quarta-feira, 25 de março de 2020

Hillbilly Moon Explosion - Buy Beg Or Steal (2011)

GÊNERO: Rockabilly
ORIGEM: Suiça (Zurique / Zurique)
FORMAÇÃO:
Emanuela Hutter (Vocal, guitarra)
Oliver Baroni (Vocal, piano, baixo acústico)
Geraint Watkins (Órgão, escaleta)
Duncan James (Guitarra, baixo)
Greg Townson (Guitarra)
Luke Weyermann (Bateria)
.
Este é o quinto álbum lançado pelo grupo, através do selo Jungle, e foi gravado no estúdio Goldtop. É um rockabilly que possui influências de psychobilly, swing, blues, country e surf music, porém, ainda assim, prevalece o rockabilly. Muitas faixas nos levam para as décadas de 50 e 60, sempre com um bom embalo, não necessariamente veloz, bastante swing, ótimas melodias com excelentes arranjos..., ou seja, executam muito bem a proposta a que se dedicaram. O álbum possui três faixas cover, sempre com bons arranjos, bem pensados. A voz suave e sutil de Emanuela, mas, ao mesmo tempo, com imposição, quando necessário, é um dos destaques do álbum. Um ótimo álbum para nos transportar pelo túnel do tempo há 50 anos antes do lançamento deste álbum!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Buy Beg Or Steal. O álbum inicia com a faixa que dá nome ao álbum e que, na minha opinião, é uma das melhores. Um rockabilly misturado com surf music! Uma levada bem embalada, com bastante swing, riffs de guitarra muito inspirados nos grupos de surf music e, claro, o timbre de voz de Emanuela, em especial na parte A, são o grande destaque.
2) Broken Heart. Outra faixa que considero das melhores do álbum, soando bastante como um psychobilly, esta é uma faixa bem intimista, em que o trabalho de dinâmica é fundamental para intencionar o clima da composição. Mais uma vez, os riffs de guitarra e o timbre de voz são  ogrande destaque.
3) She Kicked Me To The Curb. Esta já é mais embalada, lembrando um rock and roll dos anos 60, com muito shuffle, mas com riffs de guitarra do rock dos anos 70! O riff lembra bastante ZZ Top! Rock and roll, não tem outra definição!
4) Natascia. Eis que surge a primeira faixa cover! Esta é uma composição de Dorado Schmitt e Walter Clerici, sendo gravada, originalmente, por Walter, em 2006. Quase um tango, provavelmente a faixa mais intimista do álbum. A trilha sonora de um filme de máfia italiana, bem esta a descrição! Sendo o destaque a expressão vocal de Emanuela.
5) Trouble & Strife. Mais uma faixa com um bom embalo, um shuffle do início ao fim, esta é um rockabilly com pitadas de blues, bem como eventuais frases de guitarra que lembram o surf music. O embalo e o arranjo de guitarra são o grande destaque, bem como o baixo acústico, bem evidente, mantendo uma importância rítmica bastante significativa.
6) My Love For Evermore. Considero esta a melhor faixa do álbum. Um psychobilly sem pôr nem tirar! Também bastante intimista, sendo o trabalho de dinâmica um dos grandes destaques. Esta faixa conta com a participação de Sparky (Mark Phillips), do grupo Demented Are Go, nos vocais. O dueto vocal de Sparky e Emanuela no refrão é sensacional, muito bem arranjado. Esta é, também, a faixa de trabalho do álbum, existindo videoclip de divulgação. Um clip com cara de filme! Estrelado pelos dois cantores!
7) Night Of The Living Ted. Esta faixa possui uma boa frase de guitarra, também lembrando bastante o psychobilly. Também bem intimista, o grande destaque está na frase da guitarra, merecendo atenção, também, para o trabalho de dinâmica.
8) Imagine A World. Mais uma faixa bem intimista, bem sutil, com destaque para o timbre e expressão vocal de Emanuela. A bateria bem suave, tocada com as vassourinhas e o timbre de guitarra também merecem destaque. Interessante a inclusão da escaleta.
9) Goin' To Milano. Uma faixa bem rockabilly, porém com o timbre de voz suave de Emanuela na parte A, já que na parte B ela solta mais a voz. Mais um shuffle do início ao fim.
10) Touch Me. Este é o segundo cover do álbum. Composta por Johnny Burnette, Lewis Smith e Hyde, ela foi gravada, originalmente, pelo próprio Johnny, em 1969. Mais um rockabilly intimista, porém esta com mais influência do swing. Mais uma vez a bateria é tocada com vassourinhas e a expressão vocal é o grande destaque.
11) Rock 'n' Roll Girl. Se um dia perguntarem o que é rockabilly, basta mostrar esta faixa! O rockabilly clássico dos anos 50, bem fiel às primeiras composições do gênero, inclusive com licks de piano clássicos e bem comuns na época. O rock original, por assim dizer!
12) Chalk Farm Breakdown. Esta é uma faixa instrumental e, como já mencionei, sou um grande fã de músicas instrumentais, portanto considero esta uma das melhores faixas do álbum! Bem embalada e com certa velocidade, o grande destaque está no arranjo da guitarra e suas frases.
13) Enola Gay. O álbum finaliza com sua última faixa cover. Esta foi composta por Andy McCluskey, e foi gravada, originalmente, por ele, em 1987. Talvez a faixa mais pop do álbum, principalmente devido à sua harmonia, mas também devido às frases bem ordinárias e a melodia bem padrão, sem nada especial. Na verdade, considero esta a pior faixa do álbum.
Ouça o álbum e compre, implore ou roube!

Nenhum comentário :

Postar um comentário