quarta-feira, 1 de março de 2023

Warfare Noise - I (1986)

GÊNEROS: Thrash Metal / Black Metal
ORIGEM: Brasil (Belo Horizonte / Minas Gerais)
BANDAS: Chakal / Mutilator / Sarcófago / Holocausto
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Esta é a primeira coletânea da série, lançada através do selo Cogumelo, e foi gravada no estúdio J.G.. É uma excelente coletânea, que pode ser considerada um split, o que, geralmente, costumo dividir por bandas para comentar, porém este é um clássico do metal brasileiro, sendo difícil analisá-lo individualmente por grupo. As composições são velozes e embaladas, existindo eventuais trechos mais cadenciados, com o timbre dos instrumentos muito semelhante entre as bandas, sendo a interpretação dos arranjos de guitarra executadas com palhetadas rápidas, existindo trocas rápidas de acorde e frequentes riffs. O timbre de voz sempre com um drive natural e grave, comum entre todas as bandas. A qualidade da gravação deixa a desejar, embora não seja das piores, bem comum dos lançamentos do selo na época. Este foi um dos primeiros lançamentos do selo, responsável por divulgar e incentivar as bandas do gênero, na época, aliás, o grupo Sarcófago assinou contrato com o selo devido a este lançamento. A grande parte das faixas são inéditas, porém, existem algumas composições que foram regravadas, e lançadas, posteriormente nos álbuns individuais dos grupos. A arte da capa ficou por conta de Ibsen. Excelentes composições, um clássico do gênero e um importante álbum na história do metal brasileiro, com faixas que lembram Slayer ou Sodom, embora a principal referência, na minha opinião, seria, mesmo, o Bestial Devastation, do grupo Sepultura. Vale a pena conferir, aliás, deve ser conferido, em especial aos adoradores do gênero na década de 80.
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FAIXA A FAIXA:
1) CHAKAL - Cursed Cross. A coletânea inicia com uma das faixas que considero das melhores. Ela inicia com uma introdução bem sepulcral, porém, logo em seguida, surge a velocidade e embalo, sendo esta, talvez, a faixa mais thrash da coletânea, a qual possui palhetadas rápidas, trocas rápidas de acorde, bem como frequentes riffs de guitarra, existindo, também, na parte A, acentos deslocados do tempo forte, enquanto o vocal se mantém grave e com bastante drive natural no timbre. A composição conta com um trecho mais cadenciado, também.
2) CHAKAL - Mr. Jesus Christ. Esta é outra ótima composição, a qual foi regravada para o primeiro álbum do grupo, após o lançamento desta coletânea. A faixa inicia mais cadenciada, mas apresentando frequentes riffs de guitarra, bem como trocas rápidas de acorde, características da guitarra que se mantém nas partes seguintes, as quais possuem bastante embalo e velocidade. O vocal mantém, mais uma vez, um timbre bem sepulcral, mantendo as mesmas características da faixa anterior. Variações de cadência alternam, corriqueiramente, entre as partes.
3) MUTILATOR - Beliver's Of Hell. Mais uma composição bastante veloz e embalada, com palhetadas rápidas na interpretação do arranjo de guitarra, bem como trocas rápidas de acorde e frequentes riffs. O timbre de voz é interpretado, sempre, com um drive natural, sendo, também, grave.
4) MUTILATOR - Nuclear Holocaust. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Bastante veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, bem como palhetadas rápidas e frequentes riffs de guitarra, sendo o vocal, mais uma vez, interpretado com drive natural e grave.
5) SARCÓFAGO - Recrucify / The Black Vomit. Considero esta a melhor faixa da coletânea, a qual possui uma introdução bem sepulcral, como o nome já sugere, intenciona para Jesus Cristo sendo recrucificado. Em seguida surge o petardo! Bastante velocidade e embalo, bem como frequentes riffs de guitarra, palhetadas rápidas e trocas rápidas de acorde, sendo a interpretação da bateria bem marcada e constante, como um "reloginho", enquanto o timbre de voz possui drive natural em tempo integral.
6) SARCÓFAGO - Satanas. Esta é a outra faixa da coletânea que foi regravada para o primeiro álbum do grupo. Mais um petardo na orelha, esta é, talvez, a faixa mais veloz da coletânea, existindo um arranjo de bateria, quase que, em blast beat. Palhetadas rápidas, riffs de guitarra e trocas rápidas de acorde são as principais características da composição, a qual possui um vocal com drive natural, existindo eventuais momentos executados com falsete.
7) HOLOCAUSTO - Destruição Nuclear. Outra boa composição, bastante veloz e embalada, interpretada através de palhetadas rápidas, trocas rápidas de acorde e frequentes riffs de guitarra, enquanto o vocal é interpretado com drive natural e um timbre bem sepulcral, existindo eventuais variações de cadência no decorrer da faixa.
8) HOLOCAUSTO - Escarro Napalm. A coletânea finaliza com outra ótima composição, bastante embalada e veloz, a qual é interpretada, mais uma vez, com palhetadas rápidas, trocas rápidas de acorde e frequentes riffs, mantendo a interpretação vocal com as mesmas características da faixa anterior: drive natural e grave, existindo eventuais variações de cadência, embora sutis.
Ouça a coletânea e seja o número um!

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