segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Ocho Bolas - Trabajo Duro (1991)

GÊNERO: Oi!
ORIGEM: Chile (Valparaíso / Valparaíso)
FORMAÇÃO:
Jesus Pereira (Vocal)
Edinson Tapia (Guitarra)
Rienzi Nahuel (Baixo)
Peter Guerrero (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Dim, e foi gravado no estúdio Saul "Naranjero". O álbum foi relançado como um split, em fita K7, com a banda, também chilena, Anarkia, em 1994, chamada Clasicos Del Punk Chileno Vol. 2, através do selo Alerce, e, em 2003, o selo Alerta fez uma compilação dos splits Clasicos Del Punk Chileno Vol. 1 e 2, na versão CD, chamado, apenas, Clasicos Del Punk Chileno, que, além das duas bandas citadas anteriormente, ainda conta com a participação dos grupos, também chilenos, Los KK e Caos. É um bom álbum, que, na verdade, é chamado de mini álbum, devido à pouca quantidade de faixas, e, embora eu tenha classificado como Oi!, possui fortes influências de punk rock. Os músicos não possuem muita técnica, porém tudo está no lugar e existem algumas frases interessantes, mostrando que sua técnica não é tão "rala", em especial no que diz respeito aos arranjos de baixo e bateria. É um som Oi!, porém a extensão e timbre de voz se assemelham a um punk rock britânico do final dos anos 70, com músicas não muito velozes, mas embaladas, com os acentos e trocas sempre nas cabeças de compasso, existindo uma versão de um clássico britânico dos anos 80. O ponto fraco, na minha opinião, está na qualidade da gravação, em especial no timbre da guitarra, sem peso e com um timbre de distorção que não me agrada nem um pouco. Porém entende-se, já que tudo estava engatinhando no Chile no início dos anos 90, estavam descobrindo os "macetes" de gravação e mixagem para um som como o do Ocho Bolas! É um bom álbum, importante para a história do punk rock no Chile, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Trabajo Duro. O álbum inicia com a faixa que dá nome e é, também, a faixa que considero a melhor. Bem Oi!, não muito veloz, mas embalada, o destaque está no refrão, mais alegre e bem sing-a-long, com toques duplos na caixa, enquanto que a parte A é mais simples, com destaque para a linha do baixo que, apesar de simples, já dá uma outra cara para a composição.
2) Lautaro Rocanrol. Este é um dos grandes clássicos do grupo. Uma boa composição, mais punk rock, como o nome já diz, com influências de rock 'n' roll, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long. Não muito veloz, mas embalada, bem simples, mas com tudo no lugar, existindo a inclusão de um piano.
3) Emigrante. Outra faixa que considero muito boa, também bem Oi!, com a parte A bem simples, mas com um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque o refrão, com um excelente desenho melódico da voz, além de uma boa linha de baixo que preenche os acordes soltos da guitarra. Possui um bom embalo, apesar da pouca velocidade.
4) En Las Calles. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, já mais lenta, esta é um Oi! mais melódico, quase uma balada (exagerando um pouco), com uma progressão harmônica bem minimalista, que se repete do início ao fim, com um refrão bem sing-a-long.
5) Absurda Realidad. Outra boa faixa, que inicia lenta como a faixa anterior, mas que não demora a ficar mais veloz. Esta é a faixa mais veloz do álbum, bem Oi!, um Oi! veloz, na verdade! Bem embalada, o destaque está nas trocas rápidas de acorde. Uma boa composição, porém com nada que chame muito a atenção.
6) 1492. Outra faixa que considero muito boa, com uma frase da bateria na introdução bem interessante, apesar de simples, seguido por uma boa progressão harmônica que é, na minha opinião, o destaque da composição, embora o desenho melódico da voz também mereça atenção. Não muito veloz, mas com um bom embalo.
7) Yo Quiero A Mi Pais. O álbum finaliza com uma das faixas que considero das melhores, que é, na verdade, uma versão da música England Belongs To Me, composta e gravada, originalmente, pelo grupo Cock Sparrer em 1982. O instrumental e a melodia é extremamente fiel à versão original, porém a letra foi modificada, criada uma versão em espanhol. Uma excelente composição, quase um hino, com destaque para o refrão, bem sing-a-long e com um excelente desenho melódico da voz.
Ouça o álbum e faça um trabalho duro!

Nenhum comentário :

Postar um comentário