sábado, 25 de março de 2023

Wizo - Live München (1993)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Alemanha (Sindelfingen / Baden-Württemberg)
FORMAÇÃO:
Axel Kurth (Vocal, guitarra)
Jörn Genserowski (Baixo)
Karlheinz Zaske (Bateria)
.
Este é um álbum ao vivo, pirata, gravado após o lançamento de dois álbuns de estúdio. É um bom álbum, apesar da qualidade de gravação não ser das melhores, que reflete bem a expressão, e interpretação das faixas, do grupo ao vivo, já que não possui nenhum tipo de edição de áudio, sendo fiel ao que foi apresentado no dia 22 de Maio de 1993, data do show. As composições são, em sua maioria, embaladas, com bons arranjos, possuindo algumas faixas velozes. A interpretação dos arranjos de guitarra carece de informações se comparado às versões de estúdio, devido à ausência de uma segunda guitarra que faça as frases melódicas existente nas versões dos álbuns, o que, em alguns casos, acaba se tornando interessante, pois apresenta a composição em um estado mais "cru", deixando a intenção da composição mais evidente. O álbum possui duas faixas cover, uma faixa a cappella e uma faixa que não é nem um nem outro! Já havia feito uma resenha sobre o álbum, em 2011, confira aqui. Além disso, o álbum resgata composições dos dois álbuns lançados até então, bem como faixas de dois ep's (dos 3 lançados até então), e, também, uma composição a qual não havia sido lançada, que está presente no terceiro álbum de estúdio do grupo, lançado no ano seguinte. Sou um grande fã do grupo, o qual conheci há uns 28 anos atrás, que mescla intenções bem humoradas com outras mais "sérias", mas, sempre, mantendo a expressão punk rock / hardcore melódico. Um álbum que vale a pena conferir, apesar da baixa qualidade de gravação, porém, não indico àqueles que vão ouvir pela primeira vez, pois a percepção pode ser alterada devido à ausência de instrumentos nos arranjos e a baixa qualidade da gravação.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro. O álbum inicia com uma faixa que é apenas uma gravação do que poderia ser a passagem de som do grupo. Apenas um pequeno trecho de música é tocado.
2) Love And Marriage. Esta é uma das faixas cover do álbum, e é, também, a faixa a cappella existente nele. Esta é uma composição de Jimmy Van Heusen e Sammy Cahn, gravada, originalmente, pelo cantor Frank Sinatra, em 1955.
3) Der Käfer. Esta é uma faixa que está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo, sendo uma composição interpretada apenas por guitarra e voz, a qual possui pouca duração, além de uma intenção bem "alegre".
4) Bei Dir. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, sendo uma faixa que está presente no segundo álbum de estúdio do grupo, a qual é bastante embalada e com certa velocidade, além de uma excelente progressão harmônica e eventuais boas frases rítmicas, nas pontes, executadas em sincronia entre os instrumentos. O destaque está no desenho melódico da voz. O curioso é que a faixa é interrompida de maneira abrupta!
5) Different. Esta é outra boa composição, a qual possui uma intenção bem "alegre", um bom embalo, além de certa velocidade, e que está presente no primeiro EP lançado pelo grupo. A faixa possui boas expressão e interpretação, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
6) Diese Welt. Esta é outra boa composição, a qual está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo, possuindo dois momentos bem distintos: um bem embalado e com certa velocidade e outro com influências de ska core, momento em que perde-se o embalo. O destaque está na parte embalada e veloz, possuindo, também, um refrão bem sing-a-long.
7) Unemployed. Esta é outra boa faixa, a qual possui, mais uma vez, influências do ska core, existindo, mais uma vez, dois momentos distintos: um mais embalado e veloz e outro mais ska, sem embalo, possuindo uma intenção bem "alegre", além de um refrão bem sing-a-long, existindo, também um trecho em compasso composto, sendo o destaque o desenho melódico da voz. A faixa está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo.
8) Nichts Und Niemand. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual está presente no segundo álbum de estúdio do grupo. A faixa possui uma introdução mais cadenciada, já que no restante da composição, ela se mantém embalada e com certa velocidade, possuindo um refrão bem sing-a-long, sendo, justamente esta parte, e seu desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião.
9) Klebstoff. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo uma faixa que está presente no primeiro e terceiro EP's lançados pelo grupo. Uma excelente composição, com uma excelente intenção, bem como uma boa progressão harmônica, um refrão bem sing-a-long, bem como um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, sendo o destaque, mais uma vez, o desenho melódico da voz.
10) Nice Day To Die. Esta é uma faixa que está presente no segundo álbum de estúdio do grupo, e é, pode-se dizer, a balada do álbum, já que conta com uma intenção mais intimista. Esta é, talvez, a faixa que menos me agrada no álbum, embora não seja ruim, possuindo um refrão muito sing-a-long. A faixa possui um bom embalo, mas não é muito veloz, sendo o destaque, na minha opinião, as eventuais frases e riffs de guitarra.
11) Jupp. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. É uma composição que está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo, e é, sem sombra de dúvidas, a faixa mais veloz e hardcore do álbum, possuindo bastante expressão, uma excelente intenção, bem como bons eventuais riffs de guitarra e um refrão bem sing-a-long, sendo este, justamente, o destaque, na minha opinião.
12) Kein Gerede. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo. É uma composição bastante embalada e com certa velocidade, existindo eventuais variações de cadência com influências do ska core, bem como eventuais boas frases de guitarra e um refrão bem sing-a-long. Esta é uma composição bem polêmica devido à sua letra, fazendo com que o álbum fosse censurado na Alemanha.
13) All That She Wants. Esta é a outra faixa cover do álbum, sendo uma composição de Jonas Berggren e Ulf Ekberg, gravada, originalmente, pelo grupo Ace Of Base, em 1992. É uma excelente versão, sendo fiel à intenção da versão original, mas com uma expressão mais punk, apesar de nada exagerado. Esta é uma faixa com bastante groove, não sendo muito veloz, possuindo um refrão bastante sing-a-long, o qual é, junto com o seu desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião.
14) U2B Ma Girl. Esta é outra boa composição, a qual está presente no primeiro álbum de estúdio do grupo. Não muito veloz, mas com um bom embalo, esta faixa possui fortes influências do punk rock, além de possuir um refrão bem sing-a-long e uma intenção bem "alegre".
15) Sterbehilfe. O álbum finaliza com uma faixa que viria a ser lançada no ano seguinte, no terceiro álbum de estúdio do grupo. É uma faixa com uma intenção que destoa das demais faixa do grupo, sendo uma composição em compasso composto, a qual possui um bom arranjo, com destaque para o trabalho de dinâmica. Não soando muito como hardcore, pode-se dizer, talvez, que a faixa possui influências do hard rock (?) ou do funk metal (?).
Ouça o álbum e se sinta no ao vivo em Munique!

Nenhum comentário :

Postar um comentário