segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Magic Slim & Teardrops - Midnight Blues (2008)

GÊNERO: Blues
ORIGEM: EUA (Torrance - Yalobusha / Mississippi)
FORMAÇÃO:
Magic Slim - Morris Holt (Vocal, guitarra)
Jon McDonald (Guitarra)
Danny O'Connor (Baixo)
David Simms (Bateria)
.
Este é o décimo quinto álbum lançado pelo grupo, através do selo Blind Pig. É um bom álbum, possui a essência do blues, possuindo composições em shuffle e compasso composto, além de possuir pitadas de rock 'n' roll e country. As composições não são velozes, mas possuem embalo e swing, sendo a maioria das faixas cover, aliás, muito comum no gênero, artistas regravarem composições de outros músicos, funcionando mais como uma homenagem, um tributo, do que como um plágio ou mesmo um cover! O álbum possui a participação de diversos músicos: Gene Barge, responsável pelo arranjo de metais e saxofone tenor; Elvin Bishop, Lil' Ed Williams e Lonnie Brooks tocando guitarra; James Cotton tocando gaita de boca; Terry Ogolini tocando saxofone tenor; e Don Tenuto tocando trompete. Um bom álbum de um grande nome do blues elétrico, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Let Me Love You. bum inicia com uma das faixas que considero das melhores. A faixa mais rock 'n' roll do álbum, embora seja um blues. A levada típica do rock 'n' roll, com a inclusão da 13ª na harmonia da guitarra, bem como a progressão padrão do rock 'n' roll, e do blues também!
2) You Can't Lose What You Ain't Never Had. Esta é um blues em compasso composto, mais lento e intimista, com destaque para a participação de James Cotton na gaita de boca. No mais, soa como um típico blues, não dos mais intimistas, mas, ainda assim, não deixa de ser!
3) Give Me Back My Wig. Outra faixa que soa bem rock 'n' roll, apesar de não tanto quanto a primeira, mantendo um bom embalo e progressão harmônica padrão com os 3 graus, sendo o destaque o ataque no contratempo quando da finalização do chorus de 12 compassos, além da participação de Lil' Ed Williams na guitarra.
4) Lonely Man. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Um blues em shuffle, com destaque para o desenho melódico da voz e o arranjo no final do chorus, com a inclusão de ataques no contratempo e pausa. A harmonia quando a voz está presente merece atenção, já que é executado apenas um acorde.
5) Spider In My Stew. Outro blues mais intimista, em compasso composto, o qual considero uma das melhores faixas do álbum, composição esta de autoria de Willie Dixon. Esta sim, bem intimista, com destaque para os improvisos de guitarra e eventuais "brilhos" na harmonia da guitarra, que conta com a participação de Lonnie Brooks.
6) Going Down The Road Feeling Bad. Esta é uma composição de autor desconhecido, uma música popular, e é, também, a faixa que menos me agrada no álbum. Esta possui forte influência do country, mas com pitadas de blues!
7) Full Load Boogie. Outra faixa com um toque rock 'n' roll, embora ainda seja um blues em shuffle. Uma boa composição, com destaque para as frases da guitarra, até devido ao fato de esta ser uma faixa instrumental. Uma boa composição, um blues / rock 'n' roll, em shuffle, instrumental!
8) Crosseyed Cat. Outra boa composição, e, mais uma vez, um blues em shuffle. Bons fraseados da guitarra são o grande destaque da composição, que possui uma harmonia padrão do blues, os 12 compassos bem definidos.
9) House Cat Blues. Considero esta a melhor faixa do álbum, um blues com pitadas de rock 'n' roll. Provavelmente a faixa mais veloz do álbum, com uma excelente, e constante, frase da guitarra, sendo o grande destaque a finalização do chorus e sua inclusão de dois acordes que fogem do padrão do gênero.
10) Carla. Outro blues em compasso composto e bem intimista, com a harmonia padrão do gênero. Destaque para as frases da guitarra e sua expressão. No mais, um blues bem padrão.
11) Cryin' Won't Let You Stay. Um blues em shuffle, já mais embalado, com boas frases de guitarra, que contam com a participação de Elvin Bishop. O destaque está nas frases de guitarra, mas a expressão e o trabalho de dinâmica (embora sutil) mereçam atenção.
12) What Is That You Got. Outro blues em compasso composto, mais intimista, sem nada de especial, mantendo as mesmas características das faixas 5 e 10.
13) Loving You Is The Best Thing That Happened To Me. O álbum finaliza com a faixa que possui a participação do naipe de metais: Don Tenuto no trompete, Terry Ogolini e Gene Barge tocando saxofone tenor. O arranjo de metais foi feito pelo mesmo Gene Barge. Esta faixa já possui mais swing, com pitadas de soul, principalmente devido à inclusão dos sopros.
Ouça o álbum e conheça o blues da meia-noite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário