quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Gorilla Biscuits - Puzzle Of 38 Pieces (1997)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Civ - Anthony Civarelli (Vocal)
Walter Schreifels (Vocal, guitarra)
Alex Brown (Guitarra)
John Porcell (Guitarra)
Arthur Christian (Baixo)
Thomas Capone (Baixo)
Luke Abbey (Bateria)
Sam Siegler (Bateria)
.
Primeira postagem de 2020! Novo ano! Iniciando com um álbum pirata, hoje chamados de bootleg, lançado pelo selo Deny Everything. É um álbum apenas com faixas ao vivo, de diferentes apresentações do grupo no decorrer da sua (curta) carreira do final dos anos oitenta e início dos anos 90. É um álbum que apresenta inúmeras faixas cover, mas, também, muitas composições do próprio grupo. As faixas são velozes e sempre com muita energia. Como são versões ao vivo, é fácil perceber esta energia, o que é, aliás, o destaque do álbum. O grupo fez parte da ascensão do hardcore em Nova York, fazendo parcerias com bandas como Agnostic Front, Sick Of It All ou Murphy's Law, além de outras. O som não é tão pesado quanto as duas primeiras citadas, mas é bastante veloz, e tem influência do straight edge, soando, um pouco, como as bandas de Washington. O hardcore old school se sobressai, porém existe influência de skate punk e pitadas de punk rock. Além de faixas cover, o álbum possui algumas participações especiais. Walter canta apenas duas músicas do álbum, as outras todas têm Civ nos vocais, assim como John aparece em quatro faixas, substituindo Alex nas guitarras, e Thomas substitui Arthur nestas mesmas quatro faixas, bem como, nas mesmas faixas, Sam substitui Luke na bateria. É um ótimo álbum, a qualidade não é das melhores, mas também não é ruim, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) New Direction. O álbum inicia com a maior seqüência de músicas do mesmo show. E inicia bem, com uma das composições que, não é das mais velozes, são consideradas clássicas do grupo. A participação do público cantando, em eventuais trechos, merece destaque.
2) Big Mouth. Esta faixa já é bem mais veloz que a anterior, porém menos melodiosa. Bastante energia e com uma variação de intenção no meio, esta é uma boa composição.
3) Degradation. Outra faixa bem veloz, com muita energia e ótima progressão harmônica, sem muita frescura, mas bem arranjada. Excelente composição que, também, possui variação em sua intenção, no meio.
4) Forgotten. Outra faixa bastante veloz, talvez a mais embalada até então, uma excelente composição que conta com a participação do público no refrão! Como de costume, existe, também, um trecho cadenciado.
5) Things We Say. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, gosto muito desta composição, veloz, com um refrão sing-a-long, apesar de veloz, e uma boa frase do baixo no final do refrão são o destaque. Também tem um trecho cadenciado no final.
6) No Reason Why. Esta faixa inicia não muito veloz, porém logo em seguida vem a porrada! Bastante velocidade e energia, esta é bem skate punk. Ah, e também tem um trecho cadenciado!
7) Better Than You. A faixa inicia com um arranjo com pausas, bem interessante, porém, logo em seguida, entra a velocidade, porém a progressão harmônica não me agrada muito, apenas na parte B, antes do refrão.
8) Stand Still. Outra faixa bem veloz e com a mesma característica das primeiras faixas do álbum. Gosto bastante desta composição, sem frescura, mas com um bom arranjo, bem pensado, existindo eventuais double stops no baixo.
9) Breaking Free. Mais uma faixa veloz e com bastante energia, harmonia bem ao estilo das bandas de hardcore nova iorquinas. Eventuais momentos em que o baixo fica solo, e, de novo, possui trecho cadenciado.
10) High Hopes. Aqui começa, na minha opinião, a melhor seqüência do álbum. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com uma introdução muito bacana, que prepara para o trecho veloz a seguir. O curioso é que uma das guitarras falha no final da faixa, antes do trecho cadenciado.
11) First Failure. Outra faixa que considero das melhores, principalmente, devido à progressão harmônica, mas, também, pela velocidade, embalo e energia.
12) Sitting Around At Home. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Com duas partes bem distintas, uma é mais lenta e com voz, enquanto a outra é veloz e sem voz. O destaque está na progressão harmônica da parte B.
13) Start Today. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Aliás, considero esta uma das melhores composições do grupo, principalmente devido ao desenho melódico da voz. Não muito veloz, mas com um bom embalo.
14) Cats And Dogs. Aqui a velocidade volta a aparecer. Boa composição, mas não a considero das melhores. Também com eventuais participações do público no vocal.
15) Hold Your Ground. Ótima composição, velocidade e muita energia são os destaques da faixa que, também, possui trecho cadenciado. Bastante pesada, mostra um excelente hardcore característico das bandas de Nova York.
16) Two Sides. Outra faixa bem veloz, com um bom arranjo, e, mais uma vez, muita energia! Não a considero das melhores, mas é uma excelente composição.
17) Finish What You Started. Esta é a última faixa deste primeiro momento. Não muito veloz, mas bastante pesada, o arranjo é o destaque da composição, que possui participação do público.
18) Distance. Aqui está a primeira faixa cover do álbum, composição que foi gravada, originalmente, pelo grupo Moondog. Esta é a primeira faixa que os integrantes trocam, assim como as próximas 3 faixas, também. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, muito em função do arranjo de bateria, bastante criativo e bem arranjado. Não muito veloz, o destaque está no arranjo e na melodia da voz no refrão.
19) The Western. Não tenho certeza, mas creio que esta seja outra faixa cover, porém não sei de quem! É uma boa faixa, que tem bastante influência do country e punk rock. Embalada, mas não muito pesada.
20) Man With No Money. Esta faixa é outro cover, que se chama, na verdade, Are You Really Down?, também, gravada originalmente, do grupo Moondog. Também não muito veloz, mas com um arranjo com menos destaque que a outra faixa do grupo.
21) Biscuit Power. Outra faixa que considero das melhores do álbum e, aqui, já é outro momento. A composição inicia como se uma bomba estivesse prestes a explodir, criando um clima bem interessante, porém, logo após, a música inicia com um arranjo que prepara para o petardo que vem logo a seguir, com a voz.
22) GM2. Boa faixa, já de outro momento, esta é bem curta e instrumental.
23) Short End Of The Stick. Esta composição soa mais skate punk, lembrando, um pouco, o primeiro Suicidal Tendencies. Arranjo bem cru.
24) Don't Tread On Me. Outro cover, desta vez do grupo Cro Mags. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, me agradou bastante a versão, bem fiel à original.
25) Fed Up. Esta faixa tem a participação do baixista do grupo Judge, Matt Dylan. A faixa também é cover, do próprio grupo Judge. Característico do hardcore nova iorquino. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, também bem fiel à versão original.
26) Slut. Outro momento, mais uma vez, esta faixa inicia bem intimista, com uma linha de baixo que se repete, até a composição iniciar. Com uma boa intenção, esta é um hardcore com características de punk rock.
27) Control Yourself. Esta faixa inicia com um clima bem new wave, mas logo em seguida o hardcore aparece, mas alterna com o arranjo do início e uma nova parte, bem interessante, também, com acordes largados.
28) Time Flies. Esta e a próxima faixa são as duas em que Walter é o vocalista, o que, por sinal, é quase uma piada, devido à voz de criança do guitarrista! Diferente, mas interessante. A composição é sensacional, com ótimo arranjo.
29) Good Intentions. Bem veloz e de pouca duração, o legítimo hardcore old school, mais uma vez, com o mesmo vocal de criança de Walter!
30) Things We Say. Como já disse antes, gosto muito desta composição, porém, esta versão está quase sem vocal, pois ele fica com volume muito baixo.
31) Competition. Outra composição que considero das melhores, o problema está no vocal, que, como na faixa anterior, está muito ao fundo. O destaque está no refrão e sua melodia vocal.
32) Pushed Too Far. Outra faixa cover, desta vez do grupo Sick Of It All. Infelizmente o grupo não conseguiu manter o peso que a versão original apresenta, porém o arranjo está bem semelhante ao original.
33) Friends Like You. Mais um cover do grupo Sick Of It All. Assim como a faixa anterior, faltou o peso que a composição pede, embora esta seja mais punk rock, não exigindo tanto. O vocal também está ao fundo, infelizmente.
34) Should I Stay Or Should I Go. Mais um cover, desta vez a composição é do grupo Clash. Também não me agradou muito esta versão, apesar de bem fiel à original, pois falta o swing que a música pede, ficou bem hardcore a pegada.
35) Wild Things. Mais uma faixa cover, e, desta vez, a versão ficou sensacional, considero-a uma das melhores faixas do álbum. A composição foi gravada originalmente pelo grupo Troggs, e a versão está bem fiel à original.
36) Six Times Around. Mais uma faixa cover, porém não sei quem é o compositor. Bem punk rock, em especial na parte A. A parte B já não soa tão rock quanto a A, mas possui um refrão bem sing-a-long.
37) The Chance. Outro cover que também não sei quem é o compositor! Soa bastante com Vandals, não duvido que não seja, embora o mais provável é que não! Um punk rock bem embalado e com características country.
38) Someone's Gonna Die. O álbum finaliza com mais um cover, desta vez do grupo Bad Religion, no qual o nome original é We're Only Gonna Die. Excelente versão, embalada e bem mais veloz que a versão original, vale a pena conferir. Um clássico!
Ouça o álbum e monte o quebra-cabeças de 38 peças!

Nenhum comentário :

Postar um comentário