terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Mano Dura Pa Los Kuras - Todo Es Tan Logico (2006)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Espanha (Utrera / Andaluzia)
FORMAÇÃO:
Kike (Vocal, guitarra)
Sergio Yogui (Guitarra)
Miguelitro (Baixo)
Kayno (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único, álbum (e trabalho) lançado pelo grupo, através do selo Odisea, e foi gravado no estúdio Digital K. É um bom álbum, com as composições bem trabalhadas, incluindo diversas variações de ritmo e cadência, algumas vezes, na mesma música. Apesar de eu ter classificado como street punk, o álbum possui influência de punk rock e pitadas de ska. As composições possuem bastante embalo, existindo certa velocidade em algumas faixas, o som lembra uma mistura de La Polla Records com Los Muertos De Cristo, inclusive, o timbre de voz me soa bem semelhante ao do Evaristo. Difícil encontrar informações sobre a banda, porém, creio eu, esta deve ter tido uma carreira curta, já que este é o único trabalho que lançaram, mesmo assim, vale a pena conferir, o típico punk anarquista espanhol.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Mano Dura Pa Los Kuras. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. A faixa que dá nome ao grupo é um street punk não muito veloz, mas com frequentes variações de cadência, as quais, algumas delas, possuem mais velocidade, existindo a inclusão de uma escaleta.
2) Democracia. Esta é uma boa faixa, bem embalada, com um bom arranjo, apesar de simples, existindo frequentes variações de cadência. Destaque para os arranjos, em especial da guitarra.
3) Llama Y Alistate. Outra boa faixa, bem embalada, com boas frases da guitarra, possuindo um refrão em coro, sendo, um pouco sing-a-long, existindo variações de cadência e intenção, já que alterna entre o street punk e o ska punk.
4) Nazis De Mierda. Outra faixa que considero das melhores do álbum. A faixa mais veloz do álbum, com uma excelente intenção, um bom arranjo, o destaque está na velocidade, embalo e variações de cadência.
5) Tauromafia. Uma crítica direta às touradas, esta é outra faixa embalada, bem street punk, possuindo certa velocidade, mas não o tempo todo. A progressão harmônica bem característica do punk rock, existindo trechos ska.
6) Hassan. Talvez a faixa mais street punk, com frases, tanto da voz quanto da guitarra, bem típicas de "músicas de bar", lembrando as melodias vocais de bandas como Dropkick Murphys. Existe eventuais variações de cadência, sempre muito bem trabalhadas.
7) Ponte A Manifestar. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, com a harmonia típica do pop (harmonia do "T"), não chega a ser uma má composição, o arranjo bem trabalhado é o destaque. No mais, a faixa é embalada, mas não muito veloz.
8) Cuantas Mas.... A composição inicia com uma ótima frase da guitarra, com bastante ligados. É uma boa composição, a faixa mais ska do álbum, embora exista variações de cadência com o street punk. O destaque está nas frases de guitarra.
9) La Senda Miliciana. O álbum finaliza com a faixa que considero a melhor! Uma excelente melodia, acompanhada por uma bela progressão harmônica, que inicia de forma acústica, apenas com violão e voz, porém os demais instrumentos aparecem logo em seguida. Destaque para as variações de cadência, o arranjo e a inclusão de uma flauta doce, além, claro, do desenho melódico da voz: sensacional!
Ouça o álbum, já que tudo é tão lógico!

Nenhum comentário :

Postar um comentário