sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Rancid - Rancid (1993)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: EUA (Berkeley - Alameda / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Tim Armstrong - Timothy Armstrong (Vocal, guitarra)
Matt Freeman - Roger Freeman (Baixo)
Brett Reed (Bateria)
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Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Epitaph, e foi gravado no estúdio Fantasy. É um excelente álbum, talvez o que eu considere o melhor, embora seja difícil afirmar! Não possui nenhuma música "fraca", todas me agradam bastante, algumas mais. Sempre com muito embalo, não extremamente veloz, embora não seja lento, com muito drive, em especial nas guitarras e voz, com faixas não muito extensas, bons arranjos, em especial os de contrabaixo, aliás, os arranjos de contrabaixo são o grande destaque, na minha opinião, uma das marcas registradas do grupo, assim como o timbre de voz de Tim. Considero estas duas as principais características do som do grupo. Este é o primeiro álbum, e foi o primeiro trabalho a ser lançado pelo selo Epitaph, já que o EP anterior havia sido lançado por outro selo. Outra curiosidade do álbum está no fato de que este é o único álbum da carreira do grupo em que a formação é um trio, logo após o lançamento do álbum, Billie Joe, do Green Day, participou de algumas apresentações do grupo, tocando guitarra, e sugeriu que chamassem o guitarrista Lars Frederiksen, porém este mesmo recusou a proposta, pois, na época, estava tocando com o UK Subs. Meses depois, o guitarrista repensou e aceitou a proposta, já vindo a participar do grupo na turnê de lançamento deste álbum. Inclusive o guitarrista aparece em algumas imagens no videoclipe lançado para divulgação do álbum. Foi com este álbum que conheci o grupo, há quase 20 anos atrás, um excelente início! O álbum conta com as participações de Beth Oiler tocando congas, Donnel Cameron tocando maracas, e Jeff Abarta, Jay Bentley, Brett Gurewitz e Eric Martini fazendo backing vocals, além de possuir uma faixa cover. A arte da capa é obra de Tracy Cox. Realmente vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Adina. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, bem embalada, com uma excelente linha de baixo, bem caminhada, uma boa intenção, sem frescuras, direto ao ponto. Uma ótima composição, com um bom arranjo.
2) Hyena. Considero esta a melhor faixa do álbum, que é também, a faixa de trabalho do álbum, pois possui videoclipe de divulgação. Bem embalada, mas não muito veloz, ela possui, mais uma vez, uma excelente frase do baixo, além de possuir um refrão bem sing-a-long. Tocava esta música com uma das bandas que tive. Momento nostalgia!
3) Detroit. Outra composição muito boa, com destaque para as frases de baixo. O curioso é que o andamento aumenta quando a bateria acompanha! Bem embalada, um bom arranjo e variações de cadência.
4) Rats In The Hallway. Outra faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido ao refrão, o grande destaque, na minha opinião. Aliás, o refrão desta composição é o melhor momento de todo álbum, bem sing-a-long, sendo "aditivado" pelo trabalho de dinâmica, bem pensado.
5) Another Night. Outra ótima composição, com uma excelente progressão harmônica na parte A, que é, na minha opinião, o grande destaque. Bem embalada, a variação modal entre as partes se torna interessante.
6) Animosity. Mais uma ótima composição, com muito embalo, boas intenções, sendo o destaque o refrão e a variação de cadência no refrão, existindo uma variação tonal entre as partes. As linhas de baixo merecem atenção, mais uma vez.
7) Outta My Mind. Uma excelente composição, com certeza a faixa mais lenta do álbum, como se fosse a "balada", embora não seja! É um punk rock ao estilo Social Distortion, com um excelente refrão, que é, na minha opinião, o grande destaque, embora as eventuais frases do baixo mereçam atenção.
8) Whirlwind. Aqui o embalo e a velocidade voltam como antes! Uma boa composição, com uma excelente intenção, bem como um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque a ponte entre a parte A e o refrão.
9) Rejected. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem embalada, com uma ótima progressão harmônica, bem como a intenção, além de possuir um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
10) Injury. Uma boa composição, com uma progressão harmônica interessante na introdução, sem manter uma ideia tonal, com destaque para as linhas de baixo. No mais uma composição boa, mas com nada que chame muito a atenção, embora possua um bom arranjo.
11) The Bottle. Mais uma boa composição, bem embalada, com boas frases do baixo, um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque a intenção e o bom trabalho de dinâmica entre as partes.
12) Trenches. Outra ótima composição, com um bom arranjo, boas variações de cadência, assim como o trabalho de dinâmica e a progressão harmônica da parte A, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão, que é, mais uma vez, bem sing-a-long.
13) Holiday Sunrise. Mais uma boa composição, bem embalada, com ótimas frases do baixo, bem caminhadas, possuindo uma boa execução harmônica na parte A, com destaque para os acentos marcados em sincronia entre os instrumentos, ora nas cabeças, ora nos contratempos.
14) Unwritten Rules. Outra boa composição, bem embalada, com um bom riff de guitarra, que, aliás, é o grande destaque da composição, embora o refrão mereça atenção, possuindo uma variação de cadência interessante na parte C.
15) Union Blood. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bem embalada, com um bom solo de guitarra, assim como a intenção e a progressão harmônica da parte A, com destaque para a variação de cadência entre as partes, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
16) Get Out Of My Way. O álbum finaliza com a faixa cover, sendo esta uma composição de Eric Dinn e Eric Raider, para o grupo Uptones. O curioso é que o primeiro registro da composição é o deste álbum que comento! Este é um grupo que fazia parte do ciclo de amizades dos integrantes do Rancid, quando estes ainda tocavam no Operation Ivy, sendo da mesma cidade. Bem embalada, com uma intenção mais "alegre" e contracantos bem sing-a-long, esta é uma boa composição desempenhada com um bom arranjo.
Ouça o álbum, mas não fique rançoso!

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