domingo, 4 de fevereiro de 2018

Batmobile - Bambooland (1987)

GÊNERO: Psychobilly
ORIGEM: Holanda (Rotterdam / Holanda Do Sul)
FORMAÇÃO:
Jeroen Haamers (Vocal, guitarra)
Eric Haamers (Baixo acústico)
Johnny Zuidhof (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum do grupo lançado, depois de um Ep, pelo selo Count Orlok. É um psychobilly que está mais para rockabilly do que pra punk rock, é um ótimo álbum e conta com 4 faixas cover. A guitarra não tem muita distorção, aliás, é bem leve, mas com muito reverber, o baixo é acústico, o que ajuda a bateria na parte rítmica, já que esta é montada com apenas 3 peças: caixa, surdo e 1 prato que serve como ride ou crash, a qual o baterista toca de pé! Bastante interessante! É quase um revival aos anos 50, na qual o grupo representa muito bem. Realmente vale a pena ouvir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Bambooland. A faixa de abertura, que dá nome ao álbum, tem um toque bem jungle, comum nos anos 50. É um twist, com muitos graves e frases bem interessantes da guitarra. Creio que a faixa resume bem a ideia da capa.
2) Mission Impossible. Considero esta uma das melhores do álbum. Já mais acelerada e com ótima progressão harmônica executada com muito reverber, mas também bastante tremolo. A faixa consta com uma frase de guitarra bem bacana.
3) Demon Party. O grande destaque desta faixa está na frase rítmica que se mantém por toda parte A, harmonizada muito bem pelo contrabaixo, enquanto a parte B já tem uma característica mais rockabilly. Não é ruim, mas não acho das melhores.
4) Night Without Sleep. Outra que considero das melhores do álbum. Excelente frase da guitarra na introdução, mas o grande destaque é mesmo o refrão. Ótimas melodia e harmonia, apesar de simples, que têm um lado bem sing-a-long. Poderia ser um pouco mais acelerada, mas é muito boa!
5) Hot Dog Stomp. Esta faixa é realmente ruim, não vale a pena ouvir. O instrumental conta com uma progressão harmônica bem rockabilly, mas com nada de mais, porém o que estraga é mesmo o vocal, realmente muito ruim, tanto que chega a ser irritante. Percebe-se ser proposital, mas não era necessário!
6) Racing With The Sun. Aqui está o primeiro cover do álbum. É uma música folclórica que não tem compositor. Aquelas músicas que se passa de geração à geração. De qualquer forma a versão do grupo ficou muito boa, mas também não considero uma das melhores, apesar de boa.
7) Lover Not A Fighter. Eis o segundo cover do álbum. Esta é uma música composta por Jay Miller, originalmente gravada por Lazy Lester em 1958. Considero uma das melhores faixas do álbum. Ótimo arranjo mas bem fiel à versão original. Vale a pena ouvir!
8) Chasin'. Gosto desta faixa também, apesar de não considerá-la das melhores do álbum. Tem um ótimo embalo e acordes de guitarra executados de uma maneira bem peculiar, além de o reverber ser um efeito fundamental nesta faixa. Porém o melhor é mesmo o refrão, talvez a parte mais punk rock de todo o álbum.
9) The Cannibal. Boa música também, já mais lenta, mas com uma levada bem grave, com a guitarra abafada e o reverber criando todo um clima. Boa faixa, mas não das melhores.
10) Killers Crew. Esta tem uma frase bem de suspense, uma mistura de surf music com trilhas como Mission Impossible ou Secret Agent Man. Muito boa, mas pouco acelerada.
11) All Shook Up. Chegamos ao nosso terceiro cover do álbum, esta música foi composta por Otis Blackwell e originalmente gravada por Elvis Presley em 1957. Na verdade esta é uma faixa "pegadinha" porque tem pouca duração e finaliza como se estivesse enrolando a fita K7 no aparelho!
12) Ain't Gonna Drink No More. Outra que considero uma das melhores do álbum, principalmente por causa da frase no início da composição, mas também devido ao refrão sing-a-long. Muito boa faixa!
13) Cold Sweat. Outra que considero das melhores! Principalmente devido ao riff da guitarra que aparece em vários momentos durante a faixa. Muito bom, vale a pena ouvir só pelo riff.
14) Do You Wanna Touch. O álbum finaliza com outro cover. Música composta por Gary Glitter e Mike Leander, gravada originalmente por Gary Glitter em 1973. Ficou muito boa esta versão, realmente uma outra pegada, mais embalada e bem rockabilly, com o contrabaixo sendo o grande destaque, além do arranjo da guitarra que substitui, em alguns momentos, a voz em relação à versão origianal.
Escute o álbum e se sinta na terra do bambu!

Um comentário :

  1. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderExcluir