quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Raskaipika - Rebelión En La Casa Del Terror (2002)

GÊNERO: Jazz Core
ORIGEM: Espanha (Madri / Madri)
FORMAÇÃO:
Danihell (Vocal, guitarra)
Fer Selikal (Baixo)
Jesús (Bateria)
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Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo W.C.. É um excelente álbum, demonstrando mais maturidade nas composições em relação ao álbum anterior, bem como deixando bem escancarado a principal influência do grupo: Dead Kennedys! Não há como não perceber a semelhança nas composições, arranjos, timbres e, em especial, o trabalho vocal como um todo, realmente a influência de Dead Kennedys é mais do que evidente, o que é uma coisa boa! Considerei este álbum como jazz core em função de muitos arranjos que lembram o gênero, porém o skate punk e o hardcore old school se mostram bem presentes e rotular o álbum com qualquer um destes outros dois nomes, não será nenhum pecado! Sempre fui um grande fã de DK, foi uma das primeiras bandas que ouvi na minha vida, então fica suspeito eu comentar qualquer coisa, pois sempre serão opiniões positivas! Mas, de qualquer forma, a criatividade nos arranjos, bem como um bom trabalho, bem pensado, dos mesmos são o grande destaque, pois, muitas vezes, nos levam a um lugar bem diferente do qual esperamos que a música vá. O curioso é que o álbum soa como se fosse "dois em um", pois possui duas mixagens diferentes, uma do início até a metade e outra da metade até o final, e, se não bastasse isso, no início de cada uma destas duas mixagens, existe uma faixa instrumental! Na minha opinião, a melhor mixagem está na parte do final. Um prato cheio aos fãs de Dead Kennedys, lembrando muito o som do grupo. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Introvenosa. O álbum inicia com uma das faixas instrumentais. É uma boa composição, com uma intenção bem "sombria", com muita dissonância, além de um bom arranjo, com diferentes intenções rítmicas. Bem típico de uma introdução de álbum.
2) Internado. Uma boa composição, com frases, na introdução, que fogem da ideia tonal, preparando para a parte A, já com voz e mais veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde.
3) Chicos Del Maíz. Uma ótima composição, iniciando com um clima bem "sombrio", para logo após, surgir a velocidade, embalo e voz. Mais uma vez com trocas rápidas de acorde, possuindo um bom trabalho de dinâmica e um excelente desenho melódico da voz no refrão, o grande destaque da composição.
4) Vistes De Punk. Considero esta a melhor faixa do álbum. Veloz e embalada, ela possui um bom trabalho de dinâmica, bem como trocas rápidas, na parte A, sendo o grande destaque o refrão e seu desenho melódico da voz.
5) Prostitución. Uma composição bem intencional, ela mantém um clima bem singular, chamando para uma tensão, em especial devido aos acordes dissonantes da guitarra. Com uma ideia mais intimista, ela possui um ótimo trabalho de dinâmica, apesar de surgir o embalo logo após.
6) Taxi Rock. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem embalada, com certa velocidade, uma boa progressão harmônica, bem como um bom refrão e trabalho de dinâmica, sendo o destaque as frases de guitarra, embora o desenho melódico da voz mereça atenção.
7) Chernobil. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um clima de tensão, mais uma vez, ela possui um excelente riff, bem como um ótimo arranjo e trabalho de dinâmica, sendo o destaque o refrão e os riffs da guitarra.
8) Pesadilla Mortal. Uma boa composição, possuindo uma boa frase da guitarra na introdução para, logo em seguida, surgir o embalo e velocidade. Destaque para os contracantos e o refrão.
9) La Vida De Yon. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um bom embalo e desenho melódico da voz, o grande destaque está, sem dúvida, no refrão e seu arranjo, com excelentes intenções, variações e frases em sincronia entre os instrumentos.
10) Tóxiko. Outra ótima composição, bem embalada e com uma excelente progressão harmônica, um ótimo arranjo, com destaque para as pausas na parte A, embora o refrão, com a caixa da bateria dobrada, mereça atenção.
11) Rebelión En La Casa Del Terror. A faixa que dá nome ao álbum é, também, a última da "primeira parte", inciando com um sample de áudio de filme da década de 30 ou 40, ela possui uma intenção bem de suspense, com boas frases de guitarra, um bom embalo e trabalho de dinâmica, sendo o destaque o refrão e o desenho melódico da voz.
12) Instrumental. Esta é a outra faixa instrumental do álbum (como o nome já sugere), a qual eu considero excelente, com um bom arranjo, diferentes intenções, trocas rápidas de acorde e frases em sincronia entre os instrumentos, além de possuir frases de guitarra com frequentes intervalos dissonantes.
13) Odio El Country. Bem embalada e veloz, ela possui um refrão bem sing-a-long que é, aliás, o grande destaque, possuindo trocas rápidas de acorde e um bom desenho melódico da voz.
14) Me Gusta. Uma ótima composição, com boas frases de guitarra que fogem da ideia tonal, além de possuir, mais uma vez, trocas rápidas de acorde e um bom desenho melódico da voz, bem como embalo e velocidade.
15) Hasta Haceros Trizas. Uma boa composição, com uma ótima frase de guitarra, com eventuais intervalos dissonantes. A composição alterna entre uma parte já mais lenta e cadenciada e outra mais veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, se assemelhando às demais composições.
16) Mi Enemigo. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, com bastante embalo e velocidade, trocas rápidas de acorde, o destaque está no desenho, timbre e intenção melódicas da voz, bem como uma boa frase da guitarra executada em sincronia com a voz.
17) Segando Vidas. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um bom arranjo, com diferentes intenções, trocas rápidas de acorde, um bom embalo, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico da voz, embora as eventuais frases de guitarra também mereçam atenção.
18) Solo Pido Carne. Com uma boa frase na introdução, bem como uma excelente frase de guitarra, esta faixa já é mais cadenciada, embora bem embalada, com uma boa intenção e desenho melódico da voz.
19) Nosotros Somos Aquellos. Com certeza a faixa com o arranjo mais trabalhado, com diferentes intenções, frequentes frases executadas em sincronia entre os instrumentos, variações de compasso e pausas de pequena duração, possuindo, também, seu momento embalado, além de manter um bom desenho melódico da voz.
20) Madre. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com um excelente riff de guitarra que é, inclusive, o destaque da composição. Bem embalada, mas não tão veloz, ela possui uma excelente intenção, com uma execução melódica bem interessante devido ao seu timbre.
21) El 130. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem veloz e embalada, com uma excelente progressão harmônica, sendo o destaque o desenho melódico da voz, além de possuir um bom arranjo.
22) Amor Lirico. Esta é a faixa que mais destoa no álbum, com uma intenção bem diferente das demais composições, esta possui um clima mais "espectral", com muito reverber na voz e pouco embalo. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum.
23) Aniquilalos. O álbum finaliza com uma boa composição, com uma intenção que foge da ideia tonal, um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o arranjo e execução da guitarra.
Ouça o álbum e faça parte da rebelião na casa do terror!

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