domingo, 1 de março de 2020

Harppia - A Ferro E Fogo (1985)

GÊNERO: Heavy Metal
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Jack Santiago (Vocal)
Hélcio Aguirra (Guitarra)
Marcos Patriota (Guitarra)
Ricardo Ravache (Baixo)
Tibério Correa (Bateria)
.
Este é o primeiro Ep, e primeiro trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Baratos Afins, e foi gravado no estúdio Vice Versa. Este é, na minha opinião, o melhor trabalho lançado pelo grupo, embora seja um Ep, ele possui apenas uma faixa que não me agrada muito, além de possuir duas faixas instrumentais. Este é o único trabalho do grupo com esta formação, nos demais, apenas Tibério permaneceu. É um heavy metal clássico, com algumas pitadas de speed metal, muitas dobras em intervalos pelas guitarras, e é uma grande referência para o metal em seu país, podendo, apenas, ter uma qualidade a mais, na minha opinião, mas, de qualquer forma, nada que atrapalhe a qualidade das composições. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Harpago. O Ep inicia com uma das duas faixas instrumentais, bem heavy metal, com intervalos harmônicos entre as guitarras, influência de Iron Maiden. Boas frases, porém a faixa soa bem como uma introdução, sendo o destaque, justamente, o arranjo das guitarras.
2) Salém (A Cidade Das Bruxas). Considero esta uma das melhores faixas do Ep, provavelmente o maior clássico do grupo. Mais uma vez arranjos em intervalos harmônicos entre as guitarras, além de eventuais riffs. O destaque, mais uma vez, está no arranjo das guitarras. Mais uma faixa bem heavy metal!
3) Náufrago. Esta é a faixa que menos me agrada em todo Ep, sem dúvidas a pior faixa. Também bem heavy metal, porém com um arranjo mais simples, apesar de boas cavalgadas nas guitarras. Não muito veloz e com uma harmonia bem trivial, sem nada que se destaque. Não serve para ruim, mas também não é boa. O destaque está no refrão e seu arranjo.
4) A Ferro E Fogo. Considero esta a melhor faixa do Ep, um hevay metal mais acelerado, com um excelente riff de guitarra, mostrando a influência do speed metal. Com certeza a faixa mais acelerada do Ep, com destaque para o refrão, bem sing-a-long e com um ótimo riff de guitarra.
5) Incitatus. Esta é a outra faixa instrumental do Ep, também com excelentes frases de guitarra em intervalos harmônicos, lembrando, mais uma vez, Iron Maiden e suas composições instrumentais. Ótima composição, não muito veloz, mas com destaque para os diversos riffs de guitarra.
6) Asas Cortadas. O Ep finaliza com outra faixa sensacional. Me agrada bastante esta composição, mais uma vez com excelentes frases de guitarra em intervalos harmônicos. Não é muito veloz, mas possui um bom embalo. O destaque está nos riffs de guitarra.
Ouça o Ep e faça-o a ferro e fogo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário