sábado, 25 de janeiro de 2020

Guns 'n' Roses - Welcome To The Jungle (1987)

GÊNERO: Glam Metal
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Axl Rose (Vocal, percussão)
Slash (Guitarra, violão)
Izzy Stradlin (Guitarra, violão, percussão)
Duff McKagan (Baixo)
Steven Adler (Bateria)
.
Este é um single que foi lançado logo após o lançamento do seu primeiro álbum, através do selo Geffen, e possui faixas do álbum, gravadas no estúdio Rumbo, faixas ao vivo, gravadas no Marquee Club, e uma faixa acústica, gravada no estúdio Take One. Existem inúmeras versões deste single, com diferentes faixas, aqui faço uma compilação de todas estas versões, tornando o single quase que um Ep! O grupo dispensa comentários, ainda com a formação original, o single (Ep) registra bem a expressão existente pelo grupo na época de seu primeiro álbum, para muitos, incluindo eu, a melhor fase da banda. Dentre as faixas, existem dois covers. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Welcome To The Jungle. O single inicia com a faixa título, a qual eu considero uma das melhores do single, a mesma versão do álbum, existindo videoclip de divulgação. É uma excelente composição, com destaque para a expressão vocal, dinâmica e riffs das guitarras.
2) Nightrain. Outra faixa retirada de seu álbum de estúdio. Com bons riffs de guitarra e um bom desenho melódico da voz, ela tem uma intenção em suas guitarras bem blues. Mais uma vez a dinâmica merece destaque.
3) Mr. Brownstone. A faixa com mais groove em todo single, também oriunda de seu álbum de estúdio. O grande destaque desta faixa, além do groove, está nas guitarras, com um excelente riff. O refrão também merece destaque devido ao desenho melódico da voz, o que, mais uma vez, também considero outro destaque.
4) It's So Easy (Live). Considero esta uma das melhores do single, se não a melhor! É a primeira das três faixas ao vivo, e está muito semelhante à versão do álbum. Me agrada bastante esta faixa, em especial pelas intenções do vocal e dinâmica.
5) Knockin' On Heaven's Door (Live). Esta é a primeira das duas faixas cover. A canção viria a ser gravada, e lançada, em estúdio anos depois desta versão. Ela foi composta, originalmente, por Bob Dylan, e gravada por ele para compor a trilha do filme Pat Garrett And Billy The Kid, lançada como single, meses após. Considero esta a pior faixa do álbum, uma balada que se mantém com a mesma harmonia, existindo um bom trabalho de dinâmica, o que é o destaque no arranjo.
6) Whole Lotta Rosie (Live). O outro cover! Considero esta uma das melhores faixas do single, se não a melhor! É uma excelente versão, mantendo-se fiel à versão de estúdio, original. Existe menos solos que a versão original, composta por Angus Young, Malcolm Young, e Bon Scott, gravada, originalmente, pelo grupo AC/DC, em 1977. O grande destaque está nas guitarras, em especial o solo.
7) You're Crazy (Acoustic). Ótima versão, com muito swing e um excelente embalo, talvez esta versão seja até melhor, na minha opinião, do que a versão original, do álbum. Só não a considero uma das melhores do single devido à expressão contida da voz, como se estivesse segurando-a para não exagerar, mas nada que a torne ruim, muito pelo contrário, é uma excelente versão que merece ser ouvida! Esta faixa conta com as participações, além de Axl e Izzy, de West Arkeen, Howard TemanRik Richards, e Ray Grden tocando percussão.
Escute o single e seja bem-vindo à selva!

Nenhum comentário :

Postar um comentário