sábado, 25 de setembro de 2021

Operation Ivy - Radio Daze (1999)

GÊNERO: Ska Core
ORIGEM: EUA (Berkeley - Alameda / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Jesse Michaels (Vocal)
Lint - Timothy Armstrong (Guitarra)
Matt McCall - Matthew Freeman (Baixo)
Dave Mello - David Melo (Bateria)
.
Álbum lançado em 1999, porém com gravações de 1988, através do selo Spiked Belts And Beer, e foi gravado nas rádios KSPC e WMFU. O álbum conta com duas gravações diferentes, ambas em apresentações ao vivo em emissoras de rádio, uma da Califórnia e outra de Nova Jersey, sendo a primeira em 17 de Março de 1988 e a segunda em 21 de Abril do mesmo ano. O álbum conta com apenas 15 composições, apesar das 26 faixas, já que muitas delas se repetem, pois foram apresentadas nos dois momentos. Sou um grande fã do grupo, escuto há uns 30 anos e nunca enjoei! A qualidade da gravação de ambas as apresentações deixam a desejar, porém, em compensação, a energia do grupo está ali, bem fiel e evidente, sem nenhum tipo de edição. Talvez os precursores do ska core?! Sim ou não, o fato é que eles influenciaram toda uma geração que viria a surgir poucos anos mais tarde e que acabou se consolidando como um forte movimento dos anos 90. Este movimento pode ser visto como precursor dentro do hardcore, porém já é a terceira "onda forte" do ska, porém a primeira envolvendo o hardcore. É um ska core, mas o hardcore é bem ao estilo skate punk, com composições bem embaladas, um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque, na minha opinião, os arranjos e linhas do contrabaixo, Matt sempre foi uma influência pra mim como baixista. Existindo brechas para improvisos, o trabalho vocal é outro ponto a ser observado, bastante criativo, utilizando, frequentemente, duas vozes. O álbum ainda conta com uma faixa cover.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Healthy Body Artificial Life. O álbum inicia com duas composições em uma única faixa. São duas ótimas composições, a primeira bem ska e a segunda já com mais toques do skate punk / hardcore do grupo, embora a pegada ska seja bem evidente.
2) The Crowd. Esta já uma composição mais embalada e veloz, um dos grandes clássicos do grupo, ela não possui nada de ska, é bem skate punk, ao estilo Adolescents. Um refrão sing-a-long e uma boa progressão harmônica.
3) Junkies Runnin' Dry. A faixa mais veloz até então, bem embalada. O ruim é que a partir desta faixa, o vocal quase não se escuta, fica muito baixo, vindo a melhorar em faixas posteriores. De qualquer forma é uma ótima composição, bem embalada e com um refrão bem sing-a-long.
4) Here We Go Again. Esta é uma composição bem ska, porém, mais uma vez, o vocal pouco se ouve, prejudicando a qualidade da ótima composição. Quase o tempo todo em ska, ela possui eventuais trechos distorcidos, puxando para um skate punk. Mais uma vez o trabalho de dinâmica e as duas vozes merecem atenção.
5) Yellin' In My Ear. A composição começa com uma ótima frase de guitarra, para, logo em seguida, se tornar um ska na parte A e um skate punk no refrão. Uma ótima composição, bem embalada e com um refrão sing-a-long.
6) Cretin Hop. Eis que surge a faixa cover. Esta é uma composição do grupo Ramones e foi gravada, originalmente, pelo grupo, em 1977. Bem fiel à versão original, mantendo a mesma estrutura e arranjo, ficou uma boa versão, mas, na minha opinião, Operation tocando Operation é mais bacana do que Operation tocando Ramones!
7) Bombshell. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bem veloz e embalada, ela não tem nada de ska, é um skate punk bem evidente, com um bom refrão e uma boa frase da guitarra, bem como as frases do baixo.
8) Old Friendships. Uma composição bem embalada, com nada ska, mais uma vez, ela possui um bom trabalho de dinâmica, bem como uma boa linha de baixo.
9) Sleep Long. Composição com um excelente refrão, bem sing-a-long, esta é bem embalada e veloz, com nada ska, mais uma vez, sendo o destaque o arranjo do contrabaixo, com linhas bem movimentadas, em especial no refrão. Trocas rápidas de acorde e um sutil, mas bom, trabalho de dinâmica, existindo um trecho mais cadenciado.
10) Hedgecore. Esta é uma faixa que mescla o ska com o skate punk, sendo mais ska, apesar de alternar. Esta faixa possui um trecho bem interessante para improvisação no final, a qual o andamento reduz, perdendo um pouco o embalo.
11) Plea For Peace. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem veloz e embalada, mas com um arranjo que acaba cadenciando em alguns trechos e no refrão, que, aliás, é bem sing-a-long. Mais uma vez as duas vozes merecem atenção.
12) I Got No. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Também bem embalada, apesar de não muito veloz, com uma excelente linha de baixo, que, na minha opinião, é o grande destaque, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
13) Hangin' Out. Mais uma faixa que considero das melhores do álbum, bem veloz e embalada, esta é bem skate punk, com nada ska, bastante energia e, mais uma vez, o refrão bem sing-a-long, além de trocas rápidas de acorde.
14) Left Behind. Esta é a faixa que finaliza a primeira apresentação, na rádio KSPC, da Califórnia. Uma composição que alterna entre trechos velozes e outros mais cadenciados, possuindo uma excelente linha de baixo e um refrão bem sing-a-long.
15) Here We Go Again. Aqui começa a apresentação na rádio WMFU, de Nova Jersey. Esta composição é a mesma da faixa 4, porém está mais expressiva e veloz, além de possuir um timbre de baixo bem "roncado", dando mais peso. Considero esta uma das melhores faixas do álbum.
16) Junkies Runnin' Dry. Outra faixa que considero das melhores do álbum. É a mesma composição da faixa 3, porém, aqui, o vocal é possível ouvir!
17) Hoboken. Outra faixa bem veloz e embalada, ela não possui nada de ska, sendo o destaque as pausas de pequena duração, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
18) Artificial Life. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Esta composição já apareceu na faixa 1. Ambas as versões estão muito boas, porém aqui ela está individual, sem estar com outra música na mesma faixa!
19) Plea For Peace. Esta composição é a mesma da faixa 11, porém me agrada mais a versão anterior, esta parece um pouco embolada. O timbre que antes ajudou, aqui acabou prejudicando.
20) Sleep Long. Esta composição é a mesma da faixa 9, porém ainda me agrada mais a versão anterior, mais definida devido à equalização e timbres.
21) Healthy Body. A mesma composição que inicia o álbum, esta está mais suja, mas bem interessante, embora ainda prefira a versão anterior.
22) Hedgecore. Esta é a mesma composição da faixa 10, porém esta versão é infinitamente melhor, principalmente, devido ao final da faixa e sua improvisação. Considero esta uma das melhores faixas do álbum.
23) The Crowd. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. É a mesma composição da faixa 2, porém a equalização está com melhor qualidade nesta versão.
24) I Got No. Esta é a mesma composição da faixa 12, porém a qualidade da versão anterior é melhor. Esta versão possui um abafado vindo da fita cassete.
25) Hangin' Out. Esta é a mesma composição da faixa 13, porém a qualidade da faixa anterior está melhor, devido à gravação, à equalização e timbres.
26) Yellin' In My Ear. O álbum finaliza com a composição que é a mesma que a da faixa 5, porém considero a versão anterior melhor, devido à qualidade de gravação.
Ouça o álbum e conheça o atordoamento de rádio!

Nenhum comentário :

Postar um comentário