quinta-feira, 21 de abril de 2022

Saints - (I'm) Stranded (1977)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Austrália (Brisbane / Queensland)
FORMAÇÃO:
Chris Bailey - Christopher Bailey (Vocal)
Ed Kuepper - Edmund Kuepper (Guitarra)
Kym Bradshaw (Baixo)
Ivor Hay (Bateria)
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Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo EMI, e foi gravado no estúdio Bruce Window. É um excelente álbum, um importante nome para o punk rock, sendo este o primeiro álbum do gênero a ser lançado fora dos EUA, antes mesmo de Sex Pistols, Clash ou Damned. Uma homenagem ao Chris Bailey, que veio a falecer doze dias atrás, no dia 9 de Abril. Percebe-se muita influência de garage punk, bem como, de maneira sutil, do rock psicodélico. O som dos anos 60 é bem presente, porém possui um toque mais veloz e enérgico, o que caracteriza o punk rock. Percebe-se influência de bandas como Stooges ou MC5, existindo bastante "brecha" nos arranjos para a improvisação. O vocal possui uma expressão bem interessante, soando quase que de maneira "escrachada", aliás, a expressão é um dos destaques do álbum. É um importante álbum, eleito, em 2010, no livro 100 Best Australian Albums, entre os 100 melhores álbuns lançados na Austrália, se colocando na posição de número 20. O álbum possui duas faixas cover, e duas faixas foram lançadas como single, em 1976, possuindo diferente afinação e timbre, além de uma das faixas possuir videoclipe de divulgação. O curioso é que as duas faixas gravadas em 1976, a guitarra não utilizou pedal de efeito, apenas o timbre do amplificador, um Fender, de 1960, enquanto as demais faixas, a guitarra foi ligada em um PA de voz, com a utilização de um pedal de distorção MXR. Um excelente álbum, essencial para qualquer um que seja adorador do punk rock dos anos 70, além de ser um álbum que deve ser muito respeitado, devido à sua história e importância. Deve ser conferido!
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FAIXA A FAIXA:
1) (I'm) Stranded. O álbum inicia com a faixa título, e é, também, uma das faixas que foram gravadas em 1976, estando os instrumentos de corda afinados meio tom acima, influenciado por Bo Diddley, além de ser a faixa que possui videoclipe de divulgação. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, em especial pelo seu refrão, bastante intencional e expressivo, além de ser bem sing-a-long.
2) One Way Street. Considero esta a melhor faixa do álbum, em especial devido à parte A e sua progressão harmônica. Mais uma vez o embalo e a expressão são os destaques, embora a execução do arranjo vocal também mereça atenção.
3) Wild About You. Esta é uma das faixas cover do álbum. Esta é uma composição de Andy James, e foi gravada, originalmente, pelo grupo Missing Links, em 1965. Uma excelente composição, bem embalada e expressiva, possuindo um refrão que, na minha opinião, é o grande destaque, muito devido à expressão vocal. Os improvisos da guitarra também merecem atenção.
4) Messin' With The Kid. Esta é a balada do álbum! Uma ótima composição, soa como uma mistura de Knockin' On Heaven's Door com Hurdy Gurdy Man, embora o desenho melódico seja nada semelhante, porém a intenção e expressão nos dão esta impressão. É uma composição com bastante influência do rock psicodélico, sendo o destaque, na minha opinião, o arranjo da guitarra, em especial a frase existente no final da faixa.
5) Erotic Neurotic. Esta faixa foi o segundo single que o grupo lançou, sendo o primeira a faixa título, e é, também uma das faixas que considero das melhores. Com um ótimo embalo, bastante expressão, o grande destaque, na minha opinião, está nos improvisos da guitarra. Bastante interessante a contagem das repetições da progressão harmônica no final, bastante criativo!
6) No Time. Esta é a outra faixa que foi gravada em 1976, também com afinação inspirada em Bo Diddley. O grande destaque está no arranjo de guitarra, em especial o riff, sendo, também, bastante embalada e expressiva.
7) Kissin' Cousins. Esta é a outra faixa cover existente no álbum, sendo uma composição de Fred Wise e Randy Starr, gravada, originalmente, por Elvis Presley, em 1963, lançada na trilha sonora do filme de mesmo nome. Uma ótima faixa, bem embalada, e com uma progressão harmônica e intenção bem rock 'n' roll, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
8) Story Of Love. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, embora não seja ruim. Não muito veloz, com a progressão harmônica executada por acordes abertos, sendo o arranjo de guitarra o grande destaque, na minha opinião.
9) Demolition Girl. Outra boa composição, bem embalada, sendo o destaque o refrão, além da progressão harmônica na ponte entre o refrão e a parte A, possuindo um refrão bem sing-a-long e expressivo.
10) Nights In Venice. O álbum finaliza com outra ótima composição, com bons riffs de guitarra e bastante expressão, sendo o destaque, na minha opinião, o final da faixa e seus momentos de improviso da guitarra, além de eventuais intenções em que a caixa da bateria dobra a velocidade.
Ouça o álbum e perceba como estou encalhado!

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