quinta-feira, 18 de julho de 2019

Extreme Noise Terror - A Holocaust In Your Head (1989)

GÊNERO: Crust Core
ORIGEM: Inglaterra (Ipswich - Suffolk / East Of England)
FORMAÇÃO:
Dean Jones (Vocal)
Phil Vane (Vocal)
Pete Hurley (Guitarra)
Peter Nash (Baixo)
Tony Dickens (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Head Eruption. O álbum foi gravado no estúdio Birdsong, em Worcester. O álbum é veloz e com muita energia, existindo uma faixa cover. Os músicos não possuem muita técnica e, não fosse o excesso de energia, tudo estaria no lugar! A sincronia não é muito precisa, mas isso devido à energia que os membros impõem na gravação. São dois cantores (ou será "gritadores"?!) em que é difícil apontar qual é mais enérgico, a bateria é extremamente veloz, a guitarra possui muita fúria e o baixo tem ainda mais peso devido à inclusão do efeito de distorção, fora isso, foi um álbum muito importante para a história do crust / grind, pois foi um dos pioneiros do gênero, servindo de influência para inúmeras bandas que vieram depois e, também, para algumas bandas que já existiam! Há momentos em que se percebe influência de Chaos UK e, também, Discharge, porém sempre mais "violento".
.
FAIXA A FAIXA:
1) Statement. O álbum inicia com uma faixa que tem um clima bem de introdução, a qual o vocal é recitado e não cantado. A bateria é bem ao estilo tribal e não muito veloz, com muitos efeitos da guitarra e o baixo mantendo a intenção harmônica. Uma boa faixa, principalmente para iniciar o álbum.
2) Deceived. Aqui começa as faixas a terem a cara do álbum! Veloz e com muita energia, o destaque está no refrão e na progressão harmônica, sendo bem destacado os dois vocais. Boa composição.
3) We The Helpless. Esta é a faixa cover do álbum! A composição foi gravada, originalmente, pelo grupo Kuro, em 1984. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, bastante veloz e de pouca duração, o  suficiente para ser uma excelente faixa!
4) Bullshit Propaganda. Mais um petardo na orelha! Boa composição, mas não das melhores. A progressão harmônica não ajuda muito e a tonalidade deixou os vocais mais graves do que poderia. Uma boa composição, mas mal pensada!
5) Fucked Up System. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido à progressão harmônica e às pausas. Um bom arranjo, mesmo simples, que faz a diferença no final!
6) No Threat. Mais um petardo na orelha, curto e grosso! Sem frescura, com pouca duração e muita energia, esta composição não perde tempo e nem enrola, mostra de uma vez o que precisa e deu!
7) Show Us You Care. Talvez a faixa com o trecho mais lento de todo álbum: a introdução. Uma boa composição, mas com nada de destaque, mantendo-se bem ordinária dentro do gênero. Mais uma vez, muita energia e velocidade.
8) Use Your Mind. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Possui uma introdução apenas com o baixo que prepara o ouvinte para o que vai vir. Uma excelente progressão harmônica, com, mais uma vez, um vocal bem enérgico.
9) Innocence To Ignorance. Considero esta a melhor faixa do álbum! Bastante veloz e com muita energia, os dois vocais bem destacados, mas o grande destaque está na progressão harmônica. Vale a pena conferir!
10) Conned Through Life. Esta faixa mantém a característica da maioria das faixas até então: veloz e com muita energia. Não possui nenhum destaque que chame a atenção, porém mantém-se como uma boa composição.
11) Murder. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, um grande clássico do grupo. O curioso é a introdução que foi retirada do documentário Faces Da Morte. Ótima progressão harmônica, o refrão é o grande destaque.
12) Take The Strain. Mais uma excelente progressão harmônica, porém o vocal está com excesso de energia, o que acaba extrapolando. Boa composição, mas com nada de especial.
13) Another Nail In The Coffin. Mais um petardo na orelha, sem frescura! Bastante velocidade e energia, mas com nada de especial no arranjo, embora considero-a uma boa composição.
14) Raping The Earth. Esta faixa dá a impressão de ser pouco sincronizada, mas tudo devido ao excesso de energia, principalmente por parte da bateria. É uma boa composição, mas parece estar "bagunçada".
15) If Your Only In It For The Music (S.O.D. Off!). Esta faixa é, na verdade, uma crítica ao grupo S.O.D.. Ela inicia com a introdução da música Milk, do grupo em questão, porém depois muda e não se assemelha em nada à esta composição. Muita energia e expressão, parece até um pouco "bagunçado".
Ouça o álbum e sinta um holocausto na sua cabeça!

Nenhum comentário :

Postar um comentário