quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Poison Idea - Religion & Politics Part 1 & 2 (1993)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Portland - Multnomah / Oregon)
FORMAÇÃO:
Jerry A. - Jerry Lang (Vocal)
Pig Champion - Thomas Roberts (Guitarra)
Mondo - Craig Lower (Guitarra)
Myrtle Tickner - Charles Nims (Baixo)
Thee Slayer Hippy - Steve Hanford (Bateria)
.
Este é o sexto EP lançado pelo grupo, após 5 álbuns de estúdio, através do selo Tim/Kerr. É um bom EP, não tão veloz quanto muitos de seus registros anteriores, estando na tangente com o street punk. O grupo mantém a mesma expressão nas interpretações, apenas as composições não são tão velozes quanto muitos trabalhos anteriores. O vocal mantém o mesmo timbre de sempre, sempre usando um pequeno drive na voz. Os arranjos não são muito trabalhados, mas, têm seus méritos, pois possuem eventuais trechos bem pensados, mantendo a mesma ideia para as composições. O EP conta com uma faixa ao vivo e duas faixas cover. O curioso está por parte da capa, pois o EP possui três capas diferentes: a "original", lançada para a versão em LP; a capa da versão em CD e a capa da versão australiana. A versão australiana possui uma faixa a menos que as outras versões. Aqui disponibilizo a versão com esta faixa que não consta na versão australiana. Vale a pena conferir, um dos clássicos do hardcore norte americano dos anos 80, banda referência do gênero, ainda hoje!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Religion & Politics Part 1 & 2. O EP inicia com a faixa que dá nome ao mesmo. Iniciando de maneira mais intimista, instrumental, sem distorção, com a harmonia executada em acordes abertos, com inversões do baixo e eventuais notas de passagem, a parte 2 conta com distorção e voz. Não muito veloz, sendo uma composição sem nada de mais, apesar de possuir um bom arranjo, sendo o destaque o refrão e a ponte.
2) What He Said. Considero esta uma das melhores faixas do EP. Já mais embalada do que a faixa anterior, esta soa mais como um hardcore, com trocas rápidas de acorde, um bom arranjo, apesar de simples, o destaque está na parte A e na ponte.
3) Say Goodbye (Live). Considero esta a melhor faixa do EP e é, justamente, a única faixa ao vivo do EP. Um clássico do grupo, possuindo um excelente riff de guitarra na introdução, além de um ótimo embalo, apesar de não muito veloz, sendo, talvez, a faixa que soa mais hardcore em todo o EP. O destaque está na parte A. e no riff da guitarra.
4) Closet Monster. Uma boa composição, já bem punk rock, talvez a faixa menos hardcore e mais street punk de todo EP. Não possui nada de mais, mas, ainda assim, não é uma composição ruim, apenas não tem nada de especial que chame a atenção, uma composição bem trivial.
5) Blockhead. Esta é a primeira faixa cover do EP, sendo uma composição de Bob Mothersbaugh e Mark Mothersbaugh, sendo gravada, originalmente, pelo grupo Devo, em 1979. Uma boa composição, mais lenta que as faixas anteriores, o destaque está nas frases da guitarra na parte A e na variação de compasso, com destaque para o trecho em que o compasso está em 11/8! Os contracantos e o solo de guitarra também merecem atenção. Uma boa versão, mas com algumas diferenças bem perceptíveis em relação à versão original
6) Death, Agonies & Screams. O EP finaliza com a outra faixa cover. Ela foi composta e gravada, originalmente, pelo grupo Gism, lançada em 1983. Esta faixa já soa mais como um D-beat, existindo frequentes trechos com dois bumbos, além de possuir um bom embalo e uma intenção bem pesada. Uma boa versão, bem fiel à original.
Ouça o EP e conheça a religião e política partes 1 e 2!

Nenhum comentário :

Postar um comentário