quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Civil - Civil (1987)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Ricardo Henrique (Vocal, guitarra)
Marco Antonio (Guitarra)
Walter Lopes (Baixo)
Sidney Pirulli (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum do grupo, lançado pelo selo RGE. Muito bom o álbum, mas não excelente. É o típico rock brasileiro dos anos 80, com tudo a que tem direito! O efeito de chorus está muito bem evidenciado. Embora o álbum seja bem rock, existe pitadas de punk rock e new wave, lembra muitas bandas nacionais dos anos 80, como Plebe Rude, Os Eles, ou Ira!. Ricardo Henrique é o responsável pelo registro dos demais instrumentos, como gaita de boca ou teclado. O álbum ainda conta com a ilustre participação de Marcelo Nova! É um bom álbum (o qual tenho em Lp), mas creio que pecaram no fato de "atirar para todos os lados", ou seja, existem muitas influências diferentes, como se quisessem atingir diversos públicos-alvo. Ao meu ver, isto foi o responsável pelo grupo não atingir um grande sucesso, pois qualidade nas composições, arranjos, ou técnica, existe!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Sistema. O álbum inicia com a música de trabalho e divulgação, existe, inclusive, no youtube, diversas apresentações do grupo, uma no Clube do Bolinha (em playback), outra no programa Boca Livre, outra no programa Perdidos na Noite e em todas o grupo se apresenta com esta faixa. É uma boa composição, bem trabalhada, com um bom embalo, e ainda tem uma gaita de boca bem marcante. Bem rock brasileiro!
2) O Que Eu Quero Ser. Esta faixa conta com a participação de Marcelo Nova, ela já é mais intimista, com uma levada em shuffle, quase um jazz, existindo, ainda, a execução de um piano. Boa faixa.
3) Passando Mal. Considero esta uma das melhores faixas do álbum (se não a melhor). Ela é um punk rock, já mais embalada e acelerada. Notas dissonantes fazem parte da frase da guitarra, dando um clima bem interessante. Uma das guitarras faz um arranjo de fundo, com frases bem dissonantes e atípicas.
4) Alguém. A música mais lenta de todo álbum, apesar de ter um embalo legal. É uma boa faixa, com diversos elementos de percussão ao decorrer da faixa. O destaque está nos arranjos, vale a pena conferir!
5) Uga Ga (Gagagaugaga). Música bem jungle, esta faixa foi gravada em sua demo de estreia, em 1986. Não possui letra, mas também não é instrumental. É como se fosse uma música de pré- históricos!!!
6) Paranóia. Aqui começa o lado B! E este inicia com um excelente groove, com o baixo dando toda intensão, com Slap! A guitarra tem um efeito de chorus bem evidenciado.
7) Jogo De Espelhos. Outra faixa com o chorus a mil! Bem fraquinha esta faixa, mas não é ruim, com um dedilhado em uma das guitarras, mas não é o suficiente para para torná-la boa ou ruim!
8) Nenhuma. Outra que considero das melhores do álbum, talvez (e bem provável), melhor faixa. A mais veloz até aqui, esta é outro punk rock, sem frescura, mas com tudo bem trabalhado e no lugar.
9) Ode Por Um Velho Ídolo Do Rock 'n' Roll. Outra faixa que considero das piores do álbum! Esta sim é lenta, quase uma balada, talvez a pior. A guitarra é executada, quase toda em forma de dedilhado.
10) Juízo Final. O álbum fecha com mais uma que considero das melhores do álbum, bem embalada, esta é, na verdade, outro punk rock. Boa faixa, o qual possui um arranjo de teclado, mas o destaque está no arranjo e nas variações de dinâmica.
Ouça o álbum e aja como um civil!

Nenhum comentário :

Postar um comentário