sábado, 20 de fevereiro de 2021

MDC - Agora Mais Que Nunca (2001)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Austin - Travis / Texas)
FORMAÇÃO:
Dave Dictor (Vocal)
Ron Posner (Guitarra)
Gordon Fraser (Guitarra)
Eric Calhoun (Guitarra)
Bill Collins (Guitarra)
Chris Wilder (Guitarra)
Michael Donaldson (Baixo)
Franco Mares (Baixo)
Matt Freeman (Baixo)
Erica Liss (Baixo)
Al Schvitz (Bateria)
.
Esta é a segunda coletânea lançada pelo grupo, após 6 álbuns de estúdio, de maneira independente. Foram feitas apenas 1000 cópias. A coletânea foi feita no Brasil para divulgação da turnê que o grupo estava fazendo no país, turnê que passou por Porto Alegre e tive a honra de poder assistir! O show aconteceu no Garagem Hermética e não estava muito cheio, mas foi sensacional, realmente muito bom! Esta coletânea contempla bem a carreira do grupo até então, possuindo faixas de todos os 6 álbuns, mais 2 ep's, 2 splits e 1 álbum ao vivo, além de faixas inéditas, fazendo parte do período entre 1982 e 1996. As músicas estão em ordem cronológica, deixando para o final as faixas que não pertencem a nenhum álbum ou EP e as faixas ao vivo. Anos mais tarde esta coletânea foi relançada, com o título traduzido para o inglês (Now More Than Ever), com a mesma arte da capa, porém com outras cores, vermelho e preto. É uma ótima coletânea, com uma boa seleção, bem interessante para quem tem interesse em conhecer a carreira do grupo, mas também para os fãs da banda e / ou do gênero! As faixas são velozes, com trocas rápidas dos acordes, existindo frequentes variações de cadência. Apesar de ser uma banda que toca um hardcore old school bem evidente, existem algumas pitadas de outros gêneros, como o street punk e o country, além de possuir 1 faixa cover e duas faixas que são versões de composições já existentes. Vale a pena conferir, um clássico do gênero , além de ser um dos precursores do hardcore.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Business On Parade. A coletânea inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bastante veloz, com trocas rápidas de acordes, existindo eventuais frases e pausas, além de um refrão sing-a-long.
2) Dead Cops / America's So Straight. Outra faixa que considero das melhores. Ainda mais veloz que a faixa anterior, existindo uma variação de cadência de uma parte para a outra. Como o título já sugere, esta faixa é como se fossem duas músicas em uma faixa.
3) Corporate Deathburger. Outra faixa bastante veloz e com trocas rápidas de acordes. Sem pontes ou introdução, esta é uma composição "sem frescura", indo direto ao ponto, possuindo um refrão sing-a-long.
4) John Wayne Was A Nazi. Uma boa composição, com uma introdução que vai intencionando e acelerando para a parte A, mantendo a estrutura simples após isto, possuindo, mais uma vez, uma refrão bem sing-a-long.
5) My Family Is A Little Weird. Outra faixa que considero das melhores, bem embalada e com certa velocidade, possuindo uma progressão harmônica ao estilo punk rock, mas com a cara do hardcore do início dos anos 80!
6) Multi Death Corporation. A faixa possui uma introdução com acordes largados, logo em seguida vem a velocidade e o hardcore old school fica bem evidente, com as características clássicas do gênero. Destaque para as frases existentes com todos instrumentos.
7) Chicken Squawk. Esta é uma das faixas que possui influência do country, embora ainda seja um hardcore old school, com fortes toques de punk rock. Harmonia e melodia típicas do country, com o refrão sendo uma imitação de galinha!
8) No More Cops. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem embalada, com trocas rápidas de acorde, o destaque está nas eventuais pausas e acentos no contratempo. Bem característica do gênero.
9) Drink To Forget. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bem embalada, esta lembra bastante um skate punk, embora ainda seja um hardcore old school. O destaque está na progressão harmônica e suas trocas rápidas de acorde.
10) Tofutti. Esta faixa é uma das versões, no caso, uma versão de Tutti Frutti, composta por Little Richard e Dorothy LaBostrie, gravada, originalmente, pelo próprio Little Richard em 1955. A estrutura é a mesma, porém esta soa mais hardcore e a letra é outra diferente da versão original.
11) Millions Of Damn Christians. Uma das faixas mais bem trabalhadas da coletânea, com um ótimo arranjo, frequentes variações de cadência, frases e acentos deslocados do tempo forte, além, claro, das trocas rápidas de acorde!
12) Bye Bye Ronnie. Considero esta faixa uma das melhores da coletânea, possuindo velocidade e embalo, com trocas rápidas de acorde, esta soa mais como um skate punk do que a faixa 9, sendo o destaque o desenho melódico da voz e suas eventuais notas longas.
13) Henry Kissmyassinger. Esta é uma faixa de um acorde só, com frequentes frases e de pequena duração. Interessante a ideia!
14) S.K.I.N.H.E.A.D.. Esta é uma composição mais lenta, a mais lenta até então, podendo, talvez, ser considerada a balada da coletânea! Com a harmonia do "T" e o ritmo bem ao estilo das bandas de bailes de colégio da Sessão da Tarde!
15) Dirty Harry For President. Outra faixa bem trabalhada, possuindo um bom arranjo, alternando de cadência entre uma parte mais veloz e outra mais lenta, possuindo um refrão um pouco sing-a-long. Trocas rápidas de acorde, existindo eventuais frases executadas entre todos os instrumentos.
16) Deep In The Heart. Esta é outra faixa com influência do country, além de ser a segunda faixa em que o grupo faz uma versão, desta vez a versão é da música Deep In The Heart Of Texas, composta e gravada, originalmente, em 1941, por Don Swander. A estrutura é a mesma da versão original, porém esta é mais veloz e possui letra diferente.
17) I Was A Dupe For The RCP. Considero esta faixa uma das melhores da coletânea. Trocas rápidas de acorde, bom trabalho de dinâmica, embalo e um bom desenho melódico da voz são os destaque da composição.
18) Millions Of Dead Cops. Considero esta faixa a melhor da coletânea. Não é a mais veloz, mas possui uma intenção sensacional, lembrando bastante Dead Kennedys e músicas como Police Truck. Ótima intenção e excelente refrão, além de uma boa progressão harmônica.
19) Beat Somebody Up. Esta faixa já é bem embalada, embora não seja das mais velozes. Também tem um toque mais "alegre" em relação às demais faixas, possuindo um bom refrão, um pouco sing-a-long, além de um bom arranjo.
20) I Do Not Wish. Outra faixa bem trabalhada, principalmente devido às frequentes variações de compasso, além de possuir um bom trabalho de dinâmica e uma boa intenção. Talvez a faixa mais bem trabalhada de toda coletânea.
21) Money Pile. Esta faixa possui ares de skate punk, em especial devido à frase da guitarra, oitavada. Também mais "alegre", possuindo um refrão bem street punk, que lembra, um pouco, Blitz, esta não é uma composição muito veloz, embora possua um bom embalo.
22) Cock Rocker. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, veloz e embalada, ela possui as características do hardcore old school, com trocas rápidas de acorde, além de possuir um bom refrão, bem marcado, e um bom trabalho de dinâmica.
23) Shades Of Brown. Esta faixa não é muito veloz, mas possui um bom embalo, se assemelhando bastante ao street punk. Uma das faixas que menos me agrada na coletânea, embora não seja ruim.
24) Borrowed Time. Esta faixa possui um bom embalo, porém o vocal parece um pouco desleixado, apesar do refrão ser sensacional! Esta, também, dá ares de skate punk, não muito veloz, ela possui variações de cadência e frases da guitarra, na parte C, bem crossover.
25) Long Time Gone. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, veloz e embalada, esta se assemelha a um hardcore nova iorquino, embora ainda soe bem hardcore old school, principalmente devido às trocas rápidas de acorde, possuindo uma variação de cadência que reforça a influência do hardcore.
26) My Dog Has No Girlfriend. Considero esta a faixa mais experimental da coletânea, já mais lenta, na parte A, e não muito embalada, mas com uma ótima intenção e excelentes frases da guitarra.
27) More Squawk. Esta faixa possui as mesmas características da faixa 7, pois é como se fosse uma continuação dela. Não tem exatamente a mesma estrutura e progressão harmônica, porém a intenção é a mesma.
28) I Was An Infant. Esta é uma faixa do grupo Submissives, não um cover, pois esta é a versão original! O Submissives é um grupo no qual Dave Dictor faz parte, em parceria com Pig Champion, do Poison Idea. Esta composição lembra mais Poison Idea do que o próprio MDC!
29) Secret To A Long Life. Esta é a faixa cover da coletânea, seno uma composição de Michelle Shocked, gravada, originalmente, em 1986 pela própria compositora. Esta é uma faixa acústica, gravada ao vivo, bem country, ao estilo das músicas do sul dos EUA. Uma excelente composição e uma bela homenagem!
30) Nazis Shouldn't Drive (Live). A coletânea finaliza com outra faixa ao vivo. É uma boa composição, possuindo uma introdução mais lenta, mas logo em seguida, ela fica veloz e embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long.
Ouça a coletânea, agora mais que nunca!

Nenhum comentário :

Postar um comentário