sábado, 22 de janeiro de 2022

Rashit - Telasa Mahal Yok (1999)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Turquia (Istambul / Marmara)
FORMAÇÃO:
Oguz Taktak (Vocal)
Atilla Kirçelli (Guitarra)
Tolga Özbey (Guitarra)
Tolga Koçak (Baixo)
Gökhan Tunçisler (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Kod, e foi gravado no estúdio Klik. É um bom álbum, com eventuais elementos típicos da cultura musical árabe, aos quais utilizam de micro-tons em suas linhas melódicas, ou seja, apropriam-se de um sistema não temperado. Tirando este (principal) fator, o álbum, no mais, soa como uma banda de punk rock bem característica, com composições não muito velozes, mas, em sua grande maioria, embaladas, possuindo pitadas de ska e street punk. Um bom álbum que, além de tudo, é bastante importante na história do punk rock turco, já que este foi o primeiro álbum "oficial" do gênero a ser lançado no país. Já havia feito uma resenha sobre este álbum em 2014, confira aqui. O álbum conta com as participações de Nedim Sahin tocando clarinete, Tolga Akkaya tocando trombone, e Dede Murat tocando darbouka (instrumento de percussão). Vale a pena conferir, com elementos pouco convencionais para os padrões da música ocidental, sendo um álbum referência na história do punk turco e (por quê não?!) mundial!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Çok Mu Zor?. O álbum inicia com a faixa que considero a melhor. Esta é a faixa que conta com elementos do sistema não temperado, sendo, justamente, este, o destaque, o desenho melódico. Possuindo duas intenções rítmicas distintas, uma mais cadenciada e outra mais veloz, esta faixa possui as participações de Nedim e Dede, aliás, a parte em que o clarinete está presente é o grande destaque.
2) Rutin Hayat. Esta é uma boa composição, a qual conta com a participação de Tolga. Com uma intenção bem alegre, com intenções rítmicas bem distintas, algumas mais embaladas e outra mais cadenciada, esta possui elementos de ska em seu arranjo, sendo o destaque o refrão.
3) Niye Böyle?. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Com uma intenção bem surf, possuindo a harmonia do rock 'n' roll com frases de guitarra de surf music, mas com a intenção bem punk rock. Bem embalada, ela inicia mais cadenciada, porém finaliza com uma acelerada no andamento, porém, sempre mantendo a mesma harmonia e intenção.
4) Ne Yaparsan Yap. Outra boa composição, bem embalada, mais uma vez com uma intenção bem alegre e bem punk rock, lembrando, um pouco, Toy Dolls, em especial no refrão, possuindo bons contracantos. Destaque para as frases de guitarra.
5) Altidan Dokuza. Outra boa composição, bem embalada, com uma melodia bem conhecida, mas com a letra alterada. Uma composição bastante repetitiva, com destaque para as frases de guitarra, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
6) Sark Cephesi. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Não muito veloz, mas com um bom embalo, esta possui um excelente riff na parte A, além de uma boa progressão harmônica, apesar de simples, também possuindo um refrão bem sing-a-long. Destaque para o riff de guitarra.
7) Katilin Adi Yok. Talvez a faixa mais lenta do álbum, com uma intenção bem "arrastada", apesar de possuir um (leve) groove no arranjo da bateria, possuindo uma aceleração no andamento no refrão, o grande destaque da composição, na minha opinião.
8) Paran Yoksa Öl!. Outra boa composição, embora bem simples e com nada de especial, apesar de possuir bons riffs de guitarra, também bem simples. Não muito veloz, mas com um bom embalo e possuindo uma progressão harmônica bem comum e pouco criativa, existindo uma variação tonal no refrão, o grande destaque da composição, na minha opinião.
9) Kapak Güzelleri. Outra boa composição, com uma intenção bem alegre e bem punk rock, bem característico do gênero. Mais uma vez não muito veloz, mas com um bom embalo, além de possuir eventuais boas frases de guitarra e um refrão bem sing-a-long.
10) Hava Soguk. O álbum finaliza com uma boa composição, bem alegre e com uma intenção mais "pop", embora soe como um punk rock, muito em função da progressão harmônica (a harmonia do "T"), possuindo um bom refrão, que é, na minha opinião, o grande destaque. Não muito veloz, embora ela acelere no final, mas mantendo o embalo do início ao fim!
Ouça o álbum e perceba que não há espaço para se preocupar!

Um comentário :


  1. This was very impressive content. Amazing!
    I should share this!
    Please post more content
    I will keep searching for more of your Raw Talent

    ResponderExcluir