sexta-feira, 26 de junho de 2020

Iron Maiden - Be Quick Or Be Dead (1992)

GÊNERO: Heavy Metal
ORIGEM: Inglaterra (Leyton - Greater London / Londres)
FORMAÇÃO:
Bruce Dickinson (Vocal)
Dave Murray (Guitarra)
Janick Gers (Guitarra)
Steve Harris (Baixo)
Nicko McBrain (Bateria)
.
Este é o vigésimo quarto single lançado pelo grupo, após oito álbuns de estúdio, através do selo EMI. Este é o primeiro single do nono álbum do grupo, lançado meses antes do álbum. Provavelmente este é o lançamento mais blues de toda carreira do grupo! Duas faixas são blues, uma é spoken word e duas são o heavy metal característico do grupo, sendo que uma delas é um cover! Já havia comentado sobre este single aqui no blog em 2010, confiram! É um bom single, diferente, mas bom, tudo muito bem tocado e arranjado, como de praxe do grupo, muitos riffs de guitarra e um excelente vocal, com muita expressão e técnica, assim como os demais instrumentistas. Este single possui diferentes versões, aqui fiz um compilado com todas as faixas disponíveis nas diferentes versões.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Be Quick Or Be Dead. O single inicia com a faixa título, que é, na minha opinião, a melhor faixa! Esta faixa possui videoclip de divulgação. A faixa mais veloz, lembra bastante um NWOBHM, com um excelente riff de guitarra e uma ótima expressão e técnica vocal, além de um ótimo arranjo.
2) . Esta faixa não tem nome, mas foi apelidada pelos fãs do grupo de Bayswater Ain't A Bad Place To Be. É um blues monocórdico, ou seja, com apenas 1 acorde, tocado no violão, sem acompanhamento nenhum! O vocal também não é cantado e sim falado. Uma boa faixa, bem diferente de qualquer material já gravado pelo grupo!
3) Nodding Donkey Blues. Outro blues gravado pelo grupo, porém este com acompanhamento dos demais instrumentos, além de ser executado sem violão, mas com um piano! É um típico blues, com seus 12 compassos, porém a pegada heavy metal é inevitável!
4) Space Station No. 5. Esta considero a segunda melhor faixa do álbum, embora seja um cover! É uma composição de Ronnie Montrose e Sammy Hagar, gravada, originalmente, em 1973 pelo grupo Montrose. O grande destaque está no refrão, com uma excelente melodia e um ótimo arranjo, embora o riff de guitarra também mereça seu destaque.
5) The French Message From Bruce Dickinson. O single finaliza com uma faixa spoken word, a qual é apenas Bruce Dickinson passando um recado para os franceses.
Ouça o single, mas seja rápido ou morra!

Nenhum comentário :

Postar um comentário