quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Tormento Dos Vizinhos - Demo (1996)

GÊNERO: Funk Metal
ORIGEM: Brasil (Joinville / Santa Catarina)
FORMAÇÃO:
Diogo (Vocal, guitarra)
César (Guitarra)
Leonardo Koala (Baixo)
Tiba - Thiago (Bateria)
.
Esta é a terceira demo lançada pelo grupo, de maneira independente. É uma boa demo, com boas composições, bem arranjadas, possuindo bastante expressão, bem como bons riffs e frases de guitarra. As composições possuem frequentes variações de cadência, existindo frequentes grooves, embora não seja em "tempo integral". Embora eu tenha classificado como funk metal, a demo possui influências de hardcore, skate punk e crossover, sendo difícil de rotular, assemelhando-se à bandas como Infectious Grooves, D.R.I. e Suicidal Tendencies. É uma demo com boas composições e arranjos, porém, a qualidade da gravação deixe a desejar, mas, que, ao mesmo tempo, ajuda a fortalecer a qualidade dos estúdios de gravação da época, como já comentei, aqui, em outras postagens, sendo o destaque os arranjos e interpretações da guitarra. O ponto negativo está, na minha opinião, no vocal, embora bastante expressivo, o que é o ponto positivo, ele dá a sensação de que é feito com muito esforço, prejudicando o resultado final, porém, tudo está no lugar, bem encaixado, com bons arranjos e boas composições. Vale a pena conferir, um nome importante para a cena underground catarinense dos anos 90, vindo a participar de destacadas coletâneas da época.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Self Destruction. A demo inicia com uma boa composição, a qual inicia com um trecho bem distinto do restante do registro, com um trecho bem jazz core, para, logo em seguida, surgir o groove, parte pouco embalada, ao contrário do refrão, o qual possui um bom embalo.
2) Going Down. Outra boa composição, a qual inicia com um bom groove, enquanto a parte A já é mais embalada, embora não muito veloz, intenção que se mantém, também, no refrão, o qual possui eventuais frases executadas em sincronia entre os instrumentos.
3) Um Pouco De Tudo Dá Errado. Outra boa composição, pouco veloz, mas com um bom groove e embalo. Esta faixa lembra, um pouco, na parte A, com Sub Society, possuindo um refrão bem sing-a-long, o qual possui uma variação de cadência, incluindo o maior número de frases.
4) Fight Them. Considero esta uma das melhores faixas da demo, a qual possui a parte A com bastante groove, enquanto o refrão possui certa velocidade, bem como um bom embalo, sendo o destaque o arranjo de guitarra.
5) It's Not My Fault. Esta é outra faixa que considero das melhores da demo. Bastante embalada, na parte A, esta soa bem skate punk, enquanto o refrão possui uma variação de cadência, surgindo a presença constante do groove.
6) L.C.. Mais uma boa composição, com um bom groove na introdução, enquanto a parte A já soa como um crossover, enquanto o refrão lembra mais um skate punk, com destaque para os riffs de guitarra.
7) Mundo Irreal. Mais uma ótima composição, a qual inicia com um excelente groove, enquanto a parte A lembra, bastante, com D.R.I., com um bom embalo, existindo variações de cadência no decorrer da composição, frequentes grooves, sendo o destaque o arranjo de guitarra, em especial quando do uso do wah-wah.
8) Respect Me. Esta é outra faixa que considero das melhores da demo, repleta de groove, do início ao fim, ela possui, apesar do groove, um bom embalo, bem como um bom arranjo vocal, em especial na parte A, sendo, justamente, este o destaque.
9) I'll Hate You Forever. Outra boa composição, bastante embalada, com frequentes trocas de acorde no contratempo, existindo eventuais trechos mais cadenciados, com a inclusão de um groove, sendo o destaque a intenção.
10) Abuso De Poder. Considero esta a melhor faixa da demo, a qual destoa das demais, por soar bem punk rock, lembrando com Inocentes. Aqui a interpretação vocal está mais "natural", sem a sensação de "esforço" na interpretação, possuindo um bom embalo e um bom arranjo.
11) Um Pouco De Tudo Dá Errado (Versão 2). Esta é a mesma composição da faixa 3, a qual mantém as mesmas características, com pequenas variações no arranjo, em especial na introdução.
Ouça a demo das demo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário