sábado, 11 de fevereiro de 2023

Vixen - Live & Learn (2006)

GÊNERO: Glam Metal
ORIGEM: EUA (Saint Paul - Ramsey / Minnesota)
FORMAÇÃO:
Jenna Sanz-Agero (Vocal)
Jan - Janice Kuehnemund (Guitarra)
Lynn Louise Lowrey (Baixo)
Kat - Kathrin Kraft (Bateria)
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Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Demolition, e foi gravado no estúdio Castle Oaks. É um bom álbum, com composições embaladas, embora não velozes, bons arranjos e boas interpretações, boas intenções, boas expressões, além de excelentes timbre e desenhos melódicos da voz, e arranjos de guitarra, sendo o destaque, justamente, as interpretações da voz e guitarra. O álbum possui frequentes riffs de guitarra, bem como um ótimo trabalho de dinâmica, existindo uma faixa em compasso composto. Os músicos possuem boa qualidade técnica, em especial a voz e guitarra, o que ajuda a elevar a qualidade do álbum, além de que os instrumentos de corda estão afinados meio tom abaixo da afinação padrão. Apesar de ser um álbum de glam metal, ele possui fortes influências de hard rock. Este é único álbum de estúdio gravado com esta formação, sendo, também, o último com a presença da guitarrista e fundadora, Jan, na formação do grupo, antes de sua morte, em 2013. Este é, também, o primeiro, e único, álbum a contar com as demais três integrantes na formação. Formação esta, que passou a existir em 2001, após desentendimentos entre Jan e as antigas integrantes, tendo esta sido "forçada" a reunir um novo grupo em pouco tempo. A formação durou, e este é o registro desta fase, vindo a se "desmanchar" no início da década de 2010, quando a formação clássica iria se reunir novamente, até que os planos foram interrompidos devido à morte da guitarrista Jan. O álbum possui uma faixa com videoclipe de divulgação, bem como uma faixa cover, além de possuir as participações de Paulie Cerra tocando saxofone, Robert Lear tocando gaita de fole, e Chris Fayz e Randy Wooten tocando teclado. A arte da capa ficou por conta de Michael Gargano. Um bom álbum, o qual lembra bastante as bandas de glam metal do final dos anos 80, cena a qual o grupo, inclusive, fez parte, com uma formação única, mas que mantém a mesma intenção dos álbuns anteriores. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Anyway. O álbum inicia com uma ótima composição, bastante embalada, intenção reforçada devido ao baixo pedal, a qual possui excelentes riffs de guitarra, bem como um excelente desenho melódico da voz e um bom trabalho de dinâmica. Destaque para o arranjo e interpretação de guitarra, sendo o ponto fraco, na minha opinião, o refrão, bem sing-a-long, o qual possui uma variação modal, alterando sua intenção.
2) Live & Learn. A faixa que dá nome ao álbum é outra boa composição. Pouco embalada, devido ao arranjo dos instrumentos de corda com frequentes pausas, bem como trechos mais cadenciados. Mais uma vez, a faixa conta com um excelente desenho melódico da voz e um excelente arranjo de guitarra, os destaques, na minha opinião.
3) I Try. Outra ótima composição, mais intimista, com um excelente trabalho de dinâmica, bem como, mais uma vez, um ótimo arranjo de guitarra, sendo o destaque, o arranjo e interpretação vocal. Possuindo um bom embalo, além de timbres de guitarra com peso em eventuais trechos.
4) Little Voice. Outra boa composição, sendo uma das faixas que contam com a participação de Chris no teclado. Com um bom embalo, um ótimo trabalho de dinâmica, além de excelentes interpretação e arranjo vocal, sendo este o destaque, na minha opinião, embora o arranjo de guitarra mereça atenção.
5) Pacifist. Considero esta a melhor faixa do álbum, a qual possui excelentes riffs de guitarra, bem como uma excelente interpretação e desenho melódico da voz, além de um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque, na minha opinião, a intenção e expressão, em especial no refrão. Com um bom embalo, a progressão harmônica, da parte B, apesar de simples, é bastante interessante.
6) Don't Want It Anymore. Uma boa composição, mais intimista, com uma boa intenção e interpretação, com um ótimo arranjo de guitarra, o qual possui frequentes riffs, além de um bom embalo, mantendo o refrão com uma intenção mais pop, o qual possui um certo swing no arranjo rítmico, sendo o destaque, na minha opinião, o trabalho de dinâmica entre as partes.
7) Love Song. Outra ótima composição, a qual possui um bom embalo, um excelente trabalho de dinâmica, possuindo partes mais intimistas, com destaque para a interpretação vocal, em especial, na parte B e suas notas longas. Esta faixa possui um arranjo para violão.
8) Angry. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bastante embalada, com excelentes arranjo e interpretação vocal, além de frequentes riffs de guitarra, sendo, justamente, o arranjo de guitarra, o destaque, na minha opinião.
9) I'm Sorry. Esta é outra faixa que possui arranjo para violão, sendo uma faixa que possui um bom embalo, uma intenção rítmica mais pop, além de ótimos desenho melódico e interpretação da voz, sendo o destaque, mais uma vez, o arranjo de guitarra, sempre com muitos riffs.
10) You Wish. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, mais uma vez com um bom embalo, uma ótima intenção e expressão, além de um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, sendo o destaque a interpretação e desenho melódico da voz no refrão, embora o arranjo de guitarra mereça atenção.
11) Suffragette City. Esta é a faixa cover do álbum, composta e gravada, originalmente, por David Bowie, em 1972, é é, também, uma das faixas que considero das melhores do álbum, talvez a faixa mais embalada, possuindo um bom arranjo, bem fiel ao original, com excelentes interpretações, em especial da guitarra, o destaque, na minha opinião, possuindo um refrão bem sing-a-long. Esta faixa conta com as participações de Paulie, no saxofone, e Randy, no teclado.
12) Give Me Away. O álbum finaliza com a faixa que possui compasso composto, sendo, também, a faixa que possui videoclipe de divulgação. Um bom clipe, sem muita produção, o qual possui cenas do grupo nos bastidores das turnês. Esta é outra faixa que possui arranjo para violão. Uma ótima composição, bastante intimista, a qual possui um excelente refrão, bem sing-a-long, o grande destaque, na minha opinião, em especial devido à progressão harmônica e desenho melódico da voz. Esta, pode-se dizer, é a balada do álbum, a qual possui, mais uma vez, excelentes interpretação e desenho melódico da voz. Esta é a faixa que possui as participações de Robert, tocando teclado, e Chris, mais uma vez, tocando teclado.
Ouça o álbum, viva e aprenda!

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