domingo, 16 de fevereiro de 2020

Happy World - Happy World (1984)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Denver - Denver / Colorado)
FORMAÇÃO:
Shane Frink (Vocal, guitarra)
Nate Butler (Baixo)
Gant Frink (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Regressive. É um bom álbum, bem ao estilo da época em que foi lançado, com algumas faixas velozes, outras com uma ideia de dinâmica bem definida, criando boas intenções para cada uma das partes das composições. Muitas frases parecem soar como um improviso, em especial da guitarra, remetendo bem ao processo de criação do grupo, sempre através de jams nos ensaios. Devido a isso, muitas vezes a sincronia das frases entre os instrumentos não está de acordo, sendo o arranjo bem individual de cada instrumento. O destaque está nas frases da guitarra, sempre bem soltas, com muito uso de pentatônicas, remetendo a uma sonoridade bem rock and roll. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Stumpy's Carnival. O álbum inicia com uma faixa que é bem uma introdução. Uma frase bem stacatto executada pela guitarra, com outras frases executadas, simultaneamente, por um metalofone. Não há voz.
2) Punx Unite / Assholes Die. Esta faixa é bem hardcore old school, sem introduções ou pontes, pouca duração, com um arranjo bem simples e pouco trabalhado. É uma boa faixa.
3) Worms. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Já com uma intenção bem diferente da faixa anterior, esta inicia com uma harmonia que prepara para um solo de guitarra, fugindo da ideia tonal. Após, a faixa muda de intenção, aparece a voz e as frases da guitarra se apropriam de outra escala. Este trecho já mais hardcore que o anterior, principalmente quando da presença do vocal.
4) Meg Tolin. Esta faixa inicia mais "suave", com frases de guitarra e um acompanhamento bem interessante do baixo,, porém, logo após, ela muda e se apresenta quase como um jazz core, um arranjo bem peculiar.
5) Time Bomb. Outra boa composição que inicia com uma ideia bem intimista e mais lenta, mesmo com a presença da voz. A harmonia lembra bastante bandas punk do final dos anos 70, início dos 80. Ela se mantém desta forma até o fim.
6) The Rover. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido à harmonia, embalo e arranjo. Ela possui uma intenção mais intimista na sua introdução, o que muda na parte B, esta que prepara para a melhor parte da composição, a parte C. Não muito veloz, mas com uma boa intenção.
7) Do Do Do. Outra boa composição, com uma boa frase da guitarra. É uma frase bem alegre, mas que é o destaque da composição. Após, ela se transforma em um hardcore old school bem característico, com harmonia característica do rock and roll. Esta é uma faixa instrumental!
8) Euphoria. Boa composição, soa bastante com bandas punks dos anos 70, com um vocal bem escrachado. A parte B possui outra intenção, já mais hardcore, mas bem simples, tanto a composição quanto o arranjo.
9) I Mental. Considero esta a melhor faixa do álbum! Também instrumental, ela possui uma boa linha de baixo e boas frases de guitarra, que lembram um pouco Black Flag, além de um bom embalo. Esta soa bem skate punk.
10) Garter Towers. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com uma introdução que soa como um blues escrachado, principalmente devido à voz. Mais uma vez, boas frases da guitarra, sempre soando de maneira improvisada. Após, surge o embalo e a distorção, soando bem hardcore.
11) FF-9. Outra faixa mais intimista, outra boa composição! Também instrumental, mas com uma harmonia não muito bacana, faltando um pouco mais de criatividade no arranjo, na minha opinião, já que não possui vocal, mas, ainda assim, uma boa faixa.
12) Open Mind. Outra faixa bem hardcore old school, sem frescura, nem arranjos muito trabalhados. Possui um bom embalo, apesar de não muito veloz. Uma boa faixa, vale a pena conferir!
13) Stumpy's Revenge. O álbum finaliza com a mesma composição da primeira faixa, porém mais acelerado, sem o metalofone e com a inclusão do baixo e da bateria além de existir uma parte B e um solo no final.
Ouça o álbum e se sinta em um mundo feliz!

Nenhum comentário :

Postar um comentário