERO: Jazz Core
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Skeeter - Daved Marsh (Vocal)
Karl Konnerth (Trompete)
Gail Coulson (Saxofone)
Alistair Shanks (Baixo)
Flip - Patrick Marsh (Bateria)
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Este é o primeiro single, e primeiro trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Alternative Tentacles, e foi gravado no estúdio Tom Mallon. Um excelente trabalho de estreia, com uma intenção bem explícita e peculiar, repleta de expressão em sua interpretação, a começar pela ausência de instrumento harmônico em sua formação, apesar de o baixo ser o responsável por esta função. O fato é que as intenções harmônicas são bem simples, sempre com ideias bem minimalistas, mantendo a ideia monocórdica por bastante tempo. O destaque está nos arranjos dos instrumentos de sopro, sempre com ideias dissonantes, fugindo do tonal, também com intenções bem minimalistas, mas que deixam uma "estranheza" na sensação de quem as ouve. Excelentes composições, bem conceituais, com certo embalo, e com uma intenção rítmica mais tribal, a qual apropria-se pouco dos pratos, priorizando os tambores, mantendo um padrão rítmico bem constante. A interpretação vocal, muitas vezes, soa como um spoken word, já que há uma ausência melódica, focando mais no texto. Sou suspeito para falar, já que sou um grande fã desta primeira fase do grupo, a qual possui dois registros, este e mais um EP. EP este que tenho a honra de possuir na minha coleção! Vale a pena conferir, com certeza são composições bem únicas, difícil encontrar outro grupo com intenções semelhantes. Talvez o álbum Mama, do grupo canadense Nomeansno, seja o mais próximo que posso encontrar! Recomendo, ao menos, conhecer, por se tratar de uma proposta altamente criativa.
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FAIXA A FAIXA:
1) The Suspect. O single inicia com a faixa que considero a melhor, um bom padrão rítmico mantido pela bateria, bem como uma intenção harmônica bem evidente representada pelo baixo, tudo com intenções bem minimalistas, enquanto a interpretação vocal soa como um spoken word, sendo o destaque o arranjo e interpretação dos instrumentos de sopro, sempre bem dissonantes em suas ideias melódicas.
2) No Juice. O single finaliza com outra ótima composição, a qual mantém uma intenção bem tribal, com uma excelente frase de bateria, acompanhada pelo baixo, mais uma vez, com uma intenção bem minimalista, enquanto o vocal possui uma intenção melódica, apesar de não deixar de lado a ideia do spoken word, sendo o destaque, mais uma vez, o arranjo dos instrumentos de sopro, com boas frases, também bem minimalistas, embora menos criativas que as da faixa anterior, existindo um refrão bem sing-a-long e repleto de contracantos.
Ouça o single e entenda o mulato trágico!

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