sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Charley Patton - ABC Of The Blues (Vol. 35) (2010)

GÊNERO: Blues
ORIGEM: EUA (Edwards - Hinds / Mississippi)
ARTISTAS:
Charley Patton / Bukka White / Delta Big Four / Walter "Buddy Boy" Hawkins / Willie Brown / Willie Lofton Trio / Son House / Howlin' Wolf
.
Esta é uma coletânea lançada pelo selo Documents e tem material do período entre 1929 e 1944. Ao meu ver, foi uma lista de músicas mal selecionadas, tudo porque apenas as 3 primeiras faixas da coletânea são executadas por Charley Patton, todas as outras são de outros artistas que, em algum momento, tiveram alguma ligação com o músico, seja no convívio ou apenas por influência. As músicas são muito boas, algumas excelentes e poucas ruins, o repertório foi bem escolhido, mas não é valorizado o trabalho de Charley. De qualquer forma, é uma boa mostra do blues do Delta e prova porque Charley Patton é referência para muitos excelentes e consagrados músicos, não só do blues, mas como de outros gêneros também.
.
FAIXA A FAIXA:
1) High Water Everywhere, Pt. 1. A coletânea inicia com uma música gravada por Charley Patton em Dezembro de 1929. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, extremamente expressiva, ficando evidente no acompanhamento "natural" do intérprete com o som percussivo, bem como na expressão vocal. Realmente uma excelente música para abrir a coletânea!
2) Hang It On The Wall. Esta faixa foi gravada por Charley Patton em 1º de Fevereiro de 1934 e a considero a pior faixa da coletânea. Muita influência de country nesta composição, bem um blues-country mesmo! É possível perceber a expressão do artista no acompanhamento percussivo, igual à faixa anterior.
3) Prayer Of Death, Pt. 1. Outra faixa gravada por Charley Patton, esta inclusa no seu primeiro dia de gravação, em 14 de Junho de 1929, e última faixa gravada por ele nesta coletânea. Outro blues-country, por assim dizer, também não é das minhas músicas favoritas, mas não é ruim. O curioso é que é possível ouvir o som da madeira rangendo no assoalho! Detalhes de gravação que passavam despercebidos há 89 anos atrás!
4) Sic 'Em Dogs On. Música gravada por Bukka White, muito boa por sinal. Um blues monocórdico, o qual sou suspeito pra falar, já que sou fã! Tem que se ter muita expressão e intensão para fazer uma música de um acorde soar bacana, e eis aqui um exemplo!
5) Watch And Pray. Música gravada por Delta Big Four, um quarteto vocal inspirado nos quartetos de barbearia, muito comuns nos EUA nas décadas de 30 e 40. Não me agrada muito esta faixa, a considero uma das piores da coletânea, mas serve como forma de registro!
6) Snatch And Grab It. Música gravada por Buddy Boy, ou Walter Hawkins. Na verdade esta composição é uma música folclórica, gravada e tocada por muitos artistas até os dias de hoje. Provavelmente o NOFX se inspirou nela para compor Buggley Eyes! Também não considero das melhores da coletânea, apesar de ter seu valor, especialmente devido ao vocal silábico, no final.
7) M And O Blues. Música gravada por Willie Brown, considero-a uma das melhores da coletânea, muito expressiva, excelentes riffs no violão, e vocal lamentado! Vale a pena conferir.
8) Dark Road Blues. Música gravada por Willie Lofton Trio, e a considero uma das melhores faixas da coletânea, muito em função da maneira como o violão é interpretado, existindo momentos em que as cordas são puxadas, assemelhando ao som do slap. Muito interessante!
9) Country Farm Blues. Música gravada por Son House, e, na minha opinião, a melhor música da coletânea. Executada com o bottleneck, também é um blues monocórdico, e não preciso repetir o que penso a respeito! Ótima faixa, não deixe de ouvi-la!
10) Forty Four. Música gravada por Howlin' Wolf. É uma ótima música, mas já destoa bastante das demais, principalmente porque se percebe uma roupagem mais moderna no arranjo, existindo acompanhamento de outros instrumentos, inclusive o piano. Acho esta faixa fora do contexto das demais, mas é uma ótima música.
Ouça a coletânea e tenha uma noção do C no ABC do blues!

Nenhum comentário :

Postar um comentário