quinta-feira, 14 de maio de 2020

Huey "Piano" Smith & His Clowns - Having A Good Time (1959)

GÊNERO: Rhythm & Blues
ORIGEM: EUA (Nova Orleans - Orleans / Louisiana)
FORMAÇÃO:
Bobby Marchan (Vocal)
Lee Allen (Saxofone)
Red Tyler (Saxofone)
Huey "Piano" Smith (Piano)
? (Guitarra)
? (Baixo)
Charles Williams (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Ace. Até então o grupo só havia lançado singles, e este é um álbum que faz uma compilação destes singles. É um bom álbum, bastante embalado, muito swing, mas não muita velocidade. Huey é um dos grandes nomes dos primórdios do rock 'n' roll, ajudando a consolidar o gênero. Embora seu som seja um rhythm & blues, muitas vezes ele puxa para o rock 'n' roll, além de possuir pitadas de blues e country. O grupo era bastante hilário, sendo considerado um dos grandes nomes entre os artistas cômicos da época. O destaque está no swing dos arranjos, bem como a improvisação, bastante frequente.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Rockin' Pneumonia And The Boogie Woogie Flu. Este é o primeiro single lançado pelo grupo, e seu segundo maior sucesso. É um rock 'n' roll com fortes traços do blues. O destaque está no embalo, bastante swing, bem como no arranjo de piano e seus improvisos.
2) Little Chickee Wah Wah. Outra faixa bem rhythm & blues, com ótimo swing, boas frases do piano e uma "cozinha" que não deixa a peteca cair. Interessante são as palmas existentes no arranjo. O destaque está nos improvisos e no ritmo.
3) Little Liza Jane. Esta faixa é um country! Com certeza a faixa que mais destoa no álbum, sendo a única neste formato. Só faltou um violino para caracterizar ainda mais o country! Não me agrada muito esta faixa, sendo o destaque os improvisos.
4) Just A Lonely Clown. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Embalo semelhante às duas primeiras faixas, mas com um arranjo vocal mais interessante, o que é o destaque junto com os improvisos.
5) Hush Your Mouth. Mais um rhythm & blues bem característico, já mostrando muitos traços do rock 'n' roll. O bom arranjo dos sopros e da voz são o grande destaque da composição. Os improvisos do piano também merecem destaque apesar de não muito evidentes.
6) Don't You Know Yockomo. Mais um dos grandes sucessos do grupo. O curioso é que esta composição fez grande sucesso na Austrália e Nova Zelândia quando uma artista da região fez uma versão anos mais tarde. Mais um rhythm & blues bem característico, com bons contracantos.
7) Havin' A Good Time. A faixa que dá nome ao álbum é uma boa composição, com um pouco menos de embalo que as faixas anteriores, sendo o destaque o arranjo vocal e seus eventuais contracantos.
8) Don't You Just Know It. Este é o maior sucesso do grupo, e é, também, uma das faixas que considero das melhores do álbum. Um excelente embalo, com ótimo arranjo vocal, o qual é o grande destaque da composição. Mais um rhythm & blues clássico!
9) Well I'll Be John Brown. Ótima composição, bem rock 'n' roll, talvez a mais rock até aqui. Mais uma vez os arranjos vocais são o grande destaque, sendo visível a influência que teve em bandas de surf music da década de 60, como o Beach Boys.
10) Everybody's Whalin'. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Ela é quase um plágio de Johnny B. Goode, de Chuck Berry, com as frases, harmonia, tudo, apenas algumas mudanças na linha melódica e na letra. O grande destaque está nos improvisos da bateria.
11) High Blood Pressure. Lançada originalmente como o lado B de seu single de maior sucesso (a faixa 8), ela, por tabela, se tornou um dos maiores sucessos do grupo. É uma ótima composição, com um bom arranjo, em especial da voz, possuindo um bom embalo e swing.
12) We Like Birdland. O álbum finaliza com a faixa que considero a melhor! Se ela fosse composta e gravada dez anos mais tarde, com certeza seria uma faixa de garage punk! Com certeza a faixa mais pesada e veloz do álbum, possuindo um ótimo embalo e harmonia.
Ouça o álbum e fique tendo um bom tempo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário