quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Nursery Crimes - Fun Hurts! (1992)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Austrália (Melbourne / Victoria)
FORMAÇÃO:
Phil Rose (Vocal)
James McInnes (Guitarra, piano)
David Dixon (Guitarra)
Davage Thomas (Baixo)
Russell Hopkinson (Bateria, percussão)
.
Este é o segundo, e último, álbum lançado pelo grupo, através do selo Survival, e foi gravado no estúdio Sing Sing. É um bom álbum, que soa como estando em um limbo de uma fase. E estão! As melodias têm um toque do hardcore melódico que viria a ser um gênero consolidado anos mais tarde, mas a influência do punk rock / skate punk dos anos 80 não consegue ser deixada de lado! É como se quisessem encontrar um novo lugar, um novo momento, ainda preso ao passado, mas experimentando e tentando ideias novas. As composições são embaladas, em sua maioria, não sendo muito velozes, embora existam eventuais momentos em que a velocidade aparece. Soa como uma mistura de T.S.O.L. com Dwarves, bem como descrito antes: preso ao passado, mas vislumbrando o futuro! O álbum possui uma faixa cover. Os músicos não são muito técnicos, mas tudo está no lugar e os arranjos são criativos, embora nada de excepcional, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Who's Sorry Now?. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bem embalada, com um bom arranjo e com certa velocidade, a guitarra possui eventuais riffs e frases bem criativas, sendo o destaque o arranjo de guitarra da parte A e o desenho melódico da voz. Existe, ainda, um trecho bem funk metal, que também merece atenção.
2) Build It Up. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Mais uma vez bem embalada, possuindo uma boa progressão harmônica na parte A, a qual considero o destaque da composição. O refrão é bem sing-a-long e o desenho melódico da voz também merece atenção.
3) Yardstick For Lunatics. Quase uma vinheta, esta é uma faixa acústica, executada apenas com o violão, com uma intenção e pegada bem blues. Apesar de possuir apenas segundos de duração, é uma boa composição.
4) I Can Feel You. Outra boa faixa, bem embalada, com destaque para a parte A e seu arranjo de guitarra, com um bom riff. O refrão não me agrada muito, porém é bem sing-a-long e possui uma intenção bem alegre. Esta é outra faixa que varia a sua cadência para um funk metal.
5) Marked By Time. Considero esta a faixa que menos me agrada em todo álbum. Lenta e nada embalada, ela possui uma intenção bem "alegre", em especial na parte A, com a execução harmônica em staccato, sendo o destaque o refrão.
6) Sad. Esta é uma faixa bem embalada e com certa velocidade, porém também possui uma intenção melódica bem alegre. Na verdade, esta parece uma composição do Jam, mas com muito mais velocidade! Destaque para a parte B, possuindo um refrão bem sing-a-long.
7) Eleanor Rigby. Esta é a faixa cover do álbum, sendo uma composição de John Lennon e Paul McCartney, gravada, originalmente, em 1966 pelo grupo Beatles. Uma versão bem diferente da original, esta possui mais peso e mais groove, o que me agrada muito, a ponto de considerar esta versão melhor que a original.
8) Godfrey Carson. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bem embalada e veloz, ela possui um bom desenho melódico da voz, mas o destaque está no arranjo de guitarra. As frases da guitarra também merecem destaque.
9) Next Time. Considero esta a melhor faixa do álbum. Com um bom arranjo e uma boa progressão melódica, esta, não é muito veloz, embora possua um bom embalo. O destaque, na minha opinião, está na progressão harmônica da parte A, possuindo um refrão bem sing-a-long, além de um bom arranjo de guitarra.
10) Around. Outra composição que não me agrada muito, mais lenta e mais "alegre", com um bom arranjo de guitarra, bem criativo, com muitas frases. A composição possui uma intenção bem definida, conseguindo atingir bem sua intenção, com uma tonalidade no modo Maior, o que ajuda a caracterizar a intenção da composição.
11) Party Girl. Esta é uma boa composição, bem embalada e com certa velocidade. Nada de especial no arranjo, sendo o destaque a velocidade e embalo, bem como os momentos sem voz. A composição possui eventuais contracantos, que também merecem atenção.
12) Singing Songs. O álbum finaliza com uma faixa bem pop punk, alegre, com frases de guitarra bem alegres, confirmado pela utilização de uma tonalidade no modo Maior, sendo o destaque a parte B, que prepara para o refrão, com uma ótima progressão harmônica, além de eventuais frases tocadas em sincronia.
Ouça o álbum porque a diversão machuca!

Nenhum comentário :

Postar um comentário