sábado, 6 de junho de 2020

Inkisição - Live Coimbra (1994)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Portugal (Aveiro / Aveiro)
FORMAÇÃO:
Miguel (Vocal)
Lena (Vocal)
Píncaro (Guitarra)
Sérgio (Baixo)
Rui Maia (Bateria)
.
Este é o primeiro material ao vivo disponibilizado pelo grupo, de maneira independente. É um show que foi filmado no dia 29 de Maio de 1994 e, transformado em arquivo de áudio anos depois, portanto não chega nem a ser uma demo! Este show está disponível para assitir on-line, dividido em duas partes. Veja a parte 1 e a parte 2. O grupo, até então, havia lançado uma demo e dois splits. Embora tenha rotulado como D-Beat, o som tem influência de punk rock e hardcore old school, bem como pitadas de crossover. Na verdade, na minha opinião, lembra um Riistetyt misturado com Terveet Kädet, além de influência dos primeiros do Agnostic Front, bem como pitadas de Ratos De Porão e Eskorbuto! O instrumental está no lugar e o destaque está nos arranjos de bateria por Rui, porém os vocais deixam a desejar, muito grito e pouca melodia, existindo falhas na voz e frequentes desafinações. A energia está presente a todo momento e bem exacerbada, o que faz compensar a falta de técnica, porém, também prejudica, como no caso dos vocais. Na maior parte as músicas são velozes, porém existem trechos cadenciados e outros mais lentos, mas todas as faixas são embaladas. O show possui uma faixa cover!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro / Ordem Racionalidade - Não. O show inicia com um discurso para depois começar a música. Esta inicia bem como uma introdução, com poucos pratos, mais tambores e uma frase minimalista na guitarra, após, entram os pratos e, logo em seguida, a voz. Não é muito veloz, mas possui um bom embalo quando da entrada do vocal.
2) Inkisição. A música que dá nome ao grupo é um punk rock bem embalado, sem nada de mais, bem trivial, existindo um trecho mais acelerado. Não é uma má composição, mas não tem nada que se destaque.
3) Porcos Fascistas. Considero esta uma das melhores faixas do show, com um bom arranjo e boa harmonia, além de bastante velocidade, com certeza a mais veloz até então. O refrão possui trechos sing-a-long, mas o destaque é mesmo a progressão harmônica, em especial no refrão.
4) Chagas. Uma boa faixa, com partes bem distintas, uma mais intimista, outra mais punk rock e outra mais acelerada, mais hardcore. Estas nuances rítmicas acabam atrapalhando a sensação de quem ouve. O vocal não colabora muito, apesar da boa expressão.
5) The Fascist Inside Me. A única faixa cantada em inglês! É uma boa composição, com uma boa progressão harmônica e um bom embalo, apesar de não muito veloz, porém o vocal não colabora. Existe um trecho mais cadenciado no final.
6) Decisões Astro-Comandadas. Considero esta uma das melhores faixas do show, com um vocal executado com um bom timbre e mais ponderado. Não inicia veloz, mas existe um trecho bastante veloz no meio, que, aliás, é o grande destaque.
7) A Pirâmide / Vizinhos.... Esta faixa possui duas músicas, sendo que a primeira é sensacional, sendo uma das melhores do show, porém a segunda não agrada tanto. Existe, inclusive, variações de andamento em cada uma delas, além de existir um trecho cadenciado.
8) Burocracia. Faixa bastante veloz, sendo uma boa composição, porém o vocal desafina em eventuais trechos. A faixa possui duas partes bem distintas, uma mais veloz e outra menos.
9) Aseptal. Esta faixa é bastante veloz, e é o cover do show, sendo composta pelo grupo português Cagalhões. É uma boa faixa, de pouca duração!
10) Jovens. Considero esta a melhor faixa do show. O destaque está na progressão harmônica, mas, também, nas variações de cadência entre as partes. A execução do arranjo de guitarra também merece destaque.
11) Disposição Para A Humanidade. Outra faixa que considero das melhores do show! Bastante veloz e com muita energia, talvez esta seja a faixa mais veloz do show. A expressão vocal é o grande destaque, existindo um trecho mais cadenciado.
12) Morto-Vivo. Esta faixa lembra bastante as bandas finlandesas, em especial devido ao vocal. Não possui nada de especial, existindo frequentes variações de cadência e, inclusive, andamento!
13) O Meu Problema, A Minha Atitude. Faixa não muito veloz, mas com um bom embalo. Também não vejo nada de especial nesta composição, apesar de não ser ruim. O destaque está no arranjo da guitarra e nas eventuais pausas.
14) Animais. O show finaliza com uma das faixas que considero das melhores. Uma boa introdução, com uma boa frase do baixo, apesar de simples. Quando aparecem a guitarra e bateria, ela se transforma em um compasso composto, para depois voltar o compasso simples e bastante embalo, apesar de não muito veloz. O destaque está no arranjo dos instrumentos de cordas.
Ouça o show e sinta a energia ao vivo em Coimbra!

Nenhum comentário :

Postar um comentário