sexta-feira, 9 de junho de 2017

AC/DC - Live (1992)

GÊNERO: Hard Rock
ORIGEM: Austrália (Sydney / New South Wales)
FORMAÇÃO:
Brian Johnson (Vocal)
Angus Young (Guitarra)
Malcolm Young (Guitarra)
Cliff Williams (Baixo)
Chris Slade (Bateria)
.
Este é o segundo álbum ao vivo da discografia oficial. Apesar de ter sido lançado em 1992, pelo selo ATCO, todas as faixas foram gravadas em 1991 durante a turnê de divulgação de The Razors Edge. O curioso do álbum está na edição das faixas e no arranjo do fim das mesmas, isto porque elas começam e terminam, quase que em sua totalidade com fade-in e fade-out, respectivamente, bem como a execução, ou do acorde dominante ou do acorde fundamental, do fim que cria um clima interessante. No mais se mantém como a banda sempre foi, com suas características próprias na exibição ao vivo, muito por causa de Angus Young. Um ótimo álbum, bem mixado e equalizado que vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
O álbum começa com Thunderstruck, abrindo o show com uma música do novo álbum, esta versão foi editada com momentos de dois shows diferentes. O início, com o som dos trovões e o final que contém um resmungo de Brian Johnson foram gravados no Donington Park, em Leicestershire, na Inglaterra no dia 17 de Agosto, enquanto a música foi gravada na Espanha. Uma excelente música para iniciar um show, em especial pelo riff de guitarra no início.
Shoot To Thrill é a segunda faixa, uma das poucas que não começa com fade-in, esta foi gravada no dia 23 de Abril, na Inglaterra, mais precisamente no NEC em Birmingham. Um clássico do seu álbum mais vendido pra animar o público logo no início!
Mais um clássico no início: Back In Black é o nome da faixa 3, que foi gravada no mesmo show da abertura dos trovões, na Inglaterra. Com exceção do final, é a música como ela é na versão de estúdio, sem mexer em nada do arranjo.
Sin City é a quarta faixa e a primeira da "Era Bon Scott", começa com uma pequena fala de Brian Johnson, e se mantém como na versão de estúdio, embora, obviamente, o vocal dá uma outra característica para a música. A parte do  meio em que as guitarras param cria um clima bastante interessante, em especial ao vivo, podendo se ouvir a platéia neste momento.
Who Made Who dá nome à faixa 5, e foi gravada no mesmo show da faixa 2, na Inglaterra. É uma música para dar uma amaciada no clima, já que ela não é tão explosiva quanto à maioria das outras. O grande destaque está nos legatos da guitarra que aparecem em diversas oportunidades no decorrer da música, tanto em regiões médias quanto agudas. Uma boa música para ouvir.
A sexta faixa, Heatseeker, foi gravada no mesmo dia da faixa anterior. Já é uma música mais embalada, mas sem o mesmo apelo que os grandes clássicos do grupo, embora as guitarras, mais uma vez, criam o destaque da música devido à seus riffs, embora existam alguns momentos em que arranjos rítmicos se tornam interessantes.
Fire Your Guns é a segunda música do álbum de divulgação a ser apresentada, esta foi gravada no mesmo show da faixa 3. Mantém uma boa seqüência, já que ela mantém um embalo semelhante à faixa anterior, também com um riff de guitarra como destaque.
A faixa 8, Jailbreak, é uma das músicas que mais tem variações no seu arranjo, começando pela exibição solo de Angus Young, o que também acontece no meio da música. Esta faixa foi gravada no mesmo dia da faixa 6. Vale a pena conferir esta versão, que é bem singular!
O blues clássico do grupo, The Jack, dá uma acalmada no clima, um momento para respirar! Esta versão foi gravada em um show em Moscou, na Rússia, num local chamado Tushino Airfield, no dia 28 de Setembro (o dia do centenário do Peñarol!). O destaque está na interação de Brian Johnson com o público, que canta junto e acompanha a canção no momento antes do solo de guitarra.
Mais uma música do álbum novo: The Razors Edge. Música gravada no mesmo show da faixa 8. É uma música pesada, mas sem grandes momentos, é mais o clima que a guitarra cria que destaca a música, apesar da dobra da caixa da bateria após o refrão.
A faixa 11, Dirty Deeds Done Dirt Cheap, foi gravada no mesmo dia da faixa anterior e se mantém semelhante à versão de estúdio. É uma boa seqüência, pois assim como a faixa anterior, é pesada, mas não muito embalada, a não ser no momento do solo, que também tem uns legatos, que sobem cromaticamente, bastante interessantes.
Moneytalks é o nome da faixa 12, que também é a última música do CD 1, ela foi gravada no mesmo show da faixa anterior. É mais uma música do novo  álbum, e ela se mantém fiel à versão do álbum de estúdio. Uma das melhores, com um refrão marcante!
O CD 2 abre com Hells Bells e é a primeira faixa com uma versão de uma apresentação fora da Europa. A música foi gravada no Northlands Coliseum, em Edmonton, no Canadá, no dia 22 de Junho. Mais um clássico, com o sino em seu início sendo a marca registrada da música, muito boa música que também se mantém fiel à versão de estúdio.
Are You Ready dá nome à faixa 14, esta versão foi gravada em local desconhecido, mas vale a pena conferir já que é uma música não muito comum de se ver no setlist do grupo, talvez apareça aqui por ser mais uma música do álbum novo de divulgação. Uma das melhores, sou fã deste som, vale a pena conferir.
A faixa 15 é That's The Way I Wanna Rock 'n' Roll, embalada e com um riff inspirador que se mantém por toda parte A, também é uma das melhores apesar de manter as características do arranjo como a versão de estúdio. Também tem local desconhecido, assim como a faixa anterior.
High Voltage, um dos primeiros clássicos do grupo, dá nome à faixa 16, que foi gravada também em local desconhecido, assim como a faixa anterior. Esta versão mantém o arranjo clássico das versões ao vivo, desde a época de Bon Scott, a qual existe uma pergunta e resposta entre o vocal e o público. Muito bacana, cria um clima mais intimista entre banda e público.
A faixa 17 é outro clássico do grupo: You Shook Me All Night Long, gravada no mesmo dia da faixa 7, na Inglaterra. Mantém o arranjo da versão de estúdio, com exceção do final.
Outro grande clássico dá nome à faixa 18: Whole Lotta Rosie, gravada no mesmo show da faixa 9, na Rússia. Versão semelhante à do álbum ao vivo anterior, ainda com Bon Scott, existindo, no começo, um coro da platéia gritando o nome de Angus, o que já se tornou uma marca registrada da música em suas exibições ao vivo. Sou grande fã desta música, nunca é demais ouvi-la!
No dia 20 de Abril, os irmãos Young voltaram à sua terra natal, Escócia, e fizeram um show no S.E.C.C., em Glasgow, o qual tocaram a faixa 19, Let There Be Rock, também com sua versão clássica das exibições ao vivo em que existe um longo trecho em que Angus Young improvisa em sua guitarra, se atirando no chão do palco, deitando e rolando, literalmente! Sempre é interessante ouvir o que sai ao natural da expressão do guitarrista nesta música, pois ela é baseada em improvisos.
No mesmo dia da faixa anterior, o grupo gravou Bonny, música que foi gravada originalmente no lado B do single Jailbreak, porém com o título de Fling Thing. Na verdade esta é uma melodia tradicional escocesa chamada The Bonnie Banks O' Loch Lomond, o mais vibrante é o público cantando a canção junto da guitarra que executa, sozinha, a melodia, realmente muito bom, embora de curta duração!
A faixa 21, Highway To Hell é uma continuação da faixa anterior, por isso também é outra que começa sem fade-in. O arranjo mantém-se fiel à versão de estúdio, com exceção do final. Um outro grande clássico do grupo.
T.N.T. é a penúltima faixa do disco, e foi gravada no mesmo dia da faixa 10. É uma boa música, mantendo o arranjo bem semelhante ao original.
O álbum termina com outro grande clássico do grupo, e, na minha opinião, uma das melhores do grupo: For Those About To Rock (We Salute You), esta versão foi gravada no mesmo dia da faixa 13, e tem como grande destaque os tiros de canhão em seu final, deixando-a como a música perfeita para finalizar o show, ainda mais com o arranjo do final da música que dá um clima de "campo de batalha". A música para finalizar o álbum com chave de ouro!
Ouça um álbum repleto de clássicos de uma das maiores bandas de rock da história!

Nenhum comentário :

Postar um comentário