quinta-feira, 28 de abril de 2022

Satanic Surfers - As A Matter Of Fact (1998)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Suécia (Lund / Scania)
FORMAÇÃO:
Rodrigo Alfaro (Vocal, bateria)
Fredrik Jakobsen (Guitarra)
Magnus Blixtberg (Guitarra)
Tomek Skolowksi (Baixo)
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Este é o quarto split lançado pelo grupo, após dois álbuns de estúdio, através dos selos Bad Taste e Fearless. O curioso é que uma das versões é um split com 4 bandas e a outra versão com 5 bandas, além de que a impressão da capa de um é colorida e a outra não. Este é um split que, além do Satanic Surfers, possui as bandas Almighty Trigger Happy, Good Riddance e Ill Repute, na versão da Bad Taste, enquanto que na versão da Fearless o grupo Strung Out também participa, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do Satanic Surfers. É um excelente split, com a maior parte das faixas velozes e embaladas, porém, possui uma faixa acústica, o que marca bem uma época, o típico hardcore melódico dos anos 90, bastante velocidade, energia, embalo, bons desenhos melódicos da voz, além de frequentes frases e riffs, frases estas que, muitas vezes, são executadas em sincronia entre os instrumentos. São faixas inéditas, com exceção da "metade" de uma delas, a qual saiu no álbum anterior. Já tive a honra de assistir a um show do grupo em Porto Alegre, em 2005, realmente sensacional, é um grupo com muita personalidade, o que fica explícito, não só nas gravações, mas como, também, nas apresentações. Um excelente split que vale a pena conferir, principalmente aos fãs do hardcore melódico dos anos 90!
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FAIXA A FAIXA:
1) Sail Away. O split inicia com a faixa que considero a melhor, em especial devido à introdução e à parte A, a qual possui uma excelente progressão harmônica, embora o destaque, na minha opinião, seja o desenho melódico da voz. Veloz e embalada, possuindo um excelente arranjo, com partes bem definidas, além de possuir frequentes frases e riffs, às vezes executadas em sincronia entre os instrumentos, possuindo, também, um refrão bem sing-a-long.
2) Unless We Try / Big Bad Wolf. Outra excelente composição, sendo o grande destaque, na minha opinião, a introdução e suas constantes frases e riffs, sempre velozes e, muitas vezes, executadas em sincronia entre os instrumentos. As partes A e o refrão são bem embaladas, embora não o tempo todo veloz, possuindo um bom desenho melódico da voz.
3) Killing Me. O split finaliza com a faixa acústica, executada apenas por violão e voz e é, também, a faixa que menos me agrada, embora possua um bom desenho melódico da voz, ela é uma composição bem intimista, bem com a cara de um acústico, possuindo um bom arranjo, embora muito "suave", na minha opinião, a balada do split!
Ouça o split, na verdade...!

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