quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

MC Jack - Meu Lugar (2001)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
MC Jack - Jackson Moraes (Vocal, pick-up)
.
Este é o primeiro, e único, álbum lançado pelo artista, através do selo Trama. Embora este seja o primeiro álbum do artista, sua carreira iniciou 15 anos mais cedo, em 1986, tendo participação em uma coletânea, além de ter lançado um split. Portanto, este é um nome dos primórdios do rap brasileiro, sendo um dos primeiros artistas a se envolver com o hip hop, já que antes de ser cantor e dj, ele era dançarino de break, isso no ano de 1984. Por este motivo, o álbum soa, muitas vezes, como os rap's old school, o que é, justamente, o que faz com que seja um excelente álbum. Nem todas as faixas têm esta característica, algumas soam mais "modernas", com as características das composições do gênero do início do século XXI! O álbum conta com a participação de importantes nomes do rap brasileiro, como Criminal D, Xis e Doctor MC's. Um ótimo álbum que dá uma ótima "pincelada" no rap brasileiro, fazendo-o soar de maneiras diferentes, exemplificando bem a evolução do rap no Brasil. Os samples merecem atenção, pois sempre possuem muito groove e swing, porém o destaque, na minha opinião, está no trabalho de Jack como DJ, eventualmente ele demonstra todo seu talento nas pick-up's, com excelentes scratches. Um ótimo álbum de um excelente e importante artista do rap brasileiro.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Meu Lugar. O álbum inicia com a faixa que dá nome ao álbum, e é, também, uma das faixas que considero das melhores. Um excelente arranjo, com um ótimo sample e uma linha de baixo que dá todo swing da composição, além de um ótimo trabalho harmônico, usado mais como um "brilho", além, claro de excelentes scratches, que são, na minha opinião, o grande destaque.
2) Liberdade. Outra faixa que considero das melhores do álbum, assim como a faixa anterior, esta também soa como os "rap's old school", com excelentes samples, bom acompanhamento harmônico e uma boa frase do baixo que dá, mais uma vez, todo swing necessário. Mais uma vez, o grande destaque está nos scratches, aliás, aqui ele mostra todo seu talento, em especial no "solo de pick-up", mais pro final da faixa.
3) Criadores De Leis. Esta é uma das faixas que possuem participação especial, aqui, ela fica por conta de Criminal D. Uma boa composição, com muito peso no beat, mas já com um toque mais "moderno" em relação às faixas anteriores, embora não muito, ficando em um meio termo, como se fosse um rap de 1995!
4) Seu João. Esta faixa já possui um toque mais "suave", com uma boa linha de baixo, mas com a harmonia que não me agrada muito. Nada que deixe a música ruim, mas longe de ser das melhores, também com um toque "meio termo", à la 1996, poucas variações no sample e menos uso de scratches.
5) Sabe Nada. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, com um ótimo arranjo, excelente groove e swing, além de possuir uma guitarra distorcida como acompanhamento, lembrando, um pouco, com Run DMC. Mais uma vez o destaque está no arranjo e nos scratches, embora o refrão sing-a-long, bem repetitivo, mereça atenção.
6) Chega!. Ótima faixa, bem pesada, com um arranjo vem old school, lembrando, principalmente devido aos timbres e beat usados, com a música Six Gun, do grupo Decadent Dub Team. Uma métrica bem interessante no que diz respeito à voz, variando entre partes cantadas mais rápidas e outras menos, criando uma mescla dos rap's mais antigos (sample) e outros mais modernos (voz).
7) Centro Da Cidade. Bom, este é o grande clássico do artista, sendo esta o primeiro rap a ter um cover por outro grupo de rap, já que o grupo Sampa Crew fez sua homenagem na metade dos anos 90. Esta música foi lançada, originalmente, em 1988, na coletânea Hip Hop Cultura De Rua, porém com outra versão. Considero esta um dos melhores rap's compostos no Brasil, mas não nesta versão, aqui deram uma "modernizada" no arranjo, o que não me agradou. Esta faixa conta com a participação de Xis.
8) Meu Mundo. Considero esta a melhor faixa do álbum e é, também, a outra faixa que conta com participação especial, desta vez, ela fica por conta do grupo Dovtor Mc's. A harmonia é igual à música Foge Garoto, do grupo Código 13, porém com outro arranjo e andamento, a associação, para mim, é inevitável, não consigo ouvi-la sem lembrar de Foge Garoto! Mais uma vez destaque para o arranjo e scratches.
9) Vida E Morte De Severino. A partir desta faixa, as músicas já soam mais "modernas", esta, em especial, tem um toque bem brasileiro, com um arranjo com muita síncope e toques de samba, mas também de funk, lembrando bastante com Marcelo D2.
10) O Preço Da Viagem. Outra faixa bem pesada, com uma intenção bem intimista, bem característico com os rap's do final dos anos 90, com o vocal com pouca intensidade, lembrando Racionais MC's. Uma boa faixa, mas longe de ser das melhores.
11) Acredite Em Mim. Outra faixa com as características do gênero no final dos anos 90, um arranjo que não me agrada muito, sem uma linha de baixo ou intenção harmônica, além da inclusão de samples esporádicos com a intenção de brilho. O destaque está no refrão, bem sing-a-long.
12) Onde Está O Menino?. O álbum finaliza com uma faixa que possui uma ótima linha de baixo, bem minimalista, mas com pouca variação. Também com características do final dos anos 90, esta é outra faixa bem pesada e com pouca intenção harmônica, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
Ouça o álbum e conheça o meu lugar!

Nenhum comentário :

Postar um comentário