sábado, 13 de fevereiro de 2021

Massacre - Aerial (1998)

GÊNERO: Skate Rock
ORIGEM: Argentina (Buenos Aires / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
Wallas - Guillermo Cidade (Vocal)
El Tordo - Pablo Mondello (Guitarra)
Fico - Federico Piskorz (Guitarra)
Bochi - Luciano Facio (Baixo)
Paco - Francisco Ferreyra (Bateria)
.
Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Sum, e foi gravado no estúdio Abasto Al Pasto. Considero este um excelente álbum, mais pelo concepção do que pela composições, apesar destas não serem ruins, e, embora eu tenha classificado como skate rock, este é um álbum muito difícil de definir, já que é possível perceber influências de diversos gêneros. Se eu tivesse classificado como "space rock" também não seria nenhum absurdo, pois é assim que o álbum soa, fazendo jus ao nome. Percebe-se influências de punk rock, rock psicodélico, rock progressivo, rock, grunge e indie, sempre com uma intenção "espacial". As músicas não são velozes, mas são repletas de intenções e expressões bem marcantes, que é o grande destaque do álbum, bem conceitual. Percebe-se semelhanças com Jane's Addiction, Rush, Colide, Againe e Pixies, além de uma banda de grunge qualquer! O álbum conta com uma faixa bônus, que é, também, uma faixa cover. As composições muito bem pensadas e arranjadas, o álbum tem a cara das bandas do início dos anos 90, aquelas que abriram caminho para todas que apareceram na segunda metade dos anos 90. Além de tudo, o álbum conta com as participações de Daniel Lozano tocando trompete, Fernando Albareda tocando trombone, e Toto (Gerardo Rotblat) tocando percussão, todos integrantes do grupo Fabulosos Cadillacs. Vale a pena conferir, um grande nome em seu país, já tendo aberto shows para várias bandas de renome mundial, como Ramones.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Angélica. O álbum inicia com uma boa composição, já mostrando o que espera o ouvinte nas demais faixas! Não considero das melhores, soando bem indie, lembrando uma mistura de Pixies com Smashing Pumpkins. Não veloz, mas com ótimos arranjos.
2) Llena De Fé. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, uma mistura de Garage Fuzz com Againe, esta possui um ótimo arranjo, mais uma vez, sendo o destaque o refrão e a intenção.
3) La Respuesta Es Fácil. Uma das faixas mais fraquinhas do álbum, sem nada de especial, um arranjo simples, uma composição bem alegre, com um refrão bem sing-a-long.
4) Te Leo Al Revés. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um toque que mescla grunge e indie, o destaque está no refrão e sua progressão harmônica e desenho melódico da voz, embora a expressão mereça atenção.
5) Cuasi Delictual. Uma boa composição, apesar de não muito pesada, mas uma intenção e expressão sensacionais, sendo estes, justamente, os destaques da composição. Violão e sintetizadores ajudam a dar o clima psicodélico da composição.
6) Minicubics. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, em especial devido à sua intenção e expressão. Esta composição lembra, e muito, Jane's Addiction, com toda sua concepção, sendo uma faixa não veloz, mas bem solta, sendo a inclusão de "sons do vento" e outros instrumentos um toque especial para o arranjo.
7) Ascensión. Outra faixa bem solta e lenta e com sintetizadores que ajudam a dar o toque "espacial" à composição. Não é uma má composição, mas não a considero das melhores, sendo a expressão o grande destaque.
8) No Puedo Dejar. Considero esta seqüência a pior do álbum, bem indie, esta faixa se assemelha a uma mistura de Pixies e Colide. Possuindo a harmonia bem alegre e o arranjo menos trabalhado em relação às faixas anteriores.
9) Te Arrepiento. Outra faixa com as mesmas características da faixa anterior, embora com um arranjo mais interessante, além do refrão, que é o destaque. Mais uma vez um arranjo bem solto, lembrando, mais uma vez, Jane's Addiction, embora não muito.
10) Ella Me Sigue. Uma faixa mais embalada e menos "espacial", embora não deixe de lado esta intenção, mesmo que em menores proporções. Esta lembra bastante Againe, existindo a inclusão de sintetizadores, mais uma vez.
11) Laika Se Va. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, sendo muito inspirada em Rush dos anos 80, a frase da introdução tem todos os elementos de uma composição do grupo canadense! Simplesmente sensacional!
12) Majestial. Uma boa composição, porém a bateria não me agrada, soando como uma bateria programada ou eletrônica, como se estivessem 15 anos adiantados, esta lembra, um pouco, bandas mais modernas como Imagine Dragons, muito em função da bateria e intenção, embora a composição seja bem interessante, devido à progressão harmônica e desenho melódico da voz.
13) Ana: I. Ana Se Duerme / II. Sueña / III. Ana Despierta. Bom, aqui está o ápice do álbum! Considero esta a melhor faixa do álbum, sem sombra de dúvidas! Extremamente bem pensada e trabalhada, esta lembra, devido à sua concepção, uma peça com 3 movimentos, e suas intenções e expressões, que fazem o ouvinte pegar uma carona com a música e "viajar" pelo espaço criado pelos argentinos do Massacre! A participação dos integrantes do grupo Fabulosos Cadillacs dão um toque bem interessante à composição. Simplesmente sensacional, o álbum vale a pena só por esta faixa, se quisessem, o grupo poderia encerrar sua carreira com chave de ouro, mas ainda bem que não o fizeram e gravaram mais álbuns após este!
14) You Really Got Me. Esta é a faixa bônus do álbum, e é, também, a faixa cover. A faixa que mais destoa em relação ao álbum, na verdade, esta não se assemelha em nada às demais faixas, fazendo o papel mais de tributo do que de reforço à concepção do álbum. A música foi composta por Ray Davies, e gravada, originalmente, pelo grupo Kinks, em 1964.
Ouça o álbum e fique aéreo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário