quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Offspring - Pretty Fly (For A White Guy) (1998)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Garden Grove - Orange / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Dexter Holland (Vocal, guitarra)
Noodles - Kevin Wasserman (Guitarra)
Greg K. - Gregory Kriesel (Baixo)
Ronald Welty (Bateria)
.
Este é o décimo single lançado pelo grupo, após 4 álbuns de estúdio, através do selo Columbia, e foi gravado no estúdio Eldorado. É um ótimo single, lançado uma semana antes do lançamento do álbum seguinte, sendo este o primeiro single a promover o quinto álbum de estúdio do grupo. Já havia feito uma resenha deste single em 2010, confira aqui! O single possui 3 versões da mesma composição, sendo uma a original, um remix e outra com quase nada de diferente, a não ser o timbre de voz de algumas falas, além de contar com uma faixa ao vivo, pertencente ao álbum anterior, e uma faixa de estúdio, até então inédita. O curioso é que foram lançadas diferentes versões, cada uma com uma lista de faixas diferente, aqui juntei todas as faixas encontradas nas diferentes versões. Podemos dizer que foi aqui que o grupo começou a se tornar cada vez mais conhecido mundialmente, não só pelo público underground ou do punk rock e rock, de modo geral, tanto que o single atingiu o primeiro lugar das paradas em diversos países, bem como conquistou premiações de ouro e platina, algumas vezes mais de uma vez. Nas paradas semanais, o single esteve na lista das mais tocadas por, pelo menos, uma semana, nos seguintes países: 53 na lista do Hot 100, da Billboard, 31 na Rhythmic, também da Billboard, 24 na Islândia, 13 na Mainstream Top 40, da Billboard, 10 na França, 9 no Canadá, 5 no Mainstream Rock, da Billboard, 4 na Suíça, 3 na Bélgica (Wallonia) e na Alternative Airplay, da Billboard, 2 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Europa, e primeiro lugar na Austrália, Bélgica (Flanders), Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda (Top 40 e Top 100), Noruega, Escócia, Suécia e Grã Bretanha. Nas listas anuais, o single atingiu as seguintes posições: 93 no Canadá, 54 na Suécia, 47 na França, 31 na Bélgica (Wallonia) e na Mainstream Rock (Billboard - EUA), 30 na Grã Bretanha, 21 na Alternative Songs (Billboard - EUA), 18 na Alemanha, 16 na Austrália (1998) e Suíça, 15 na Holanda (Top 40), 12 na Romênia, 10 na Áustria, 8 na Bélgica (Flanders) e Europa, e quinta posição na Austrália (1999) e Suécia. Além disso, o single conquistou certificação de ouro na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália e Holanda, bem como certificação de platina no Japão (6 vezes), Austrália (4 vezes), Suécia (3 vezes), Noruega (2 vezes) e Reino Unido. É um bom single, vale a pena conferir, apesar do forte apelo comercial que as faixas título possuem.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Pretty Fly (For A White Guy). O single incia com a faixa título, que é, também, a versão do álbum, sendo a música de trabalho, possuindo videoclipe de divulgação. É um bom clipe, bem humorado, sendo uma sátira a rappers (ou pseudo rappers) brancos. A música possui um bom embalo, uma boa progressão harmônica, deixando de lado o hardcore, embora o refrão possua timbres e progressões do gênero, mesmo que com pouca velocidade. É uma boa composição, diferente da maioria das composições do grupo até então, mas que deu muito certo!
2) Pretty Fly (For A White Guy) (The Geek Mix). Esta versão é exatamente igual à anterior, com a diferença do timbre de voz em algumas eventuais falas, não é nem no vocal principal. As características são as mesmas descritas na faixa anterior.
3) Pretty Fly (For A White Guy) (The Baka Boys Remix). Esta sim é um remix da versão original, sendo a principal diferença a bateria, que foi excluída e substituída por uma batida programada. As mixagens, em especial da guitarra, também foram modificadas, no mais, ela possui as mesmas características descritas na faixa 1.
4) No Brakes. Considero esta a melhor faixa do single, bem veloz e embalada, esta já tem a cara do som do grupo, com um excelente desenho melódico, trocas rápidas de acorde, possuindo um bom trabalho de dinâmica, com pausas, abafados e acordes soltos. Esta composição, até então inédita, viria a fazer parte da lista de faixas do próximo álbum do grupo.
5) All I Want (Live). Esta é a única faixa não inédita do single, sendo parte da lista de músicas do álbum anterior. Esta versão foi extraída de uma apresentação do grupo na televisão, no canal MTV. É uma excelente composição, bem veloz e embalada, considero esta uma das melhores faixas do single, com destaque para o desenho melódico da voz.
Ouça o single e veja se realmente é uma bela mosca para um cara branco!

Nenhum comentário :

Postar um comentário