sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Maineeaxe - Shout It Out (1984)

GÊNERO: NWOBHM
ORIGEM: Inglaterra (York - North Yorkshire / Yorkshire And The Humber)
FORMAÇÃO:
Mick Adamson (Vocal)
Zeff Stewart (Guitarra)
I.J. Greensmith (Baixo)
Doc Simpson (Bateria)
.
Este é o álbum de estréia do grupo, lançado através do selo Powerstation. É um bom álbum, com a cara do gênero, porém com momentos em que o NWOBHM se confunde com o heavy metal, talvez pelo fato de que, apesar de soar NWOBHM, o grupo está "atrasado" em relação a outros grupos do gênero, ou seja, enquanto nomes fortes do NWOBHM estavam em decadência ou mudando seu estilo musical, eis que surge este álbum! O melhor está nas guitarras, embora o vocal seja bem característico do gênero. Considero uma mistura de Tygers Of Pan Tang e Saxon, além de pitadas de Mötley Crüe. O álbum possui faixas velozes e outras nem tanto, embora a velocidade não seja o forte do álbum. A maioria das faixas possuem um bom embalo. Esta é uma banda que teve uma curta carreira, apenas 5 anos, estando na ativa apenas entre os anos 1981 e 1986. Excelentes riffs de guitarra são o ponto forte do álbum, um prato cheio para todos aqueles que curtem o metal do início da década de 80! O álbum conta com a participação de William Jackson tocando teclado. A arte da capa ficou por conta de Nick Waters.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Run To The Angels. O álbum inicia com uma boa faixa, talvez a que mais tem a cara dos anos 80, devido à melodia da voz e os riffs de guitarra, mas, principalmente, devido ao seu refrão, bem sing-a-long. Não é uma faixa veloz, mas embalada, com destaque para o arranjo das guitarras.
2) Bad Boys. Esta faixa já possui um pouco mais de velocidade, uma ótima composição, com as guitarras e o vocal mais expressivos e "agressivos". A harmonia é bem rock 'n' roll, confundindo-se com hard rock. Se assemelha ao Mötley Crüe, sendo o destaque, justamente, as guitarras e o vocal.
3) Gonna Make You Rock. Mais uma composição com ótimos riffs de guitarra. Esta já não tão veloz quanto a faixa anterior, mas com um bom embalo, existindo um baixo pedal na parte A, enquanto o refrão possui uma ótima frase dos instrumentos de corda, o que é o destaque, na minha opinião.
4) The Game. Como toda boa banda de heavy metal que se preze, eis que surge a balada do álbum! Uma composição em compasso composto, esta é a pior faixa do álbum, na minha opinião. Não chega a ser horrível, mas considero ruim, embora tenha a cara dos anos 80, também!
5) Steel On Steel. Outra boa composição com a cara dos anos 80! Ela possui uma excelente frase do baixo na introdução para, logo após, a guitarra sair do arpejado e fazer frases enquanto baixo e bateria marcam a frase. O refrão é bem sing-a-long, sendo o destaque o arranjo do baixo, que, apesar de simples, conduz a faixa.
6) Shout It Out. A faixa título inicia com um excelente riff de guitarra, com palhetadas rápidas, porém, quando a bateria aparece, ela não se torna veloz, mas, sim, embalada. O refrão é bem sing-a-long e possui ótimas frases dos instrumentos de corda, além de acentos no contratempo.
7) Are You Ready. Outra faixa que inicia com arpejo, aparecendo apenas violão e teclado. Logo que surgem os demais instrumentos, ela se mantém embalada, mas não veloz, com destaque para o refrão, com boas frases de guitarra, enquanto o baixo se mantém pedal.
8) Cold As Ice. As melhores faixas do álbum, na minha opinião, ficaram para o final, e esta é a que considero a melhor do álbum, com um ótimo embalo, excelentes riffs de guitarra e uma boa expressão vocal. Destaque para o refrão, bem sing-a-long e com uma sensacional frase dos instrumentos de corda.
9) Rough Trade. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Esta se assemelha com Iron Maiden da era Killers, principalmente devido ao riff de guitarra, embora refrão mereça atenção, em especial devido ao arranjo vocal.
10) Rock City. O álbum finaliza com outra faixa que considero das melhores. Bem embalada e com um ótimo refrão, esta faixa fez parte de uma coletânea, sendo, talvez, a faixa mais expressiva do álbum, sendo o destaque o arranjo das guitarras.
Ouça o álbum e grite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário