domingo, 21 de janeiro de 2018

Badtown Boys - Ep-i-dem-ic (1994)

GÊNERO: Skate Punk
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Greg Keith (Vocal)
Ike Robison (Guitarra, teclado)
Tommy Komisar (Guitarra)
Chris Keith (Baixo)
Gizz Navarro (Bateria)
.
O álbum foi lançado, após 3 ep's e 2 álbuns, pelo selo Gift Of Life, sendo assim o terceiro álbum do grupo. Apesar de eu ter rotulado como skate punk, existem influências de outros estilos como punk rock, grunge, hardcore melódico, stoner rock, rock 'n' roll e até jazz! A maioria das músicas são embaladas e é um som que lembra uma mistura de Dwarves, com Rhythm Pigs, e mais Adolescents, com o vocal do Spot 1019! É realmente um grande álbum, vale a pena conferir, não existe muita técnica por parte dos integrantes, mas está tudo no lugar e afinado. O curioso é que eles iriam fazer a turnê na Europa, logo após o lançamento deste álbum, abrindo todos os shows do Nirvana, porém a turnê foi cancelada devido à morte de Kurt Cobain! Para quem gosta de ouvir aquele som embalado para andar de skate, este é o som perfeito!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Welcome To America. A faixa que abre o álbum começa com um hino para depois começar uma introdução que considero um Focus punk rock, dando uma falsa impressão do verdadeiro som do grupo. Porém isso não dura muito tempo e logo vem o embalo e a melodia característicos das músicas do grupo. Ótima faixa!
2) Pure. Esta música contém um riff de guitarra, que se mantém por quase todo tempo, que é o ponto forte da composição. Quando somado à ótima melodia, o trecho se torna ainda mais empolgante. A parte B é o ponto fraco da faixa, apesar de não ser ruim.
3) I'm Gonna Take Your Life. Continuando a ótima seqüência de música até aqui, esta que é uma das melhores do álbum na minha opinião. Talvez a que tem o vocal mais Spot 1019 de todo álbum, que é o que faz toda a diferença na composição, embora o embalo tenha mérito também.
4) The Fall. Aqui começa, na minha opinião a pior seqüência do álbum, apesar de não ser uma faixa ruim. Esta é bem punk rock, não lembra em nada as faixas anteriores, não fosse o embalo, poderia muito bem ser considerada a balada do álbum!
5) Breaking You. Esta faixa começa semelhante à Misfits, também bem punk rock, mas não tanto quanto à faixa anterior. Também não considero das melhores, mas é bacana, principalmente por ser uma música embalada.
6) Born To Destroy. Esta faixa se parece bastante com os últimos álbuns do Black Flag, principalmente o Slip It In. É uma boa música, mas não tão embalada como às anteriores, sendo o grande destaque o riff da guitarra e os eventuais acordes dissonantes.
7) Crazy Man. Após uma seqüência, digamos, diferente, o embalo característico do grupo volta a todo vapor com esta faixa, a qual considero uma das melhores do álbum. Ela inicia muito parecida com Day To Daze do NOFX! A música ideal para embalar o carrinho!
8) Friction. Aqui está a faixa instrumental do álbum, se fosse o Lp, seria a primeira do lado B! É uma boa música, mas se parece mais com uma faixa em que esqueceram de gravar a voz, falta aquele elemento a mais para fazer a faixa instrumental se tornar realmente boa.
9) Little Eyes. Outra que considero uma das melhores do álbum. Embalada, sem frescura, boa melodia e um solo que lembra bastante as bandas de d-beat: uma nota por acorde e um bend em cada uma delas! Realmente muito boa!
10) Hate You. Esta faixa lembra uma mistura de grunge com stoner rock. Com certeza a faixa com mais groove do álbum, a bateria deixa isto em evidência. O vocal muda seu timbre de voz para se adequar à proposta da composição, o que é um ponto positivo, assim como o acorde dissonante que se mantém na parte A, o que me lembra muito o Grong Grong!
11) Chasing The Sound. Se eu fosse mebro ou produtor do grupo nesta época, escolheria esta faixa como música de trabalho. Ela já é mais punk rock, não tão embalada, mas com um refrão marcante, bem sing-a-long, que fica na memória, apesar de ter um bom arranjo na ponte entre as partes A e B. Me agrada muito esta faixa.
12) Cop City. Outra faixa embalada. Talvez a faixa mais crua de todo álbum. Bem trivial no seu arranjo, sem frescura, embalo e as partes no seu lugar. Talvez por ser bem simples não a considero uma das melhores.
13) Chatterbox. Esta seqüência é a melhor do álbum, todas embaladas! Esta aqui tem um arranjo bem trabalhado, principalmente em sua introdução, com uma melodia bem Spot 1019, o que é o ponto forte da faixa na minha opinião, e um acento no contratempo, na parte B, que dá um toque especial ao arranjo, além de contracantos. Vale a pena conferir!
14) Forgotten. Outra que considero uma das melhores do álbum, creio ser esta a mais hardcore melódico de todas. Rápidas trocas de acorde, riffs de guitarra e frases sincronizadas entre os instrumentos caracterizam esta faixa, que possui contracantos a duas vozes bem interessantes. Realmente vale a pena conferir!
15) Johnny Useless. Esta é a última faixa do álbum, e, talvez, a mais veloz de todas. Outra faixa muito boa, embalada e com trocas rápidas de acorde nos espaços deixados pela voz. Muito boa!
16) Bonus Track. Esta é uma faixa escondida no final do CD. É instrumental e, basicamente, é uma levada meio jazz meio rock 'n' roll executada pelo baixo e bateria. Parece uma brincadeira de estúdio que foi captada e resolveram incluir como bônus. O curioso é que quando a guitarra vai entrar, o fade out aparece!
Escute o álbum e sinta a epidemia perfeita, vinda das músicas, para andar de skate!

Nenhum comentário :

Postar um comentário